nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Efeito psicologico dos saldos

Ir para baixo 
AutorMensagem
lana
caloiro
caloiro



Feminino
Capricórnio Galo
Inscrição : 13/12/2008
Nº de Mensagens : 82

Efeito psicologico dos saldos Empty
MensagemAssunto: Efeito psicologico dos saldos   Efeito psicologico dos saldos EmptyDom 4 Jan - 20:58

O comércio tradicional está a viver, com a época alargada de saldos, um «efeito psicológico» positivo que durará sobretudo nos primeiros dias, para depois esbater-se, disse esta terça-feira o presidente da Confederação do Comércio Português (CCP).

«Neste momento, se olharmos para o consumo não existem perspectivas optimistas, mas se o volume de negócios do comércio se mantiver idêntico ao dos outros anos, seria uma vitória porque as perspectivas são de crise e abrandamento do consumo», afirmou José António Silva à Lusa.

O responsável da CCP falava sobre o período de saldos de Inverno, que se iniciou a 28 de Dezembro e terminará a 28 de Fevereiro.

Durante esta fase, que se segue ao Natal, em que as vendas normalmente aumentam, nomeadamente devido à euforia da quadra festiva e da troca de presentes, tanto os comerciantes, por ainda depositam expectativas de recuperação de um ano de crise, como os clientes, por comparem a preços mais baixos, esperam um final feliz.

«Se há algum efeito positivo na antecipação dos saldos, não vejo que traga nada de novo», justifica José António Silva, apontando para o «carácter psicológico» de que estão imbuídos os consumidores, que para o final da época de saldos terá tendência a desvanecer-se.

Para o responsável, o actual período de saldos vai ser «idêntico ao dos anos anteriores», sem grandes aumentos de consumo.

Não é momento para ser optimista

«O que acontece é uma antecipação do consumo, que mais à frente vai faltar e a factura poderá ser mesmo paga no final de Janeiro e Fevereiro», acrescentou.

O dirigente da CCP disse ainda que «não é o momento para termos optimismos. Não entro por aí».

«O consumo (depois da fase inicial dos saldos) vai continuar a retrair-se e não permitirá uma recuperação na facturação do sector do comércio», sublinhou.

Além disso, afirmou, nada indica que as famílias vão canalizar para o consumo o aumento das poupanças que decorre da actual crise.

«As taxas de juro têm caído e os preços dos combustíveis também, o que dá alguma margem ao orçamento das famílias, mas não significa que estas queiram dirigi-la para compras e não para fazer face a situações diversas, nomeadamente doença e desemprego», justificou.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Efeito psicologico dos saldos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O efeito do tsunami - IMPRESSIONANTE
» O efeito do tsunami - IMPRESSIONANTE
» Efeito colateral da gripe suina
» Ensitel - o efeito devastador das redes sociais
»  Christina Aguilera sofre de um efeito sanfona grave, diz nu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: