nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
phi
moderador
moderador

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 14 Maio - 11:11

Um pingo de azeite na comida para além do sabor inigualável que lhe confere, têm um manancial de qualidades, uma vez que se trata de um produto rico em benefícios para a saúde.
Um pingo de azeite na comida para além do sabor inigualável que lhe confere, é um manancial de qualidades, porque se trata de um produto rico em benefícios para a saúde.
A sua história remonta a mais de 6 mil anos, e a cozinha mediterrânea utiliza o azeite desde há milénios, aproveitando as suas propriedades únicas, a que chamava de "ouro da vida" ou "ouro líquido", na versão dos fenícios.
Trata-se de um produto natural, obtido através da trituração e espremedura das azeitonas. As diferentes regiões, as variedades e o grau de maturação das azeitonas, assim como o processo de extracção utilizado, atribuem características diferentes aos azeites.
O azeite é a mais digesta das gorduras e é rico em vitaminas (A,D,E e K) e antioxidantes. É também altamente energética, uma vez que as gotículas extraídas das azeitonas estão protegidas por uma membrana constituída por glicéridos.
Entre os seus benefícios encontra-se a redução da acidez gástrica, a prevenção dos problemas cardiovasculares e o controle dos níveis de colesterol. Contribui ainda para o crescimento e mineralização dos ossos e para a conservação dos tecidos, retardando o envelhecimento.
É na dieta mediterrânea, com hábitos alimentares regulares, ricos em fibras e em gorduras não saturadas, que o azeite mais se destaca. Alguns países mediterrâneos mantiveram os seus hábitos alimentares ao longo dos últimos 40 anos encontrando-se actualmente ainda em vantagem em matéria de saúde, quando comparados com a Europa Ocidental e os Estados Unidos da América.
Quando comprar azeite, não tenha apenas em conta o seu grau de acidez, mas também o cheiro e o sabor, além de dever prestar bastante atenção às informações úteis de diferenciação e categorização compostas no rótulo.
As designações "Virgem" e "Virgem Extra" denominam os azeites de melhor qualidade que logo após a sua extracção podem ser consumidos. O último é de melhor qualidade, obtido através da prensagem ou centrifugação das pastas de azeitona, com um gosto e sabor ricos e de um baixo teor de acidez.
Os azeites agrupam-se em dois grandes grupos "azeites de marca" e "azeites de produção". Os primeiros são controlados analíticamente e embalados sob uma marca, muitas vezes a sua origem é desconhecida, ao passo que os segundos são também controlados e embalados mas estão associados a uma origem geográfica definida ou a um modo particular de produção.
Por todas estas razões, não deixe de consumir este produto, mais que não seja ligeiramente aquecido com alguns dentes de alho, a acompanhar o sempre fiel amigo bacalhau.
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 14 Maio - 11:14

e a gordura que amis uso em casa
http://docesdamoranguita.blogspot.com
ana_lucya
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro

Feminino
Capricórnio Porco
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 1242
País :
Emprego/lazer : cozinheiro
Humor : variavel

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 14 Maio - 11:14

eu nao dispenso o azeite em tudo,so nao frito peixe ou batatas em azeite de resto uso azeite para toda a comida....

beijoxas

http://conversasdetudoenada.blogspot.com

http://becodalegria.blogspot.com/
phi
moderador
moderador

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 14 Maio - 12:09

eu tb só uso azeite
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País :
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 14 Maio - 13:30

eu não uso só azeite!mas é seguramente a gordura mais saudável!
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
rya
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 14 Maio - 18:04

tempero tudo com azeite
http://nosmulheres.forumeiros.com
jolie
caloiro
caloiro

Feminino
Áries Galo
Inscrição : 17/06/2009
Nº de Mensagens : 116
País :

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   Qui 18 Jun - 17:22

aqui em casa também só entra azeite.
tenho é que ter cuidado ao temperar os pratos, pois, descuido-me (como quem diz) e como se sabe, apesar de saudável tem muitas calorias, e eu que quero emagrecer, tenho que me habituar a colocar pouquinho azeite, muito pouco!

xoxo

MensagemAssunto: Re: Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde   

Azeite - Símbolo de Pureza e Saúde
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: