nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 
 

 Equipas anticarjacking saltam para helicópteros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País :
Humor : bom por norma
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Equipas anticarjacking saltam para helicópteros   Ter 21 Jul - 8:10

GNR treina as suas forças especiais em meios aéreos para o combate ao crime violento.

Snipers, cães e helicópteros. Na GNR, as equipas anticarjacking estão a ganhar novos meios. Na PSP, não há grandes alterações no modelo, mas numa e noutra força de segurança as equipas criadas há um ano vieram para ficar.

As alterações na GNR estão muito associadas ao combate ao "Gangue do Multibanco", um processo de investigação atribuído à Guarda pela Unidade contra o Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa, e que ficou concluído no mês passado, com a detenção de 15 elementos do gangue.

Durante um ano as equipas da GNR da Unidade de Intervenção (UI) - com origem no Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), num total de cerca de 70 homens - dedicaram-se quase exclusivamente ao combate ao gangue.

Elementos que estão já a treinar outros modelos de intervenção, "no âmbito das competências definidas legalmente para a GNR", como sustentou, ao JN, o comandante da UI, major-general Luís Newton. E das intercepções em estrada, com recurso a veículos, o figurino passa já pela aplicação de helicópteros no combate ao crime violento.

Os treinos estão a ser feitos para aplicaçar quer em deslocação das forças para assalto, quer no seguimento de veículos suspeitos, com recurso às aeronaves da Empresa de Meios Aéreos (EMA), normalmente usadas no combate aos fogos. É um meio usado para garantir o factor surpresa, mas também para estabelecer perseguições em segurança.

As equipas começaram também a ser usadas no combate ao tráfico de droga, sempre que haja receio da existência de armas na posse de suspeitos ou de conduta violenta. Ainda há duas semanas, em Castelo Branco, três traficantes foram detidos com o auxílio de cães de ordem pública, que entraram pela casa dos suspeitos para os deter e apanhar na cama.

Uma valência que vai também ser mantida é um núcleo de investigação criminal no GIOE, que trabalha em colaboração com a investigação criminal das unidades territoriais, responsável pela recolha, tratamento e análise de informações, uma actividade que pode preceder o início das investigações.

Actualmente estão 10 a 15 casos criminais em avaliação na UI, relacionados com crime violento e alguns com ligações ao Norte do país, que poderão ser entregues ao GIOE ou à investigação territorial.

Um papel muito activo - e na sequência da investigação ao "Gangue do Multibanco" - está a ser dado aos snipers, que operam não como atiradores, usados enquanto tal apenas em situações extremas, mas sim em tarefas de vigilância de suspeitos ou de locais onde estes se encontrem.

Na PSP, com as Equipas de Reacção Táctica Encoberta concentradas na Unidade Especial de Polícia, as alterações não são de monta, mas as lições aprendidas estão a levar à aplicação das "equipas anticarjacking" no combate ao tráfico de droga, com intercepção de viaturas suspeitas. No total, foram feitas 11 detenções, todas elas em flagrante, as primeiras em Agosto de 2008 e as últimas em Maio.

Fonte:JN
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante


Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País :
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Equipas anticarjacking saltam para helicópteros   Ter 21 Jul - 14:05

:fixe:
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
 
Equipas anticarjacking saltam para helicópteros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: