nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Gripe A retira 25% do ordenado

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Gripe A retira 25% do ordenado Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Gripe A retira 25% do ordenado 23686410 Gripe A retira 25% do ordenado 23686410 Gripe A retira 25% do ordenado 23686410 Gripe A retira 25% do ordenado 23686410 Gripe A retira 25% do ordenado 23686410

Gripe A retira 25% do ordenado Empty
MensagemAssunto: Gripe A retira 25% do ordenado   Gripe A retira 25% do ordenado EmptyDom 12 Jul - 21:19

todos os trabalhadores em risco de ficarem infectados com o vírus da gripe A e que sejam impedidos de trabalhar irão perder 25% do ordenado. Num vencimento de mil euros são menos 250 euros por 22 dias úteis em casa.

A decisão do Governo resulta do que está determinado nos artigos 309º e 310º do novo Código do Trabalho. Segundo explicou ao CM fonte do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, por 'motivo de força maior, os patrões pagam 75% do salário dos funcionários, cabendo os restantes 25% ao trabalhador'.

Para as principais estruturas sindicais é inadmissível haver um corte nos salários, pelo que defendem a reunião do Conselho Permanente de Concertação Social para debaterem este assunto com o Governo e os empregadores.

'Que culpa tem o trabalhador que não está infectado se o empresário tem de encerrar a empresa por se verificarem casos de doentes com gripe A?', interroga Arménio Carlos, dirigente da organização sindical CGTP-IN. 'Portugal apresenta um tecido empresarial em que 90% das empresas têm menos de dez funcionários e em que os serviços de saúde e higiene funcionam de uma forma limitada. Perante um surto de gripe, o contágio entre os trabalhadores é muito fácil', explicou.

Por sua vez, o secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), João Proença, refere que 'o salário das pessoas saudáveis que vão para casa – a exemplo dos doentes que ficam de baixa médica – deve ser pago na totalidade, exceptuando o subsídio de refeição'.

A decisão do Governo de ser a entidade patronal a pagar 75% dos salários com a empresa fechada colhe também o desagrado dos empresários da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e da Confederação da Indústria Portuguesa.

O número de infectados continua a aumentar em Portugal, tendo-se registado ontem sete novos casos. No total, há 86 infectados.

APONTAMENTOS

DECISÃO ESTATAL

A decisão de fechar uma empresa é da responsabilidade da Autoridade de Saúde Pública.

FALÊNCIA

A ausência de 25% dos trabalhadores leva a uma quebra abrupta de produção e é justificação suficiente para declarar falência.

O QUE DIZ A LEI

Segundo o artigo 309.º, 'em caso de encerramento temporário que não respeite a situação de crise empresarial, o 'trabalhador tem direito a 75% da retribuição'.

fonte: correio da manha
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Gripe A retira 25% do ordenado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Retira o Pau
» Jovem retira 500 mil euros a várias instituições bancárias
» Tribunal retira aos pais menor de 13 anos que queria velejar
» Gripe A:
» Gripe A: Confirmado o 18º caso em Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: