nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Horário nocturno alargado para parte da função pública

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Horário nocturno alargado para parte da função pública Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Horário nocturno alargado para parte da função pública 23686410 Horário nocturno alargado para parte da função pública 23686410 Horário nocturno alargado para parte da função pública 23686410 Horário nocturno alargado para parte da função pública 23686410 Horário nocturno alargado para parte da função pública 23686410

Horário nocturno alargado para parte da função pública Empty
MensagemAssunto: Horário nocturno alargado para parte da função pública   Horário nocturno alargado para parte da função pública EmptyQui 9 Jul - 9:22

Operários das actividades de distribuição de água, das ambulâncias, da protecção civil e do lixo voltam a ter acréscimo remuneratório de 25% após as oito da noite. O acordo colectivo das carreiras gerais está em negociação com os sindicatos, que pedem mais.

O Governo prepara-se para alargar, por contratação colectiva, o conceito de trabalho nocturno de alguns funcionários públicos integrados nas carreiras gerais. Para operários das áreas de distribuição e abastecimento de água, ambulâncias, protecção civil, recolha de lixo e incineração volta a ser considerado trabalho nocturno o que é efectuado no período compreendido entre as 20 horas de um dia e as 7 horas do dia seguinte.

A medida consta da mais recente proposta do Governo para o acordo colectivo de carreiras gerais, já em discussão com os sindicatos. O regime de trabalho nocturno estabelecido no documento, a que o DN teve acesso, é para estes funcionários mais favorável do que o que prevê o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) em vigor desde o início do ano, que estipula as 22 h como início do período nocturno. Em causa está a remuneração auferida pelo trabalho prestado entre as 20h e as 22 h, que ao ser considerado nocturno terá um acréscimo de 25%.

Apesar de dar mais garantias do que a lei actual, a proposta agora formulada é mais restritiva do que a legislação anterior à reforma do Governo, que garantia a consideração do horário nocturno entre as 20 horas e as 7 horas a todos os funcionários.

Uma constatação que leva as estruturas sindicais a reivindicar o alargamento deste direito a outros trabalhadores. Ana Avoila, da Frente Comum, considera "inaceitável" que a proposta deixe de fora outros trabalhadores com grande exposição ao trabalho nocturno, como o pessoal dos hospitais. José Abraão, da FESAP, lembra que existem nas mesmas áreas de actividade trabalhadores em carreiras não consideradas na proposta. Já Bettencourt Picanço, do STE, discorda, ao considerar a norma adequada.

A nova definição de trabalho nocturno aplica-se aos assistentes operacionais de todas as áreas referidas, bem como aos assistentes técnicos (administrativos) das ambulâncias e protecção civil.

Os direitos estabelecidos no acordo colectivo de carreiras gerais (ACC) vão beneficiar os trabalhadores filiados nas associações sindicais que o venham a subscrever. Inicialmente, deverá vigorar por quatro anos, devendo depois renovar-se por períodos de dois.

A proposta em cima da mesa avança em várias áreas que tinham sido remetidas para a negociação colectiva: o período experimental é reduzido para alguns funcionários; a duração inicial do regime de teletrabalho não poderá exceder um ano; o trabalho extraordinário é limitado a 150 horas; e são recuperadas as modalidades de jornada contínua ou de horário flexível.

fonte: DN Bolsa
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Horário nocturno alargado para parte da função pública
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Função Pública: Sindicatos vão a tribunal para travar reform
» Novo IRS atinge subsídio de férias da Função Pública
» CGTP prevê forte adesão à greve da função pública amanhã
» UE decide abandonar directiva para alargar horário de trabal
» Faltas para assistência à família passam de 45 para 60 dias

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: