nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 abacaxi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
xinesa
estrela
estrela
avatar

Feminino
Aquário Gato
Inscrição : 26/02/2008
Nº de Mensagens : 276

MensagemAssunto: abacaxi   Dom 22 Jun - 20:19

O abacaxi é um fruto originário da América do Sul. Sabe-se que o Nordeste brasileiro é um dos primeiros locais de seu cultivo em todo o mundo. Esse fruto, desde antes do descobrimento do nosso país [Brasil], era conhecido pelos índios brasileiros, que o consumiam ao natural ou transformado em bebida fermentada, que era de uso generalizado entre as tribos.

Os colonizadores levaram mudas do abacaxi para as Antilhas, Açores e Portugal. Sua propagação pela Europa, África e Ásia verificou-se, então, com enorme rapidez. Em pouco tempo, o abacaxi passava a figurar como apreciada iguaria nas mesas de reis e nobres da Europa, onde, durante muito tempo, foi cultivado em estufas e seu consumo considerado luxo.

Benefícios à saúde

O abacaxi é rico em diversos nutrientes. Ele é um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, que faz bem à pele e aos olhos. E também contém vitamina C, que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.

Ocorre no abacaxi uma enzima denominada bromelina. Essa enzima tem a propriedade de decompor certas proteínas e, por isso, muitas vezes o abacaxi é empregado como vermífigo para determinados tipos de vermes que se prendem ao intestino por um muco. A ação dessa enzima também auxilia a digestão e favorece a expectoração do catarro, havendo, no mercado, xaropes à base de bromelina. Essa enzima, no entanto, é destruída pelo calor do cozimento, portanto, para usufruir de suas propriedades medicinais é necessário consumí-lo cru.

Mas o abacaxi tem diversas outras aplicações na medicina caseira, sendo utilizado no tratamento da bronquite e da difteria. É também usado como diurético, combate a prisão de ventre, desobstrui o fígado, combate inflamações do tubo digestivo e auxilia na cura de febres intestinais. É muito útil em caso de cálculos renais e vesicais. É bom contra enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra. É bom remédio contra reumatismo e artritismo e é depurativo do sangue.

Como comprar, conservar e usar

A melhor forma de ver se um abacaxi está maduro é puxar as folhas da coroa. Se elas saírem facilmente, ele está bom para ser consumido. A cor da casca, infelizmente, não serve de indicativo confiável, pois nada significa na escolha de um bom abacaxi.

Como a deterioração do abacaxi sempre começa em torno da coroa, ela só deve ser arrancada no momento em que se for utilizar a fruta.

Para descascar o abacaxi, comece cortando o topo, onde fica a coroa. Depois retire uma fatia fina na base para manter a fruta em pé sobre uma tábua. Utilize uma faca grande e bem afiada para retirar a casca do fruto, cortando no sentido da coroa para a base.

O abacaxi acompanha a carne de porco, podendo ser assada junto com ela, no forno. Combina também com peixes, crustáceos e aves de carne mais gordurosa. Em saladas e bebidas o abacaxi é muito usado junto com outras frutas

Fonte: http://comendobem.wordpress.com/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Lecty
estrela
estrela
avatar

Feminino
Peixes Porco
Inscrição : 29/06/2008
Nº de Mensagens : 300
País :

MensagemAssunto: Re: abacaxi   Qua 9 Jul - 19:29

Já tinha visto num programa brasileiro que se o abacaxi estiver no ponto as folhas saiem facilmente.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
abacaxi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: