nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Reclusas em familia no postal de Natal

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
gargula
Membro Diamante
Membro Diamante
gargula


Feminino
Capricórnio Cobra
Inscrição : 18/02/2008
Nº de Mensagens : 5781
País : Reclusas em familia no postal de Natal Por10
Emprego/lazer : Técnica Administrativa
Humor : ha dias e dias ... lol

Reclusas em familia no postal de Natal Empty
MensagemAssunto: Reclusas em familia no postal de Natal   Reclusas em familia no postal de Natal EmptySex 12 Dez - 9:08

Uma casa, com mãe e filha a passarem o Natal sob o mesmo tecto. Alexandra passou o seu desejo para o papel e, com ele, foi uma das vencedoras do concurso para o melhor postal natalício, promovido entre os filhos das reclusas de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.

Consigo levou prémios que chegam aos mil euros, mas o desejo ainda vai ter de esperar pelo menos um ano. E o de ser veterinária, muitos mais.

Dentro de uma semana, terão passado três anos desde que Maria de Lurdes Batista está detida. "Não passei nenhum Natal com a minha filha", contou, ao JN, esperançada que esta seja a última vez que passa a quadra no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo. "Espero sair para o ano, já chega", desabafou, recordando que está presa por "roubo" e "por causa das más companhias". "Era a alegria maior que eu tinha", confessava, por sua vez, o pai da reclusa, que passa os natais com a neta.

Alexandra Marlene, explicava, por sua vez, a ideia para o postal: "queria passar o Natal com a minha mãe, por isso tinha de a pôr no desenho". Fê-lo num dia e, em troca, ganhou vestuário, calçado e um computador que totalizam os mil euros. "Ela não tinha computador. Vai receber o Magalhães mas não sei quando", contou Maria de Lurdes, enquanto a filha dizia preferir, de todas as prendas, o computador, não só para estudar mas também para os jogos.

O concurso de postais, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a empresa Ferrovial, teve mais dois vencedores empatados no primeiro lugar, sob o tema da aproximação da família.

Luís Filipe, de 12 anos, desenhou uma casa, uma lareira e um Pai Natal a colocar lá os presentes. Um cenário a que também queria acrescentar a mãe. "Ela não vai estar. Se estivesse eu ficava mais feliz", disse, ao JN, enquanto a mãe explicava que não vai passar a consoada mas estará com o filho no sábado. E prevê ir a casa a 20 de Janeiro porque faz anos. Detida "por causa da droga", vai esperar mais "cinco meses" para sair em liberdade e poderá passar as próximas festas com o filho, um dos nove que tem, além de 30 netos. Luís Filipe Robalo, que frequenta o quinto ano, garante que vai usar o computador "mais para estudar". Mas não esconde a preferência pelos outros prémios, sobretudo a nova roupa que vai ter.

O primeiro lugar é, também, de Purificación Afonso Soares. A mãe, Ana Oliveira, já não está no estabelecimento prisional, saiu há um mês, a tempo de passar o Natal em família. "A vida não está fácil lá fora, é bastante dura, mas vou com calma e tudo corre bem", conta a ex-reclusa. "Agora, vou aproveitar para estar com as minhas filhas e recuperar o tempo perdido", diz, após três anos e quatro meses de detenção por tráfico de estupefacientes".

Purificación, de 13 anos e no sétimo ano, está "muito mais contente" desde que a mãe saiu da prisão. Apesar de partilhar o espírito do concurso, "não queria participar", conta Ana recordando que a teve de convencer. No fim de contas, até venceu e foi a primeira a ser chamada. "Sempre dizia que não tinha jeito", justifica a concorrente, que se inspirou num desenho que o irmão tinha feito e pintou um anjo.

Na hora do balanço da iniciativa, saltou à vista o reduzido número de participações: onze desenhos somados pelos vários escalões etários, dos cinco aos 15 anos. E isto num universo de 254 reclusas.

A directora-geral dos Serviços Prisionais, Maria Clara Albino, garantiu, por sua vez, que a perspectiva é a de repetir o concurso no próximo ano, sobretudo porque "promove a aproximação entre mães e filhas e chama o valor da família de forma pedagógica". E espera ter mais concorrentes.

IN jornal de Noticias
Ir para o topo Ir para baixo
tuxa
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
tuxa


Feminino
Leão Macaco
Inscrição : 12/01/2008
Nº de Mensagens : 1074
País : Reclusas em familia no postal de Natal Por10

Reclusas em familia no postal de Natal Empty
MensagemAssunto: Re: Reclusas em familia no postal de Natal   Reclusas em familia no postal de Natal EmptySex 12 Dez - 15:33

fiquei comovida com a leitura deste post...
Ir para o topo Ir para baixo
 
Reclusas em familia no postal de Natal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Postal de Natal
» Centenas no adeus à família Fonseca
» Bem Família - Pão
» IVA e gás descem, transportes e abono de família sobem
» Bebé de 1 mês retirada à família

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: