nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 13 mil idosos aguardam lugar num lar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: 13 mil idosos aguardam lugar num lar   Seg 4 Maio - 8:09

Cerca de treze mil idosos estão em lista de espera para conseguir um lugar nos lares apoiados pelo Estado, segundo estimativas da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS)


Em declarações à agência Lusa, o presidente da CNIS, padre Lino Maia, ressalvou que «não existem dados numéricos consistentes» sobre o número de idosos em lista de espera para entrar numa instituição.

«O que acontece é que há idosos que se inscrevem em várias instituições na expectativa da primeira vaga que conseguirem e, portanto, isso falseia um bocado os dados», explicou.

O presidente da CNIS considera que este número tem vindo a estabilizar e apontou algumas razões que poderão estar na origem desta situação, como as famílias precisarem do apoio monetário do idoso e uma «aposta maior em apoio domiciliário».

«Eu imagino que todo este conjunto de circunstâncias de crise leve as pessoas a fazerem mais contas, a prever mais o futuro e a evitar inscreverem-se [num lar] porque não sabem se irão precisar dessa comparticipação para sobreviver», justificou.

Questionado pela Lusa sobre as residências assistidas de luxo para a terceira idade, o padre Lino Maia afirmou que são uma «mais-valia» e não concorrem com as instituições de solidariedade.

«Não é para o mesmo tipo de pessoa», comentou, acrescentando que «estes grandes complexos para idosos, que estão ligados a empresas lucrativas fortes, têm um alvo claro».

«É evidente que é um mercado um bocado restrito, mas é bom que haja quem aposte no apoio a esta faixa do mercado», sublinhou.

De um modo geral, acrescentou, «os lares de idosos das instituições de solidariedade são bons, têm um acompanhamento muito grande das assistentes sociais, condições e apostam na qualidade, mas é evidente que a excelência dos serviços é outro tipo de resposta do mercado».

Segundos dados do Instituto Nacional de Estatística, a população com mais de 65 anos já representava 17,1 por cento da população em 2005, mas as projecções do INE para 2008-2060 prevêem que, em 2060, residirão no país 271 idosos por cada 100 jovens, mais do dobro do valor projectado para 2009 (116 idosos por cada 100 jovens).

Os dados da Carta Social 2007, do Gabinete de Estatística e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, referem que existem 1662 lares de idosos em Portugal, com uma capacidade de resposta de 65 455 lugares e que estão ocupados com 63 576 utentes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
13 mil idosos aguardam lugar num lar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: