nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 SOS frigorífico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
phi
moderador
moderador


Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: SOS frigorífico   Qua 28 Jan - 21:27

SOS frigorífico
O seu frigorífico pode ser um dos melhores aliados na conservação dos alimentos. Desde que saiba utilizá-lo de forma a evitar o alojamento de microorganismos causadores de intoxicações alimentares.
Limpeza
Os compartimentos do frigorífico devem ser limpos cerca de uma vez por mês, para evitar o aparecimento de odores e a propagação de fungos e bactérias. Esta limpeza deve ser feita com uma esponja ou pano humedecido em água com pouco detergente (também se pode utilizar vinagre ou bicarbonato de sódio em vez de detergente); após passar o pano húmido, deve-se secar a superfície com um pano limpo. Para optimizar o funcionamento e manter um adequado consumo de energia, o frigorífico deve ser descongelado, pelo menos, uma vez por ano ou cada vez que a camada de gelo do congelador seja superior a cinco milímetros de espessura.
Temperatura
A temperatura do frigorífico deve estar entre 0 ºC e 8 ºC e a do congelador a – 18 ºC. É importante verificar com frequência porque tende a oscilar. Cada compartimento tem temperaturas diferentes que correspondem a diferentes tipos de alimentos. Nas prateleiras superiores onde a temperatura é intermédia, devem ser colocados os queijos, iogurtes e alimentos cozinhados. Nas prateleiras intermédias, junto às serpentinas, inferiores onde a temperatura é menor, acondicione as carnes, peixes e produtos de charcutaria. As gavetas da parte inferior estão destinadas aos legumes e frutas por ser o ponto menos frio. Nas portas devem ser colocados os ovos, manteigas, conservas e bebidas.
Evite abrir a porta do frigorífico com frequência para manter a temperatura controlada. Também não deve encher demasiado o frigorífico para permitir uma boa circulação do ar frio entre os alimentos.
- Frigorífico - Entre 0ºC e 8 ºC
- Congelador -18ºC
Comidas quentes
Os alimentos já cozinhados nunca devem ser guardados no frigorífico enquanto estão quentes, sobretudo por uma questão ecológica. O frigorífico vai roubar o calor desses alimentos, solicitando que proceda a alterações na temperatura. E se quer poupar energia e dinheiro na conta da electricidade, evite este procedimento. Fora estas razões, poderia fazê-lo, segundo a Food Safety and Inspection Service, dos Estados Unidos, arrefecendo antes as comidas quentes em água fria antes de colocá-las no frigorífico e colocando-as em recipientes devidamente fechados para evitar a mistura de odores e sabores.

Os vapores que emanam alteram a temperatura do frigorífico e podem favorecer a deterioração de outros alimentos. Uma vez frios, devem ser colocados em recipientes devidamente fechados para evitarem a mistura de odores e sabores. Mas, atenção, acelere o arrefecimento, colocando por exemplo os alimentos debaixo de água fria. Pimentos cozinhados ou sobras não devem ficar no frigorífico mais de três-cinco dias
Embalagens
Os alimentos como leite, natas, iogurtes, queijos, manteigas, maioneses, marmeladas, etc., devem ser mantidos nas suas embalagens originais. É sempre importante colocar atrás as embalagens compradas recentemente com maior data de validade e à frente as mais antigas, que se encontram mais perto do fim da validade. No caso dos queijos, natas e iogurtes, uma vez abertos, devem ser consumidos entre três a cinco dias - e; no resto dos casos, é uma questão de respeitar a data de validade da embalagem. Este tipo de alimentos é colocado principalmente nas prateleiras superiores do frigorífico. No resto dos casos, é uma questão de respeitar a data de validade da embalagem.
Embalagens sim,Nunca ponha sacos molhados ou sujos dentro de frigorífico, nunca, uma vez que podemara evitar contaminarções de outros alimentos.
Carnes e peixes
Devem ser conservados na zona mais fria, cerca de 2ºC (nas prateleiras intermédiasinferiores). Estes alimentos são ricos em proteínas pelo que se degradam com muita facilidade. Os peixes frescos devem ser guardados limpos e devidamente separados por um período não superior a 24 horas. Da mesma forma que oTal como o peixe, as carnes devem ser guardadas limpas e devidamente separadas umas das outras; o tempo de conservação depende do tipo de corte e do tamanho da peça. Carne picada, aves e peças pequenas não devem permanecer no frigorífico por mais de 48 horas. As porções maiores como o lombo ou a picanha podem permanecer no frigorífico um máximo de quatro dias.
Ovos
Os ovos são uma importante fonte de proteínas (principalmente a clara) e vitaminas B12 e D. O frio aumenta o seu tempo de vida útil permitindo conservá-los no frigorífico por três semanas. Estes alimentos devem ser retirados das caixas de cartão em que são comercializados e devem ser colocados na porta do frigorífico na zona que lhes está destinada, permitindo assim a sua distribuição independente e com a ponta para baixo, de forma a manter a sua estrutura interna. Os ovos devem ser limpos com um pano seco antes de serem colocados no frigorífico para evitar resíduos de fezes ou penas que possam ser foco de contaminação. Devem também ser retirados das caixas de cartão em que são comercializados.
Vegetais e frutas
As frutas e legumes são elementos indispensáveis na nossa alimentação por representarem uma importante fonte de fibras, vitaminas e minerais. Para conservar as suas características, devem manter-se afastados da luz e em zonas menos frias do frigorífico, nas gavetas da parte inferior. Nestas condições, podem permanecer por um tempo máximo de sete dias. Devem ser armazenados limpos e soltos, mas não cortados. Os mais pesados devem ser colocados separados dos mais leves para prevenir a sua deterioração.

Odores
Para evitar transmissão de cheiros entre os alimentos, convêm que cada um esteja isolado dos demais; o ideal é guardá-los em recipientes com tampa, próprios para frigoríifico.
Congelamento
Quando congelar alimentos, é importante colocar uma etiqueta com o conteúdo e a data de congelação. Assim torna-se mais fácil cumprir as normas de segurança e preservar as propriedades nutritivas e organolépticas dos alimentos. Tome nota - peixe: três a seis meses; carne de ave ou porco: 6 meses; carne de vaca: 12 meses; três a seis meses para alimentos cozinhados; seis a 12 para frutas e verduras e de um a três meses, no caso de doces.
Descongelar correctamente é decisivo e acondicionar os produtos em sacos próprios (herméticos) impede a desidratação
Fonte: Ana Andreia Alves – nutricionista
Voltar ao Topo Ir em baixo
issis
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Re: SOS frigorífico   Sab 26 Set - 13:45

60 60 60

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: SOS frigorífico   Sab 26 Set - 19:25

fixe
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
Belinda
Admin


Feminino
Virgem Búfalo
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 11644
País :
Humor : Sempre bem disposta
Coz. do mês :

MensagemAssunto: Re: SOS frigorífico   Sab 26 Set - 21:09

60 60 60 60 60 60 60 60
Voltar ao Topo Ir em baixo
primata
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Câncer Búfalo
Inscrição : 22/04/2008
Nº de Mensagens : 7870
País :
Rainha do mês :
Coz. do mês :

MensagemAssunto: Re: SOS frigorífico   Sab 26 Set - 21:27

60 60 60 60 60 60 60 60
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: SOS frigorífico   Hoje à(s) 20:27

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
SOS frigorífico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Ser mulher :: Casa e decoração-
Ir para: