nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Mirtilos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
phi
moderador
moderador
avatar

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Mirtilos   Qui 8 Jan - 0:17

Mirtilos
Melhoram a visão e não só. Saiba que mais
Estudos recentes provam que as bagas de mirtilo podem melhorar vários problemas de visão, incluindo miopia e degeneração da mácula.
Os mirtilos (Vaccinium myrtillus L.), também conhecidos entre nós por arandos, erva-escovinha ou uva-do-monte, são um arbusto mais popular no Norte da Europa do que no Sul.
Crescem também de forma espontânea na América do Norte e Canadá. Gostam de solos siliciosos e ácidos, bosques, montanhas e os ambientes húmidos das florestas da Europa do Norte, onde se desenvolvem algumas espécies autóctones como o (Vaccinium uliginosum.L), que se encontra apenas na Escócia e na Escandinávia, onde é conhecido por northern bilberry.
A variedade V.angustifolium L. desenvolve-se na costa leste do Canadá e Estados Unidos e os seus frutos são geralmente maiores que as outras variedades. No nosso país, infelizmente, está bastante subestimado mas podemos no entanto encontrá-lo nos pinhais, matos e montanhas do Alto Minho, Marão e Serra da Estrela.
O mirtilo é um arbusto de folha caduca com caules erectos multitirramificados, folhas ovais, pontiagudas, flores pequenas, brancas ou cor–de-rosa e bagas redondas que se tornam preto azulado quando amadurecem. Pertence à família das ericáceas e pode atingir cerca de 4 metros de altura.
Utilidades e componentes
Na fitoterapia utilizam-se as folhas e as bagas, que se colhem no fim do Verão. Os frutos são muito ricos em taninos, ácidos orgânicos, glucósidos, pectinas, carotenos, flavonóides, antócianinas, vitaminas B e C, provitamina A e ácidos vegetais e sais minerais (ferro, manganésio, crómio).
Devido aos pigmentos antociânicos, que são anti-oxidantes e que existem nos frutos, exercendo no organismo uma acção anti-inflamatória e anti-hemorrágica aumentando a resistência capilar e diminuindo a sua permiabilidade, ajudam a regenerar o pigmento roxo dos olhos necessários para a visão nocturna, tendo sido muito utilizado pelos pilotos ingleses durante a segunda guerra mundial.
Estudos recentes provam que as bagas de mirtilo podem melhorar vários problemas de visão, incluindo miopia e degeneração da mácula devido à idade ou a diabetes. Combate ainda insuficiências venosas como varizes e hemorróidas, diarreia (fruto seco).
O fruto fresco é ligeiramente laxante e indicado para inflamações orofaríngicas, inflamações urinárias, antifúngico, anti-inflamatório. As folhas podem ser úteis em estados pré-diabéticos e infecções urinárias, diarreias, cistites e vaginites.
O extrato de mirtilo faz parte da composição de muitos medicamentos especialmente para tratar problemas de visão. Externamente, pode utilizar-se em queimaduras, inflamação da mucosa oral, dos olhos e úlceras dérmicas.
Na culinária
Os mirtilos são muito apreciados em doces e compotas, crepes, gelados e sobremesas variadas. As bagas utilizam-se também em vinhos e licores.
Na Escócia, consomem-se os mirtilos com leite e nas ilhas Orkney, também na Escócia, fabricam um vinho de sabor delicado ao qual se juntam bagas de mirtilos.
Na Irlanda, onde são conhecidos por fraughans, deram o nome a um importante dia no calendário irlandês Fraufhans Sunday, que está associado ao primeiro domingo de Agosto em que as pessoas tradicionalmente iam para o campo namorar (courting) e colher mirtilos que eram os primeiros (wild berries), frutos silvestres a serem colhidos.
Precauções
Os mirtilos têm no entanto algumas contra indicações. Devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem folhas nem frutos, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.
No jardim
Gosta de solos não calcários, meia-sombra, propagam-se por semente no Outono ou por estaca no fim do Verão e poda-se na Primavera para garantir um bom crescimento foliar. As folhas colhem-se na Primavera e devem ser secas à sombra em local seco e bem ventilado, enquanto os frutos se colhem no Verão e devem secar ao sol.
Fonte: revista Jardins
Voltar ao Topo Ir em baixo
primata
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Câncer Búfalo
Inscrição : 22/04/2008
Nº de Mensagens : 7870
País :
Rainha do mês :
Coz. do mês :

MensagemAssunto: Re: Mirtilos   Qui 8 Jan - 0:53

ó miga o que sao mirtilos?
desculpa a minha ignorancia mas nunca ouvi tal nome
Voltar ao Topo Ir em baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Re: Mirtilos   Qui 8 Jan - 11:40


sao bagas parecidas com as amoras
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nosmulheres.forumeiros.com
Hello Kitty
Admin
avatar

Feminino
Sagitário Búfalo
Inscrição : 14/01/2008
Nº de Mensagens : 14458
País :
Humor : A minha familia é a minha realização pessoal
Rainha do mês :


MensagemAssunto: Re: Mirtilos   Qui 8 Jan - 11:49

E isso é bom?

Também não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar Embarassed
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://acozinhadakitty.blogspot.com
phi
moderador
moderador
avatar

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Mirtilos   Qui 8 Jan - 12:35

O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte, ou até blueberry (Vaccinium myrtillus) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil. Mas algumas cidades no planalto meridional e nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul, já estão sendo introduzidos de forma satisfatória no sul do Brasil, em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m. Cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema em Santa Catarina já estão introduzindo o fruto com sucesso, pois as temperaturas anuais deste logradouros encontra-se, entre as mais baixas de todo o Brasil com média de 11ºC a 13ºC anuais. No estado do Rio Grande do Sul, estas estão sendo inseridas, nas cidades mais altas das serras de Nordeste do estado, e em cidades com altitudes entre 900 a 1200m, tais como: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula, visto, que apesar de serem altas e frias o ano inteiro, também possuem solo muito fértil e uma boa distribuição de chuva durante o ano todo. Em Portugal vive em regiões nas quais o inverno é rigoroso, porque necessita em média de 500 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º celsius. É na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.
Fonte:Wikipédia

Se fores à net vês a foto dos mirtilos, eu não consigo transferi-la para aqui
gosto muito de mirtilos . São caros e quando compro vou à secção dos congelados
flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
phi
moderador
moderador
avatar

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Mirtilos   Qui 8 Jan - 13:21




Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Mirtilos   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Mirtilos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: