nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Flexibilidade polémica no Jumbo

Ir para baixo 
AutorMensagem
gargula
Membro Diamante
Membro Diamante
gargula


Feminino
Capricórnio Cobra
Inscrição : 18/02/2008
Nº de Mensagens : 5781
País : Flexibilidade polémica no Jumbo Por10
Emprego/lazer : Técnica Administrativa
Humor : ha dias e dias ... lol

Flexibilidade polémica no Jumbo Empty
MensagemAssunto: Flexibilidade polémica no Jumbo   Flexibilidade polémica no Jumbo EmptySex 12 Dez - 9:09

Foi em silêncio que, ontem, um grupo de mulheres denunciou as "injustiças" laborais praticadas pela cadeia de supermercados Jumbo, junto ao Parque Nascente, em Gondomar. A PSP também lá foi para "manter a lei e a ordem".

Só estavam 10 trabalhadoras na concentração. "Muitas não vieram com medo de despedimento", dizem as manifestantes, mães de filhos ainda pequenos. A acompanhar os protestos, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal distribuía à Imprensa um comunicado no qual, entre outras coisas, afirmavam que o grupo Auchan (detentor da cadeia de supermercados Jumbo) "não respeita os direitos dos trabalhadores, ignora o certificado de responsabilidade social e aumenta a repressão sobre quem resiste".

Versão contrariada pela Auchan, a "única empresa do sector da distribuição em Portugal, certificada em responsabilidade social, o que obriga a auditorias semestrais, por entidades independentes e certificadas, a requisitos de cumprimento da norma, como são, nomeadamente, os cumprimentos das regras de horários de trabalho", respondeu o departamento de Relações Institucionais da empresa.

Jorge Pinto, da direcção do Sindicato, tem outra opinião: "A legislação em vigor protege as mães trabalhadoras, mas os responsáveis do Jumbo impedem o direito das mães a conciliar o trabalho com a protecção à infância", diz, lembrando o acórdão do Tribunal de Trabalho do Porto que deu razão às trabalhadoras. "A coberto da aprovação do Código de Trabalho e da crise económica, o grupo tem vindo a desenvolver um conjunto de ataques aos horários de trabalho, violando normas do contrato colectivo", lê-se no comunicado.

Marisa Ribeiro, funcionária do Jumbo há 16 anos, transporta mágoas: "Sou mãe de dois filhos e estou solidária com as colegas. A empresa deve cumprir o código de conduta ética previsto no acordo estabelecido", lembrou. Ao lado está Marlene Pinto, viúva, operadora de caixa, 12 anos de casa e 605 euros de ordenado/mês. "Só peço um horário de abertura (das 8.45 às 16.45 horas) para ir buscar a minha filha à escola. Será pedir muito?".

"Os horários estão totalmente de acordo com a lei em vigor", insistiu a Auchan, lembrando o facto do grupo ter criado "mais de mil postos de trabalho" e remunerar os colaboradores pela tabela "mais alta do sector".

No decorrer da concentração, a PSP foi ao local e inteirou-se do teor do folheto distribuído à Imprensa. Antes, dois segurança do Parque Nascente impediram a recolha de imagens por parte das câmaras de televisão

IN Jornal de Noticias
Ir para o topo Ir para baixo
 
Flexibilidade polémica no Jumbo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Capa polêmica pode encerrar contrato da Playboy em Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: