nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Produtos biológicos: regresso ao passado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Produtos biológicos: regresso ao passado   Seg 25 Maio - 21:08

Produtos biológicos: regresso ao passado
Os produtos biológicos estão a cativar cada vez mais a atenção dos consumidores. São mais nutritivos? Vale a pena pagar mais por estes produtos? Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas tira-lhe todas as dúvidas.

Os produtos biológicos ocupam cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Mas muitos serão os consumidores que desconhecem porque razão se encontram separados dos outros e porque são, normalmente, mais caros. O que os distingue dos outros produtos? Quais as vantagens e desvantgens de consumir produtos biológicos? O que distingue os alimentos biológicos dos outros mais comuns? Veja aqui as respostas a estas e outras questões.

Os alimentos biológicos são todos aqueles que provém de um modo de produção agrícola que respeita o meio ambiente e a biodiversidade, recorrendo a técnicas de produção menos agressivas do que as utilizadas na agricultura convencional. Este tipo de agricultura utiliza somente químicos naturais, contribuindo, desta forma, para a produção de alimentos potencialmente mais saudáveis, incluindo hortofrutícolas, vinhos, cereais, pão e azeite. Para que um produto seja comercializado como orgânico ou biológico dentro da União Europeia, é necessário que seja certificado em algum Estado-membro, sendo que a certificação permite a sua comercialização nos restantes países da Europa. Parecem existir aproximadamente 130 organizações credenciadas pela Comissão Europeia que actuam como certificadoras.

A nível nutricional, existe uma grande diferença?

Os resultados dos estudos efectuados que tentam comparar as características nutricionais dos alimentos biológicos face aos alimentos convencionais são contraditórios. Alguns autores afirmam que os alimentos orgânicos são mais ricos em determinados compostos, nomeadamente antioxidantes, vitaminas e minerais. No entanto, noutros estudos, não se detectam grandes diferenças nas características nutricionais dos alimentos orgânicos comparativamente aos alimentos convencionais. Convém ter presente que existe uma série de factores que podem condicionar o valor nutricional dos alimentos, tornando-se muitas vezes difícil estabelecer comparações entre os alimentos convencionais e os biológicos. Entre esses factores destacam-se a genética das plantas, clima e variações climáticas regionais, práticas agrícolas, tipo de solo, sistema de irrigação e manuseamento pós-colheita (por exemplo condições de transporte e armazenamento).

Os portugueses estão a aderir aos produtos biológicos?

De uma maneira geral, a procura dos consumidores por produtos biológicos tem vindo a aumentar. No entanto, ainda representam um nicho de mercado.

Porque razão são mais caros do que os outros?

Os produtos biológicos são mais caros porque o seu rendimento é, à partida, menor. Têm tendência a estragar-se mais rapidamente do que a fruta e os legumes tratados quimicamente, pelo que é maior a proporção rejeitada e, por isso, os custos e os preços aumentam. Como a produção é ainda algo limitada, a rede de distribuição não está exaustivamente explorada, o que também agrava os custos. Além disso, os produtos biológicos são vistos como produtos destinados a determinado tipo de população, composta, sobretudo, por pessoas informadas e preocupadas com a sua saúde e com o meio ambiente e que, normalmente, têm maior poder de compra. Por isso, o preço sobe mais um pouco. Por outro lado, os produtos biológicos tem de ser certificados, o que dá garantias ao consumidor de que determinado alimento foi produzido de acordo com as regras fixadas para a agricultura biológica, o que envolve mais custos.

Quais as mais-valias dos alimentos biológicos, tanto para as pessoas, como para a agricultura e outras actividades que produzem alimentos, e ainda para o ambiente?

A agricultura biológica é um modo de produção agrícola sustentável, baseado na actividade biológica do solo, cuja base de fertilização consiste na incorporação de matéria orgânica, excluindo o uso de adubos facilmente solúveis e evitando o recurso a produtos químicos de síntese. A agricultura biológica respeita igualmente o bem-estar animal e a relação dos animais com a terra, privilegiando estratégias preventivas na sanidade vegetal e animal e a implementação da diversidade na exploração. Assim, o modo de produção biológico procura a obtenção de alimentos de qualidade (em termos de segurança alimentar, valor nutricional e sabor), a melhoria e a preservação do ambiente, a valorização possível dos recursos locais e a dignificação do agricultor.

E a menos-valias?

A principal desvantagem dos alimentos biológicos parece ser o preço. Além disso, alguns consumidores também consideram que o aspecto dos alimentos (particularmente hortofrutícolas) não é tão atractivo quanto o dos produtos convencionais. Outros motivos que podem levar os consumidores a não optarem por alimentos biológicos é a maior dificuldade de encontrarem estes alimentos em grandes superfícies e noutros locais onde fazem as compras e a falta de tempo para se deslocarem às lojas da especialidade.

As pessoas que não consomem produtos biológicos deverão ficar preocupadas por não ingerirem os nutrientes suficientes?

Não existem evidências que permitam concluir que as características nutricionais dos alimentos biológicos são superiores às dos alimentos convencionais. Por isso, no que diz respeito ao valor nutricional, os não consumidores de alimentos biológicos não precisam de estar com receio de não estarem a ingerir os nutrientes suficientes. A melhor recomendação alimentar continua a ser uma dieta equilibrada, completa e variada, rica em fruta, hortícolas e cereais integrais, independentemente de serem de origem biológica ou resultado das práticas agrícolas convencionais.

Sónia Santos Dias
http://saude.sapo.pt/artigos/entrevistas_a_especialistas/ver.html?id=816960

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
phi
moderador
moderador
avatar

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Produtos biológicos: regresso ao passado   Seg 25 Maio - 23:01

o problema dos produtos biológicos é mesmo o preço
Voltar ao Topo Ir em baixo
pintarola
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Libra Búfalo
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 7595
País :
Emprego/lazer : não faço nada!!
Humor : excelente
Rainha do mês :
Art.do mês :

MensagemAssunto: Re: Produtos biológicos: regresso ao passado   Ter 26 Maio - 10:19

Eu, isso de produtos biológicos,só na horta da minha mãe,ou alguem que eu conheça,de resto näo confio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Produtos biológicos: regresso ao passado   Ter 26 Maio - 10:28

biologicos nao costumo consumir devido ao preço mas tenho horta sempre sabemos o que colocamos para se crairem e evitamos ao maximo usar quimicos
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
jolie
caloiro
caloiro
avatar

Feminino
Áries Galo
Inscrição : 17/06/2009
Nº de Mensagens : 116
País :

MensagemAssunto: Re: Produtos biológicos: regresso ao passado   Qui 18 Jun - 17:27

eu tenho a sorte de, de vez em quando comer algo biológico, da horta minha sogrinha.
porque aqui onde moro, não vejo nada de biológico à venda, às vezes no modelo ou continente há.
e...cuidado quando estamos a comprar a certos agricultores, tipo na praça, pessoas que semeam em casa, muitas vezes usam de todo o tipo de pesticidas, o que só faz mal, e não deixam passar o tempo devido de espera entre colocar o "veneno" e apanhar o produto.

xoxo

_________________
VOU EMAGRECER
Voltar ao Topo Ir em baixo
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País :
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Produtos biológicos: regresso ao passado   Qui 18 Jun - 17:57

eu tb tenho sorte..o meu pai tem terreno e produz de tudo sem quimicos nenhuns!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Produtos biológicos: regresso ao passado   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Produtos biológicos: regresso ao passado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: