nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Efeito psicologico dos saldos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lana
caloiro
caloiro


Feminino
Capricórnio Galo
Inscrição : 13/12/2008
Nº de Mensagens : 82

MensagemAssunto: Efeito psicologico dos saldos   Dom 4 Jan - 20:58

O comércio tradicional está a viver, com a época alargada de saldos, um «efeito psicológico» positivo que durará sobretudo nos primeiros dias, para depois esbater-se, disse esta terça-feira o presidente da Confederação do Comércio Português (CCP).

«Neste momento, se olharmos para o consumo não existem perspectivas optimistas, mas se o volume de negócios do comércio se mantiver idêntico ao dos outros anos, seria uma vitória porque as perspectivas são de crise e abrandamento do consumo», afirmou José António Silva à Lusa.

O responsável da CCP falava sobre o período de saldos de Inverno, que se iniciou a 28 de Dezembro e terminará a 28 de Fevereiro.

Durante esta fase, que se segue ao Natal, em que as vendas normalmente aumentam, nomeadamente devido à euforia da quadra festiva e da troca de presentes, tanto os comerciantes, por ainda depositam expectativas de recuperação de um ano de crise, como os clientes, por comparem a preços mais baixos, esperam um final feliz.

«Se há algum efeito positivo na antecipação dos saldos, não vejo que traga nada de novo», justifica José António Silva, apontando para o «carácter psicológico» de que estão imbuídos os consumidores, que para o final da época de saldos terá tendência a desvanecer-se.

Para o responsável, o actual período de saldos vai ser «idêntico ao dos anos anteriores», sem grandes aumentos de consumo.

Não é momento para ser optimista

«O que acontece é uma antecipação do consumo, que mais à frente vai faltar e a factura poderá ser mesmo paga no final de Janeiro e Fevereiro», acrescentou.

O dirigente da CCP disse ainda que «não é o momento para termos optimismos. Não entro por aí».

«O consumo (depois da fase inicial dos saldos) vai continuar a retrair-se e não permitirá uma recuperação na facturação do sector do comércio», sublinhou.

Além disso, afirmou, nada indica que as famílias vão canalizar para o consumo o aumento das poupanças que decorre da actual crise.

«As taxas de juro têm caído e os preços dos combustíveis também, o que dá alguma margem ao orçamento das famílias, mas não significa que estas queiram dirigi-la para compras e não para fazer face a situações diversas, nomeadamente doença e desemprego», justificou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Efeito psicologico dos saldos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: