nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Truques para Conservar os seus Livros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
phi
moderador
moderador

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Truques para Conservar os seus Livros   Seg 8 Jun - 19:30

- Algumas vezes a humidade pode ser retirada de papéis ou páginas de livros colocando-se um pouco de maizena sobre a parte afectada. Deixar permanecer por vários dias antes de retirar.

- Instalar os livros em lugares secos e arejados, longe do sol e de lâmpadas fluorescentes.

- Estantes fechadas funcionam como estufas e facilitam a proliferação de insectos.

- Usar desumidificadores. Pedras de cânfora atrás das prateleiras evitam traças e outros insectos.

- Os livros não devem ficar muito apertados nas estantes. Ao retirá-los, não puxar pela lombada, empurrar os dois volumes que estão ao lado.

- Trocar sempre os livros de prateleiras para que haja variação na luz, no calor e no arejamento.

- Limpar os livros sempre com uma escova de pêlos macios.

- Não usar nunca fita-cola para colar folhas soltas. Na medida do possível recorrer a profissionais de restauração.

- Fazer uma limpeza nos livros pelo menos de 6 em 6 meses, passando uma escova ou espanador na parte de cima. Mas de 3 em 3 meses, esfregar querosene nas estantes em que estão expostos, para evitar insectos.

- Conservar as capas de couro passando algodão humedecido em leite fresco.

- Dar brilho com pano macio e seco. Pode-se usar também essência de terebintina que, além de limpar, vai proteger o livro das traças. A terebintina retira também as marcas de humidade dos livros. Pode-se passar também uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais.

- Quando as páginas dos livros estiverem pegadas, manter o livro sobre uma panela com água a ferver ou sobre um inalador. O vapor faz soltar as páginas. Aos poucos separar cada uma e parar quando encontrar resistência nalguma folha, levando-a ao vapor novamente até se soltar.

- Remover delicadamente o bolor com uma lâmina de barbear, esfregando depois com algodão passado na água oxigenada 10 volumes.

- Retirar o pó dos livros com aspirador de pó, cujo bocal tem que estar protegido com um pedaço de meia de nylon.

- Limpar as marcas de dedo nos livros com uma borracha ou com miolo de pão amassado.
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Seg 8 Jun - 20:49

60
http://docesdamoranguita.blogspot.com
rya
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Ter 9 Jun - 9:23

agora vi que nao se deve puxar o livro
pela lombada
é o que costumo fazer
http://nosmulheres.forumeiros.com
Salgadinha
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Touro Gato
Inscrição : 02/09/2008
Nº de Mensagens : 7547
País :

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Ter 9 Jun - 9:26

Isto dá-me 1 geitão, tenho livros k nunca + acabam - o namorado está sempre a dizer k no Inverno podia fazer 1 fogueirinha. Só me apetece esganá-lo! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Membro Diamante

Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Ter 9 Jun - 9:30

queimar um livro!!!!!!!!! affraid
salgadinha eu ajudo-te a esganá-lo
http://nosmulheres.forumeiros.com
Salgadinha
Membro Diamante
Membro Diamante

Feminino
Touro Gato
Inscrição : 02/09/2008
Nº de Mensagens : 7547
País :

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Ter 9 Jun - 9:40

Obrigada pela ajuda, será aceite na devida altura! Razz Razz

Fico furiosa, eu adoro livros, acho criminoso maltratar um livro - está ali muito empenho da pessoa que escreveu, horas de pensamento, trabalho, ideias, alma. Nem um simples jornal ás vezes gosto de pisar, pork quem escreveu as notícias empenhou-se nelas, e é como se estivesse a desreitar o trabalho de alguém.

caloiro

Feminino
Áries Galo
Inscrição : 17/06/2009
Nº de Mensagens : 116
País :

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Qui 18 Jun - 19:57

também tenho muitos livros! muitos já tive que carregar para a casa da minha mãe! quando temos muitos livros o espaço é sempre pouco! e sempre tive dúvidas de como preservá-los!

boas dicas! 60

MensagemAssunto: Re: Truques para Conservar os seus Livros   Hoje à(s) 22:01

Truques para Conservar os seus Livros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Ser mulher :: Casa e decoração-
Ir para: