nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Tomilho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País :

MensagemAssunto: Tomilho   Ter 4 Mar - 16:38

O TOMILHO, um amigo que cuida de si nos frios dias de Inverno
(do latim "Thymus vulgaris ")



História: A mais antiga referência ao tomilho vem-nos da Suméria, onde já no terceiro milénio a.C. o tomilho, seco e reduzido a pó, era misturado com peras, figos e água, e com esta pasta faziam-se cataplasmas. No Egipto, o tomilho era utilizado como medicamento e também no embalsamento das múmias. Quanto aos Gregos, parece que se perfumavam com esta maravilhosa planta e, segundo conta a lenda, as abelhas do monte Himete - que pousaram nos lábios de Platão para lhe dar a sua eloquência - produziam um delicioso mel de tomilho. Na Roma antiga, era hábito espalhar-se tomilho pelo chão para perfumar a casa, queimavam-se ramos da planta para afastar os maus espíritos (ou os demónios), e com ela enfeitavam-se também os queijos.


Na Idade-Média, Santa Hildegarda - que viveu no séc. XII - recomendava o tomilho para tratar a lepra, a paralisia, e também contra os piolhos. Mais próximo de nós, no séc. XVII, havia quem dissesse que o tomilho dissipava a melancolia e evitava os pesadelos!

Origem do nome: o nome latino thymus vem da palavra grega thymon que significa "coragem" e a planta é símbolo de Coragem, Actividade, Bravura, Felicidade, Energia e Afecto.

Lendas: conta-se que foi numa cama feita com ramos de tomilho colhidos nos campos junto a Belém, na Palestina, que Maria deu à luz o Menino Jesus.

Quanto às fadas e outros seres maravilhosos semelhantes, parece que dormem em camas feitas com tomilho...

O tomilho também não foi esquecido na literatura, e na sua peça "Oberon", Shakespeare diz que o rei dos gnomos sabe "...onde cresce o tomilho selvagem", indiscutivelmente o mais apreciado pela sua elevada concentração de óleos essenciais.

Cultivo: O tomilho é uma planta vivaz, que se multiplica por estaca, mergulhia e divisão dos maciços, o que deve ser feito com muito cuidado porque as raízes finas não apreciam ser transplantadas. Claro que se reproduz igualmente por semente. Aficiona um solo ligeiro, bem drenado (até seco) e exposto ao sol. O espaço recomendado entre cada planta é de 30 cm.

Utilizações: Haverá ainda alguém que nunca tenha usado o tomilho em culinária? Certamente que não. Quer fresco ou seco, o sabor ligeiramente piquante do tomilho faz maravilhas no tempero de saladas, marinadas, assados, grilhados, guizados e tantos outros pratos. Há quem o utilize também na confecção de licores, e os monges beneditinos são conhecidos pelo famoso elixir que fabricam, do qual um dos ingredientes é o tomilho.

No jardim, o tomilho faz uma linda cercadura num canteiro, e é igualmente empregue para cobrir o solo e evitar a propagação das ervas daninhas, com a vantagem de ainda por cima cheirar bem. Mas é sem dúvida no jardim rochoso que ele se mostra mais decorativo.

O tomilho é igualmente muito usado em perfumaria, especialmente no fabrico de sabonetes. E ainda hoje, como antigamente, queima-se esta maravilhosa planta para perfumar as casas (pots-pourris) e até as igrejas... e também para afugentar os insectos.

Outras aplicações práticas do tomilho: Quer em infusão ou em decocção, o tomilho é também eficaz contra o míldio e o oídio das plantas; e igualmente contra o piolho e os coleópteros e a larva do mosquito.

As virtudes do tomilho: Graças aos seus componentes, o tomilho possui propriedades anti-sépticas e exerce uma acção notável sobre os estados febris, as tosses, nomeadamente a tosse convulsa das crianças, e as bronquites. No caso de gengivas ou mucosas inflamadas, os gargarejos à base de tomilho fazem maravilhas, e existem inúmeras preparações farmacêuticas (xaropes, banhos-de-boca, inaladores, etc) que contêm um dos seus constituintes principais, o timol. O tomilho facilita a digestão e descontrai os músculos, pelo que constitui um óptimo calmante do sistema nervoso, revelando-se por isso um eficaz antiespamódico, sobretudo a nível dos intestinos e do estômago. Igualmente de salientar a sua acção benéfica em casos de angústia, stress e enxaqueca.

Nos casos de depressão, astenia e esgotamentos, os banhos quentes com tomilho são tonificantes e revitalizantes, um verdadeiro estímulo natural. Convêm tanto às crianças como aos adultos e preparam-se acrescentando à água do banho 2-3 litros de uma decocção feita com 50-100 g de tomilho que se deixaram ferver durante 5 minutos.

A minha própria experiência: desde há muitos anos que venho utilizando o tomilho regularmente, e são várias as minhas experiências com esta maravilhosa planta. Quero partilhar convosco uma delas.

Estávamos no Inverno e um dos meus filhos apanhou uma grande gripe. Tossia também imenso. Era uma tosse seca, horrível, que até parecia que o asfixiava, e cheguei a temer que ele começasse a ficar asmático, de tal modo lhe faltava a respiração. O médico tinha-lhe receitado um xarope e até mesmo um antibiótico (imagine-se, antibiótico para tratar uma gripe!!), mas ao fim de duas semanas não havia melhoras. Resolvi então parar com todo o receituário médico e fazer-lhe o que geralmente fazia comigo: tratamento caseiro com plantas medicinais. Comecei a dar-lhe chá de tomilho e ao fim de três dias a tosse seca desapareceu, toda a expectoração se soltou e as melhoras foram surpreendentes. A partir daí, todos os anos por altura do início do Outono, fazemos um tratamento preventivo com chá de tomilho, pois, como mencionei na Introdução, as plantas estimulam a resistência do corpo, permitindo que o organismo se cure a si próprio. Como preventivo para problemas de vias urinárias, também tenho utilizado o chá de tomilho com grandes resultados. Para dizer a verdade, poucos são os dias em que não bebo, pelo menos, uma chávena de chá de tomilho.

Chá de tomilho
Num recipiente (que não seja de metal nem de plástico), coloque um raminho de tomilho (mesmo um raminho, mais não é preciso) e deite por cima um litro de água a ferver. Deixe de infusão durante um quarto de hora; depois filtre.
No caso de gripe (com ou sem tosse), beba o chá o mais quente possível e, se tiver as vias nasais obstruídas, inspire ao mesmo tempo o vapor que se liberta. Uma colherzinha de mel serve para adoçar o chá e reforça o efeito no caso de tosse renitente.

http://www.dulcerodrigues.info/plantas/pt/alho_pt.html

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nosmulheres.forumeiros.com
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País :
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Tomilho   Qui 12 Mar - 20:49

de vez em quando ponho na comida...gosto muito
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
phi
moderador
moderador
avatar

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País :
Humor : variável
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Tomilho   Qui 12 Mar - 22:54

e eu gostp muito de chá de tomilho
flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
primata
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Câncer Búfalo
Inscrição : 22/04/2008
Nº de Mensagens : 7870
País :
Rainha do mês :
Coz. do mês :

MensagemAssunto: Re: Tomilho   Qui 12 Mar - 22:55

eu nunca experimentei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País :
Art.do mês :

MensagemAssunto: Re: Tomilho   Sex 13 Mar - 9:03

Eu tb já tenho utilizado na comida,em chá é que nunca experimentei.

_________________
Best Friends:
They know how stupid you are and still choose to be seen with you in public =)
Voltar ao Topo Ir em baixo
misslili
caloiro
caloiro
avatar

Feminino
Capricórnio Cabra
Inscrição : 17/04/2011
Nº de Mensagens : 15
País :
Humor : A vida é un longo lago tranquillo lol !!!

MensagemAssunto: Re: Tomilho   Qua 20 Abr - 20:19

De inverno utiliso muito o chà de tomilho para a tosse com un pouco de mel é bom
Voltar ao Topo Ir em baixo
Elizabett
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
avatar

Feminino
Leão Cachorro
Inscrição : 04/06/2010
Nº de Mensagens : 2422
País :
Emprego/lazer : Empregada
Humor : Bem Humorada
Rainha do mês :



MensagemAssunto: Re: Tomilho   Qua 20 Abr - 21:05

Eu nunca bebi chá de tomilho...mas nada como experimentar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
m.lurdes
estrela
estrela
avatar

Feminino
Virgem Cobra
Inscrição : 06/04/2011
Nº de Mensagens : 181
País :

MensagemAssunto: Re: Tomilho   Qua 20 Abr - 21:49

Eu também nunca fiz chá de tomilho...
tenho por hábito utilizá-lo na comida mas chá ainda não me tinha lembrado de fazer.
tenho de esperimentar. 51 51

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Tomilho   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Tomilho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Temas em geral :: Plantas medicinais-
Ir para: