nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Segurança na cozinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Segurança na cozinha   Qua 25 Jun - 9:31

Cozinhar sem umas medidas de segurança básicas pode implicar perigos; a maior parte dos acidentes domésticos sucedem na cozinha. De seguida, oferecemos-lhe uns conselhos básicos para que cozinhar seja uma actividade mais segura e desfrute dela com maior tranquilidade

As facas devem estar bem afiadas para fazer menos esforços ao cortar e evitar que resvalem e causem acidentes. Corte sempre na direcção oposta ao seu corpo. Use sempre uma tábua para cortar. Assim, evitamos também o desgaste da bancada.
Se se ausentar, lembre-se de não deixar focos ligados e ainda, menos com frigideiras com óleo… verifique, sempre que terminar de cozinhar e não deixe a cozinha desatendida em nenhum momento.
Quando cozinha os alimentos em óleo muito quente, este pode saltar e queimar. Proteja-se com luvas de cozinha. E lembre-se que estas devem estar sempre secas.
Tenha cuidado com o uso de recipientes de vidro perto do fogo. Podem explodir com o calor.
Remova os alimentos sempre agarrando a frigideira, caçarola, panela de pressão... com a outra mão. Coloque as asas longe das placas ligadas e sem que sobressaiam da bancada, para evitar que se derrame com um golpe.
Não se deve abrir a panela de pressão até que a pressão interior seja igual à atmosférica. Os recipientes dispõem de válvulas que nos indicarão este aspecto.
Se se ausenta da cozinha e deixa algo muito quente, certifique-se de informar as outras pessoas que está quente, para evitar queimaduras. Por exemplo, pode cobri-los com um pano, uma toalha...
Tenha cuidado com o uso de aparelhos eléctricos perto do lava-louça. Para evitar o risco de electrocussão, recomendamos-lhe ter instaladas tomadas com ligação à terra.
Se lhe cair algum pedaço de alimento, óleo ou notar que o chão tem gordura, limpe-o imediatamente para evitar quedas. Assegure-se, por sua vez, que não ficam restos de detergente no chão uma vez limpo, já que este também pode causar escorregadelas ou quedas.
Para evitar lesões musculares, cozinhe com as costas direitas, baixe-se com os joelhos e evite posturas forçadas de pernas, braços, coluna...
Na hora de organizar a cozinha, coloque os utensílios e/ou alimentos pesados em prateleiras à altura da cintura e os objectos e alimentos menos pesados nas prateleiras mais altas. Evitará esforços desnecessários.
Evite cozinhar com mangas muito largas, já que se podem prender nos cabos, tocar no óleo…. Tão pouco é recomendável cozinhar descalço ou com os pés descobertos, já que pode saltar óleo para o chão. Os aventuais oferecem uma camada adicional de protecção contra salpicaduras de água ou gordura quente.

Fonte: Fagor

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Re: Segurança na cozinha   Qua 25 Jun - 10:02

é sempre bom e util saber estas dicas
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nosmulheres.forumeiros.com
 
Segurança na cozinha
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Na cozinha :: Enciclopédia de culinária-
Ir para: