nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Furacão Gustav começou a varrer costa do Luisiana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Furacão Gustav começou a varrer costa do Luisiana   Seg 1 Set - 12:24

Furacão Gustav começou a varrer costa do Luisiana

O furacão Gustav, considerado particularmente perigoso, começou a varrer as costas do Estado norte-americano da Luisiana, de onde foram retiradas dois milhões de pessoas, traumatizadas pela passagem do furacão Katrina em 2005.

Pelo menos 750 guardas nacionais estavam mobilizados em Nova Orleães, preparados para eventuais operações de salvamento dos cerca de 10 mil habitantes que permaneceram na área, depois do que foi descrito pelos media como a mais vasta evacuação da história dos Estados Unidos.

As instalações petrolíferas (plataformas e refinarias) desta região do Golfo do México, que concentra um quarto da produção de ramas dos Estados Unidos, foram quase totalmente encerradas, antes da chegada do Gustav, que fez pelo menos 85 mortos nos últimos dias nas Caraíbas.

Às 10 horas (hora de Lisboa), o olho do ciclone localizava-se 185 quilómetros a sueste de Nova Orleães e deslocava-se para noroeste a 26 quilómetros/hora. O centro do ciclone é aguardado na costa ao princípio da tarde.

A periferia da tempestade encontrava-se já acima do Delta do Mississipi e abatiam-se chuvas torrenciais sobre Nova Orleães, segundo meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC), em Miami.

O furacão abrangia uma vasta superfície, com rajadas de vento muito fortes que se estendiam por um raio de 370 quilómetros em redor do seu centro, segundo o NHC.

O Gustav mantém de momento como um furacão de categoria 3 - numa escala de 5 -, caracterizado por ventos de 185 quilómetros/hora com picos mais elevados.

"Não está prevista qualquer mudança significativa da sua força antes e atingir terra", adianta o NHC.

Os habitantes de Baton Rouge, capital do Estado da Luisiana, e de outras cidades do interior, foram advertidos para possíveis tornados localizados, relacionados com o furacão.

Começaram a circular primeiras informações sobre cortes de electricidade em Nova Orleães, ainda não recuperada do furacão Katrina, que a devastou há três anos.

Milhares de viaturas fugindo da cidade invadiram domingo as auto-estradas e as estações de caminhos-de-ferro e centrais rodoviárias foram tomadas de assalto.

Nova Orleães era desde domingo uma cidade-fantasma, segundo o seu presidente da Câmara, Ray Nagin, que referiu que apenas 10.0000 habitantes se tinham recusado a partir.

Os socorros civis e militares estavam em plena força e a coordenação entre as autoridades locais e federais, que falhou claramente em 2005, intensificava-se.

Nagin ordenou a evacuação total face ao que qualificou de "tempestade do século" e ao risco de uma catástrofe pior que a provocada pelo Katrina, em 29 de Agosto de 2005.

Na altura, morreram cerca de 1.800 pessoas no Luisiana e nos Estados vizinhos e uma grande parte de Nova Orleães foi engolida pelas águas.

Fonte:Jornal de noticias

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
nikita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Sagitário Dragão
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 5100
País :
Humor : Normalmente em alta!
Rainha do mês :
Coz. do mês :

MensagemAssunto: Re: Furacão Gustav começou a varrer costa do Luisiana   Seg 1 Set - 14:18

É a natureza a falar mais alto, revoltada com o mal que lhe fazemos...
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Furacão Gustav começou a varrer costa do Luisiana
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: