nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País :
Art.do mês :

MensagemAssunto: Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem   Sab 14 Jun - 16:33

14 Jun 2008, 16:56h
Álvaro Ramos começou a estimular a criatividade aos 11 anos

Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem e a segurança



Invenções ou aperfeiçoamento de equipamentos já inventados. Ao longo da vida Álvaro Ramos não deixou nunca de soltar a sua imaginação e dar forma ao que ela lhe foi ditando, utilizando a sua habilidade manual.

Pêssegos, laranjas, damascos, pêras, ameixas, morangos e framboesas. Álvaro Simões Ramos começa por mostrar uma colorida e diversificada taça de frutas, todas elas provenientes de culturas da sua horta, no lugar de Curvaceiras, Paialvo, em Tomar. A mesma onde tem espalhadas, um pouco por todo o lado, maquinetas que nasceram da sua imaginação. Todas feitas a partir de materiais recicláveis e com vista a ajudar nos trabalhos agrícolas.


Natural de Árgea, uma aldeia de Torres Novas, Álvaro Ramos, 64 anos, reformou-se há cerca de onze anos do ramo ferroviário, altura em que começou a dedicar-se ao fabrico de máquinas e ferramentas agrícolas, para proveito próprio. “O objectivo é facilitar o trabalho do campo mas a minha primeira preocupação é sempre a questão da segurança”, explica. Porque um dia alguém se magoar com uma engenhoca sua é um risco que não quer correr. Assim, não surpreende que os morangos estejam plantados em tambores de máquinas de lavar loiça ou roupa ou que um motor de uma das maquinetas provenha de uma motorizada velha.


“Trabalhar com imaginação faz bem ao coração”, defende com humor. Na horta, uma maquineta de um tom amarelo-torrado desperta a curiosidade. É uma máquina de semear milho. A invenção conta sete anos. A parte de trás foi construída a partir de uma moto-enxada que estava prestes a ir para a sucata. Mais tarde, o agricultor aplicou-lhe o cilindro que serve de roda dianteira e adaptou ao engenho o motor de uma motorizada velha. De ambos os lados tem depósitos que se abrem para deixar cair o milho. “Em vez de ser manual, esta máquina tem um motor auxiliar, que semeia dois regos de cada vez e tapa-os logo”, explica, salientando as características artesanais do invento, destinado a uma gerar uma produção caseira. “Esta máquina faz o dobro de trabalho de uma máquina manual de semear milho e, como tem um motor, é uma tarefa que não exige muito esforço da minha parte”, acentua.


Outra das peças que mostra é um “amontoador de batatas”. Exemplifica para mostrar como é simples mas funcional. A ferramenta composta por um cano de ferro com uma espécie de pá aplicada, abre os regos para ali se colocar as batatas. Existe ainda uma outra ferramenta que serve para arrancar as batatas e que, ao mesmo tempo, regula a fundura da concha. “O tractor vai a andar no rego e isto vai espetado no chão e arrancando as batatas ao mesmo tempo, que ficam ao cimo da terra. Podiam andar aí quinze pessoas a arrancar batatas que não me davam vencimento”, diz.


Para conceber as suas engenhocas, Álvaro Ramos tem em sua casa uma oficina e carpintaria composta por máquinas que também por ele foram criadas. É ainda visível o apreço de Álvaro Ramos por tudo o que é ferramentas antigas. Tem numa garagem de sua casa centenas de peças e ferramentas ligadas à actividade agrícola, algumas com mais de cem anos. Um espaço criado, sobretudo, a pensar nas gerações futuras. “Há muitas coisas que aqui estão que os mais novos nem sabem que existem se não lhes for explicado”, refere. Peças antigas que pretendem, acima de tudo, retratar o “sacrifício dos antigos” que trabalhavam com ferramentas simples e artesanais, algo a que o agricultor dá muito valor.

Fonte: O Mirante Diário Online

_________________
Best Friends:
They know how stupid you are and still choose to be seen with you in public =)
Voltar ao Topo Ir em baixo
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País :
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem   Sab 14 Jun - 16:35

:)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
anita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Libra Cavalo
Inscrição : 04/04/2008
Nº de Mensagens : 2711
País :
Emprego/lazer : Professora
Humor : Sempre bem disposta

MensagemAssunto: Re: Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem   Dom 15 Jun - 9:08

:o
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Um agricultor “inventor” que se preocupa com a reciclagem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: