nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pintarola
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Libra Búfalo
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 7595
País :
Emprego/lazer : não faço nada!!
Humor : excelente
Rainha do mês :
Art.do mês :

MensagemAssunto: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Sab 29 Nov - 12:36

Lindas moderadoras,não sei se é aki o sitio certo para postar(as utilidades do bicarbonato) se näo for desculpem 126

Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades
Ads by Google
Esolion™
Basic chemicals at best prices Buy different, buy Esolion™
www.esolion.com




Tenha sempre em casa Bicarbonato de Sódio, ele é muito útil, veja as dicas:



Bicarbonato de Sódio

ü O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie dentária e aftas. Quando sai firidinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. Usa-se como antiácido para aliviar dor de estomago. Usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa.

ü Como antiácido para aliviar dor de estomago: Dissolver 2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 – ANVISA)

ü Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.

ü Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.

ü Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.

ü Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.

ü Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox, dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.

ü Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe. Outra dica é o uso do Limoníaco.

ü Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e são desagradáveis, evite isso colocando um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.

ü Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.

ü Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.

ü Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.

ü Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre.

ü Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar.

ü Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.

ü Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.

ü Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.

ü Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem.

ü Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.



Bicarbonato de Sódio



O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico.

NaHCO3 + HCl ® NaCl + H2O + CO2



É o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO 2).

Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.

O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO 2), que faz a massa crescer.

2NaHCO3 ___D® Na2CO3 + H2O + CO2



O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO 3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).

O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante).



Claudia Portantiolo
Departamento Técnico
Tel. 55 47 3027-8707 | Fax 55 47 3027-8712
laboratorio@quimidrol.com.br
site.


Última edição por pintarola em Sab 29 Nov - 15:14, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Sab 29 Nov - 14:37

nao sabia que o bicabornato tinha tanta utilidade
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nosmulheres.forumeiros.com
Hello Kitty
Admin


Feminino
Sagitário Búfalo
Inscrição : 14/01/2008
Nº de Mensagens : 14458
País :
Humor : A minha familia é a minha realização pessoal
Rainha do mês :


MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Dom 30 Nov - 8:43

Ainda vos dou outra dica


Quando se fura as orelhas, colocar um pactinho do bicabornato de sódio em 1 litro de água, depois umas 2 ou 3 vezes ao dia, embeber um algodão no preparado e passar no local do furo da orelha, rodando o brinco para evitar infecção.

Quando eu furei as orelhas, tinha uns 12 ou 13 anos, foi o que me mandaram fazer e foi remédio santo.

A minha prima andava com uma infecção na orelha por causa dos brincos e fez este tratamento e passou
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://acozinhadakitty.blogspot.com
jolie
caloiro
caloiro


Feminino
Áries Galo
Inscrição : 17/06/2009
Nº de Mensagens : 116
País :

MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Sex 19 Jun - 2:06

elá, dá para tanta coisa!
vivendo e aprendendo!
eu nunca comprei bicarbonato!
60

xoxo dancing

_________________
VOU EMAGRECER
Voltar ao Topo Ir em baixo
jolie
caloiro
caloiro


Feminino
Áries Galo
Inscrição : 17/06/2009
Nº de Mensagens : 116
País :

MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Sex 19 Jun - 2:08

como é que se coloca os nossos artigos preferidos nos favoritos? :idea:

_________________
VOU EMAGRECER
Voltar ao Topo Ir em baixo
phi
moderador
moderador


Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Sex 19 Jun - 10:37

Não sabia que o bicarbonato de sódio tinha tanta utilidade
nunca comprei

boas dicas, sempre a aprender
Voltar ao Topo Ir em baixo
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Sex 19 Jun - 11:04

eu ate agora so usei em bolos
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades   Hoje à(s) 10:42

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Ser mulher :: Casa e decoração-
Ir para: