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 Batata

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AutorMensagem
Ana Isabel
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Feminino
Peixes Macaco
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MensagemAssunto: Batata   Qua 18 Jun - 11:42

(Fontes: www.nestle.pt e livro 'Legumes sem desculpas', de Fernando Póvoas e Henrique Sá Pessoa)

Existem mais de 2000 espécies de batatas em todo o mundo. É considerado um alimento base, sedno cultivado nas regiões temperadas de todo o mundo. Está acessível em todas as épocas do ano.

A batata é um tubérculo com 2 a 10 vezes mais hidratos de carbono do que os legumes, metade dos hidratos de carbono do arroz. Apesar de considerada muito calórica, não o é, porque é constituída em 70% por água, sendo o restante amido (hidrato de carbono complexo), contendo algumas proteínas e fibras.

Além disso, tem mais vitamina C que a maioria dos vegetais, bem como potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento da contracção muscular. Contudo, dado o seu elevado teor em potássio, é importante que pessoas que sofram de insuficiência renal controlem bem o uso da batata; devem deixar as batatas de molho durante 24 horas mudando 2 vezes a água e cozinhá-las em pedaços, de forma a que libertem o potássio na água de cozedura.

Em termos de preparação, deverá ser dada preferência à cozedura, se possível em vapor e com a pele, depois de bem lavada com uma escova. Também assada no forno envoltas em papel de alumínio e sem adição de gordura é uma boa escolha. Desta forma, quase não se perdem vitaminas, não apresentando quaisquer riscos para a saúde. O puré de batata caseiro, por exemplo, se feito com pouca gordura e muito leite, não é muito calórico e é um bom fornecedor de Vit C e cálcio.

Escassa em fibras, proteínas ou vitaminas, destacam-se contudo as vitaminas C e B6, que existem sobretudo na pele. Nas batatas descascadas e nas que são submetidas a processos de coção, o teor vitamínico é substancialmente reduzido.

Se frita, o teor calórico da batata - reduzido à partida - pode triplicar, uma vez que absorverá grande parte da gordura usada para a fritura.



Por 100 gr Batata cruaBatata assada no fornoBatata fritaBatata cozida
Energia (kcal)
89
89
225
85
Água (g)
76
75,8
54,3
77
Proteína (g)
2,5
2,5
3,7
2,4
Lípidos (g)
0
0
10,8
0
Hidratos de carbono (g)
19,2
19,2
27,6
18,5
Amido (g)
18
18
25,9
17,3
Fibra (g)
1,6
1,7
2,4
1,6
Vitamina B6 (mg)
0,44
0,37
0,5
0,38
Vitamina C (mg)
14
13
13
11
Potássio (mg)
452
476
685
366
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 86
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Jann
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MensagemAssunto: Re: Batata   Qua 18 Jun - 12:33

Que boa informação.

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Lecty
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MensagemAssunto: Re: Batata   Qua 9 Jul - 19:28

Estas informaçoes dao sempre jeito.

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MensagemAssunto: Re: Batata   

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