nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Mudança da hora contribui depressões sazonais

Ir para baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Mudança da hora contribui depressões sazonais Por10

Mudança da hora contribui depressões sazonais Empty
MensagemAssunto: Mudança da hora contribui depressões sazonais   Mudança da hora contribui depressões sazonais EmptySáb 30 Out - 11:19

Adaptação a novo horário deve começar a ser feito dias antes de mudar a hora. Estudo em Espanha alerta para os efeitos no trabalho.


Começar a deitar-se uma hora mais cedo e antecipar as horas das refeições. Estes são alguns dos truques que os portugueses devem adoptar para se prepararem para a mudança da hora. Na próxima madrugada, os ponteiros serão atrasados 60 minutos quando o relógio marcar as 02.00.

Um dos problemas da entrada na hora de Inverno é a depressão sazonal, também conhecida por depressão de Inverno. Com a diminuição da duração da luz solar, o organismo aumenta a produção de melatonina e diminui a de serotonina - hormona cuja produção é potenciada pela exposição à luz.

"O que acontece é que estas alterações biológicas provocam mudanças no indivíduo, potenciam o cansaço, a irritabilidade e a insónia", explica a psicóloga Filomena Chainho. Sendo normal esta depressão sazonal, a psicóloga acrescenta que estes sintomas são potenciados pela mudança da hora. "O desconforto pode ir de 24 horas até cinco dias", sublinha Filomena Chainho, acrescentando que, "se durar mais do que os cinco dias poderá ser mais preocupante".

Para minimizar os efeitos desta depressão sazonal e, mais concretamente, da mudança para a hora de Inverno, Filomena Chainho dá alguns conselhos. "Deve-se procurar dormir o melhor possível nos dias antes da mudança da hora e, por norma, a partir da quinta-feira anterior à entrada no horário de Inverno a pessoa deve procurar ir dormir uma hora mais cedo", frisa.

Outra das mudanças que podem ser feitas nas rotinas diz respeito à hora da refeição. "Se se almoçar às duas da tarde, nos dias antes pode começar a almoçar uma hora mais cedo", aconselha Filomena Chainho.

Mas as alterações provocadas pela mudança legal da hora não se notam apenas na vida pessoal.

De acordo com uma sondagem realizada pela Albenture - empresa especializada na conciliação da vida pessoal e vida laboral - em Espanha, 56% dos sete mil trabalhadores inquiridos manifestaram que a mudança horária lhes cria algum tipo de perturbação.

Segundo este estudo, 60 % dos entrevistados consideram que lhes afecta sobretudo no sono, enquanto 11% apontam para implicações no trabalho e cerca de 10% apontam a hora de almoço.

O cansaço é o sintoma mais habitual, seguido da depressão (10%), falta de concentração (7%), ansiedade (6%) e até da falta de apetite (1%).

Ainda de acordo com o trabalho desenvolvido pela Albenture, o tempo de adaptação necessário entre aqueles que dizem sofrer de transtornos varia muito.

Enquanto 5% asseguram que não precisam mais de 24 horas para regressar à rotina normal, cerca de 39% garantem precisar de dois a três dias para se adaptarem ao novo horário. Já 31% dizem necessitar de uma semana e 21%, de mais de sete dias.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1698838
Ir para o topo Ir para baixo
 
Mudança da hora contribui depressões sazonais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mudança da Hora
» Mudança da hora
» Mudança de Hora - atenção
» Mudança da hora no dia 28 de Março de 2010
» Hora de Verão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: