nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Prostituição está a aumentar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
100%
caloiro
caloiro


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 15/05/2009
Nº de Mensagens : 107
País :
Emprego/lazer : se pudesse nao fazia nadinha
Humor : Tem dias...

MensagemAssunto: Prostituição está a aumentar   Ter 23 Jun - 23:07

Prostituição está a aumentar em Leiria
A prostituição em Leiria "não é um fenómeno de hoje", e "nos passeios de algumas das artérias mais movimentadas, no centro histórico, junto às principais estradas de acesso e, nos últimos anos de forma crescente, em apartamentos e com anúncio em jornal ou Internet, a cidade de Leiria é conhecida como uma das da região centro com maior índice de prostituição".
As conclusões são da Associação Novo Olhar que, "atenta ao fenómeno desde 2001", faz um trabalho de "minimização de danos" através das suas equipas de rua (Projecto FOCUS) nos concelhos de Leiria e Marinha Grande, sendo que, actualmente, os técnicos das equipas acompanham cerca de 60 prostitutas/os.
Um dos grandes objectivos das equipas de rua é, assegura a Novo Olhar, "oferecer uma abordagem alternativa a pessoas que se que se envolvem em comportamentos de risco, e promover o estabelecimento de uma relação empática e privilegiada com os utentes".
Trata-se de "uma abordagem mais humana e pragmática de intervenção", diz a Novo Olhar, sublinhando que "sem preconceitos nem falsos moralismos", os técnicos das equipas de rua deslocam-se para os locais de prostituição "abordando cada pessoa de uma forma informal oferendo preservativos mas sobretudo informação objectiva acerca de como evitar comportamentos de risco, infecções sexualmente transmissíveis".

Maioria das prostitutas é toxicodependente

A Associação tem ainda outros serviços de apoio disponíveis, nomeadamente "acompanhamento psicossocial, motivação e encaminhamento para todos os serviços de saúde e outros, consoante o seu caso pessoal e as suas necessidades", porque, refere a Novo Olhar, "neste mundo da prostituição há, por regra, outros comportamentos de riscos associados". De acordo com os responsáveis da Associação, "actualmente grande parte das pessoas que se prostituem é também toxicodependente", e "prostituem-se para ganhar rapidamente dinheiro para os seus consumos".
A Novo Olhar sublinha que "existe uma sensibilização no sentido da utilização do preservativo e prática de sexo seguro", assim como a protecção da saúde para bem dos próprios e da comunidade, e a sensibilização para o rastreio de doenças infecciosas e para os serviços de saúde, uma vez que, "trata-se de uma questão de saúde pública".

Prostituição masculina está a aumentar

A ANO revela ainda que a maioria dos utentes das equipas de rua são de nacionalidade portuguesa, sendo que uma parte significativa são imigrantes de origem africana, brasileira e de países de Leste, alguns dos quais em situação ilegal. A grande maioria são do sexo feminino mas existem também homens na prostituição com tendência a aumentar, revela a ANO, que acompanha, em Leiria cerca de 30 trabalhadores do sexo, dos quais, meia dúzia são homens. Na Marinha Grande o número de acompanhamentos ultrapassa os 30. As idades, nos dois concelhos, variam entre os 20 e os 62 anos.
"Independentemente da sua origem", revela a ANO, "cerca de 50 são toxicodependentes" e, para estes "a prostituição não é uma opção mas uma forma de obterem dinheiro para a droga". Contudo, há "casos de mulheres que imigraram para Portugal na esperança de encontrarem um trabalho 'honesto'".
Voltar ao Topo Ir em baixo
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Prostituição está a aumentar   Qua 24 Jun - 8:11

e uma triste realidade
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Prostituição está a aumentar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: