nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Astronomia: Portugal vai estar hoje de olhos postos em Vénus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Astronomia: Portugal vai estar hoje de olhos postos em Vénus   Sab 28 Fev - 10:40

Portugal vai estar hoje de olhos postos em Vénus, através de telescópios distribuídos de norte a sul, com acesso gratuito, pelo programa "E agora eu sou Galileu", organizado no âmbito do Ano Internacional de Astronomia (AIA).

O objectivo é "recriar as primeiras observações de Galileu Galilei, ocorridas há 400 anos, e interpretar a sua importância para a astronomia à luz de hoje", explica José Afonso, coordenador do programa do AIA e investigador do Observatório Astronómico de Lisboa.

Nas observações de hoje, 30 telescópios de Bragança ao Algarve vão permitir analisar as diferentes fases do Planeta Vénus, actualmente visíveis ao entardecer e ao pôr do Sol, das 18:30 às 22:00, hora limite para se observar o Planeta.

"Em Lisboa, quem se deslocar ao Observatório Astronómico ou ao planetário Calouste Gulbenkian vai ter cadernos informativos especialmente criados para estas observações, mas também pessoas capazes de explicar o que significaram as observações das fases de Vénus para Galileu e para a sociedade da altura", explica José Afonso, destacando que foi por causa de Galileu que a Humanidade ficou a saber que o Sol não girava em vota da Terra.

"E agora eu sou Galileu" é organizado por sessões e cada uma terá um tema, desde as luas de Júpiter, aos anéis de Saturno, mas também a tipologia da Lua ou as manchas solares.

O programa prolonga-se até ao fim do ano, sendo que já estão escolhidas 14 datas em que o público poderá participar na iniciativa, com os seus próprios aparelhos amadores ou com os que forem disponibilizados nos diversos locais.

"Estamos a pedir a todas as pessoas que têm um telescópio que apoiem esta iniciativa, promovendo uma sessão de observação na sua localidade", refere o coordenador do programa.

"Há até várias escolas secundárias que estão a organizar as suas observações locais e estão a colaborar connosco para as organizar", adianta.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ciência Viva e a European Astronomical Society (EAS).
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País :
Art.do mês :

MensagemAssunto: Re: Astronomia: Portugal vai estar hoje de olhos postos em Vénus   Sab 28 Fev - 11:20

Eu acho estas coisas fascinantes!

_________________
Best Friends:
They know how stupid you are and still choose to be seen with you in public =)
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Astronomia: Portugal vai estar hoje de olhos postos em Vénus
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: