nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Marés vivas rompem Lagoa dos Salgados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Marés vivas rompem Lagoa dos Salgados   Seg 1 Set - 12:29

Marés vivas rompem Lagoa dos Salgados e praia contígua fica interdita a banhos
Marés vivas galgaram esta noite a Praia dos Salgados e romperam a Lagoa, em Albufeira, uma das mais importantes zonas húmidas do Algarve utilizada para a nidificação de aves, tendo sido levantada interdição a banhos, indicou fonte oficial.
ma mancha verde oriunda da Lagoa dos Salgados e a possibilidade de alguns efluentes terem sido libertados no mar levaram a que a Praia dos Salgados fosse esta manhã interdita a banhos, informou a Autoridade Marítima.

«Por precaução», e em parceria com a Autoridade da Saúde e Ambiente, a Autoridade Marítima do Sul decidiu também içar a bandeira amarela nas praias contíguas à dos Salgados - Armação de Pêra e Galé.

É a segunda vez este Verão que a Lagoa dos Salgados, importante zona húmida situada nos concelhos de Silves e Albufeira, foi rompida por força das ondas do mar.

A 26 de Junho, uma onda do mar galgou a praia junto à Lagoa dos Salgados, em Albufeira, e rompeu aquela zona húmida classificada como habitat de conservação prioritário e uma das áreas mais importantes para as aves em Portugal.

Em Abril deste ano, a Lagoa dos Salgados foi também esvaziada com a autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

O canal aberto entre a Lagoa dos Salgados e o mar permitiu o escoamento de água, causando a perda de ninhos de aves aquáticas, facto criticado por algumas associações de ambientalistas, que referiram que haviam sido violadas regras básicas de conservação relativamente à Lagoa dos Salgados.

Na altura a CCDR/Algarve explicou à Lusa que o esvaziamento da lagoa foi autorizado porque durante o Inverno de 2008 aquele habitat foi alvo de «fenómenos de galgamento oceânico», «sofreu grande influência oceânica durante esta época húmida» e recentemente, «após um episódio intenso de precipitação» aumentou uma subida brusca ao nível da lagoa.

O ministro do Ambiente chegou mesmo a admitir que o esvaziamento da Lagoa dos Salgados, Algarve, autorizado pela CCDR/Algarve, tinha sido um «desastre ecológico», mas que estava ultrapassado com a reposição arenosa.

Lusa/SOL

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
nikita
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Sagitário Dragão
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 5100
País :
Humor : Normalmente em alta!
Rainha do mês :
Coz. do mês :

MensagemAssunto: Re: Marés vivas rompem Lagoa dos Salgados   Seg 1 Set - 14:15

Cada vez mais a mãe natureza nos mostra que tem muito mais força que nós!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Marés vivas rompem Lagoa dos Salgados
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: