nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O alho

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : O alho Por10

O alho Empty
MensagemAssunto: O alho   O alho EmptyTer 4 Mar - 16:21

O ALHO, um dos maiores amigos da nossa saúde
(do latim "Allium Sativum")

História: Originário da Ásia, o alho cresce no sul da Europa e na zona do Mediterrâneo, e foi sem dúvida uma das principais plantas medicinais conhecidas e cultivadas desde a Antiguidade. Entre os tesouros descobertos no túmulo de jovem Tutankhamon, faraó do Egipto por volta de 1343 a.C., foi encontrado alho. Não se sabe por que caminho o alho chegou ao Egipto, mas segundo fontes históricas, os operários que construiram as pirâmides recebiam uma parte do seu salário em alho, bem como uma ração diária desta planta, a fim de melhorar a sua resistência física às doençaas e às epidemias. E por mais extraordinário que possa parecer, a primeira greve de que há memória ocorreu no Egipto em 1165 a.C., durante o reinado de Ramsés III, e teve exactamente como origem... o alho!

Segundo parece, os Hebreus que viveram no Egipto apreciavam bastante o alho, e quando do Êxodo recordavam com muita saudade os pratos de peixe, temperados com alho e cebola, que aí lhes eram servidos. Algumas centenas de anos mais tarde, cabe à Grécia clássica fazer uso do alho como fortificante para os seus atletas. Ainda mais tarde, vamos encontrar na antiga Roma a prescrição do alho como vermifuge e também como revigorante para os militares em campanha.


Durante a terrível epidemia de peste que assolou Marselha na Idade-Média, conta-se que três ladrões, que tinham sido condenados a retirar das ruas os cadáveres dos mortos com a peste, continuavam de saúde apesar dos perigos de contaminação. As autoridades da cidade prometeram-lhes a liberdade se eles revelassem qual era o segredo. Era simplesmente que eles bebiam todas as noites uma poção de alho para se precaverem contra a peste.

Ao longo dos séculos, o alho tem sido considerado o remédio-rei contra uma grande parte das doenças, e de novo durante a peste que atingiu os bairros pobres de Londres, no século XVIII, os padres franceses que prestaram auxílio não foram contaminados porque consumiam alho diariamente. Também durante a Segunda Guerra mundial, o alho era utilizado nos pensos com que os médicos cobriam as feridas, a fim de evitar a gangrena: além das suas propriedades protectoras a nível cárdio-vascular, é igualmente um poderoso agente anti-infeccioso.

Utilizações: Não é preciso fazer a apresentação do alho como condimento por excelência: a cozinha dos países mediterrânicos utiliza-a desde sempre, e não será por acaso que nestes mesmos países a percentagem de pessoas sofrendo de doenças do coração é tão inferior em relação à dos países que não utilizam tradicionalmente o alho. A parte utilizada é o bolbo.

Há quem perfume o vinagre com alho, e também se usa alho para temperar a manteiga. Na China, prepara-se mesmo um mel perfumado a alho. Claro que "não há bonito sem senão", o grande defeito do alho é - todos sabemos - deixar mau hálito, que contudo é eliminado comendo logo a seguir um pouco de salsa fresca ou mastigando grãos de café.

Cultivo: Planta anual, o alho aficiona os solos ricos e férteis e um bom lugar ao sol. No Outono, procede-se à plantação dos bulbilhos com as pontas para cima, sendo a recolha no Verão, logo a seguir à floração. A distância entre os bolbos deve ser de cerca de 15 cm.

As virtudes do alho: As virtudes medicinais provêm de uma substância particular chamada aliina e duma enzima, a aliinase. Quando se esmaga ou corta o alho, estas duas componentes entram em contacto e transformam-se na alicina, que é a responsável pelos efeitos terapéuticos do alho,... mas também pelo seu cheiro.

O alho impede o desenvolvimento de numerosos vírus e bactérias, e também de vermes intestinais. Contribui ainda para baixar o nível do (mau) colesterol e das gorduras no sangue e, em vários países, utiliza-se para tratar casos ligeiros de diabetes: constatou-se, com efeito, que o alho tanto pode ocasionar uma subida como uma descida do nível de açúcar no sangue, donde se depreende que pode ser um regularizador da insulina.

Além disto, o alho tem uma acção notável sobre o sistema imunitário, tendo-se verificado em certas regiões da China, onde se consome bastante alho, que se encontram muito menos casos de cancro, sobretudo o cancro do cólon, do que numa região vizinha onde praticamente não se come alho.

Deve fazer-se notar, contudo, que em doses massivas o alho pode provocar problemas de indigestão e, até, uma maior sensibilidade dos olhos à luz. Como para todas as coisas, "no meio termo é que está a virtude"!

http://www.dulcerodrigues.info/plantas/pt/alho_pt.html

O alho Alhohh5
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : O alho 179010
Art.do mês : O alho 18994310

O alho Empty
MensagemAssunto: Re: O alho   O alho EmptyTer 4 Mar - 20:56

Eu gosto do gosto do alho nos molhos e refugados mas uma das minhas manas gosta deles crus e fritos.
Ir para o topo Ir para baixo
pintarola
Membro Diamante
Membro Diamante
pintarola


Feminino
Libra Búfalo
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 7595
País : O alho 176010
Emprego/lazer : não faço nada!!
Humor : excelente
Rainha do mês : O alho 23686410
Art.do mês : O alho 18994310O alho 18994310O alho 18994310

O alho Empty
MensagemAssunto: Re: O alho   O alho EmptyTer 4 Mar - 22:46

o alho tb estä sempre presente em quase todo o comer
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O alho Empty
MensagemAssunto: Re: O alho   O alho Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O alho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alho
» Pão de alho
» PÃO DE ALHO
» Alho frances
» Pão de queijo e alho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Plantas medicinais-
Ir para: