nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 CGTP prevê forte adesão à greve da função pública amanhã

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: CGTP prevê forte adesão à greve da função pública amanhã   Ter 30 Set - 23:06

A CGTP prevê uma forte adesão à greve nacional da função pública que os sindicatos vão concretizar quarta-feira. A previsão é baseada na mobilização demonstrada pelos trabalhadores em inúmeros plenários realizados nos últimos dias em todo o país.

"O sentimento de indignação demonstrado pelos trabalhadores indica que vamos ter uma boa greve amanhã", disse à agência Lusa Paulo Taborda, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública. A greve pode levar ao encerramento de escolas, centros de saúde, museus, finanças e deixar o lixo de algumas cidades por recolher.

Paulo Taborda prevê que a greve tenha "uma adesão significativa" nos serviços públicos de maior contacto com o público, nas escolas, nos centros de saúde e nos hospitais - onde não deverão realizar-se as consultas externas e as intervenções cirúrgicas programadas.

A paralisação serve para reivindicar melhores salários, vínculos de nomeação para todos os trabalhadores, a revogação do regime de contrato de trabalho em funções públicas, o direito ao trabalho sem mobilidade especial e sem precariedade, carreiras dignas e avaliação justa e sem quotas.

Embora a greve esteja marcada para quarta-feira, os primeiros efeitos far-se-ão sentir ainda hoje em sectores que funcionam por turnos, como os hospitais e a recolha de lixo das autarquias.

Por isso uma delegação sindical, liderada pelo secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, irá fazer esta noite uma ronda por vários locais para constatar a adesão à paralisação.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Francisco Santos Brás, disse que a greve também deverá ter "uma boa adesão" nas autarquias, nomeadamente nos serviços de saneamento, "o que deverá deixar muitas cidades sem recolha de lixo".

Os transportes municipalizados (de Braga, Coimbra, Aveiro, Portalegre e Barreiro), também deverão ser afectados pela greve, segundo o sindicalista.

Os sindicatos da Administração Pública da CGTP consideram que os trabalhadores da Função Pública "têm sido simultaneamente sujeitos por este Governo a um intenso ataque aos seus direitos e a condições de vida dignas, com sistemáticas alterações do seu estatuto laboral e com uma drástica redução do poder de compra, resultante da consecutiva degradação dos salários".

Daí que a Federação Nacional dos Sindicatos da Frente Comum apresente como exigência fundamental dos trabalhadores do sector e objectivo primeiro desta greve, a consagração do direito a um aumento intercalar dos salários em 2008, de 0,9 por cento e um aumento de 5 por cento em 2009.

Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=351530

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
CGTP prevê forte adesão à greve da função pública amanhã
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: