nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Fibras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Fibras   Qua 5 Mar - 10:36

Fibras - A fibra é essencial para manter a saúde do sistema digestivo.

fibras A fibra é essencial para manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

As fibras alimentares são encontradas principalmente nos vegetais dando textura aos cereais, frutas, leguminosas e hortaliças. A maioria das fibras alimentares são substâncias derivadas de carboidratos, com exceção da lignina. São considerados alimentos funcionais, que proporcionam benefícios à saúde, previnem e controlam certas doenças, além de satisfazer os requerimentos nutricionais necessários ao organismo humano.

s fibras não são absorvidas pelo organismo, são eliminadas directamente nas fezes e contribuem para um bom funcionamento do intestino.
Principais tipos de fibras:

Fibras Insolúveis
São encontradas nos alimentos de origem vegetal, tendo como maior fonte vegetais crus, grãos de cereais como milho, soja e grão-de-bico, além de frutas consumidas com casca, como maçã, pêra e ameixa.
As Fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças, como a constipação intestinal ou “prisão de ventre” e o câncer colorretal. Actuam principalmente no trânsito intestinal, acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino.
Dietas ricas em Fibras insolúveis previnem o aparecimento de cancro do intestino, pois ajudam a eliminar gorduras e toxinas no organismo, contribuindo também no emagrecimento.

Fibras Solúveis
São encontradas também nas frutas como a laranja e a maçã, nos vegetais como a cenoura e, principalmente, nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de fibra é classificada como solúvel porque retém a água presente nos alimentos, formando uma estrutura em forma de gel. As Fibras solúveis ajudam na diminuição dos níveis de colesterol, prevenindo também o surgimento de doenças cardiovasculares.
As dietas ricas em Fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, pois as Fibras induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.
Rica em hipoglicemiante, substância que contribui para a diminuição da taxa de glicose, as Fibras solúveis exercem papel importante nas dietas de pessoas portadoras de diabetes.

Funções das Fibras no nosso organismo:
- Estimulam a mastigação, a secreção salivar e o suco gástrico;
- Enchem o estômago, transmitindo sensação de saciedade;
- Dão resistência à digestão, segurando o alimento por mais tempo no estômago;
- Dão maior capacidade de absorção aos nutrientes no organismo e retenção de água;
- Promovem a fermentação no intestino grosso;
- “Normalizam” o tempo de trânsito intestinal;

Onde encontrar as Fibras:
- Cereais integrais (farinhas, trigo,arroz), pão integral, biscoitos integrais;
- Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha)
- Frutas frescas de preferência com bagaço como laranja, mamão, pêra, uva, figo, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata;
- Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache);
- Verduras (de preferência cruas) como alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão;
- Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco);
- Sucos de frutas (sem coar) como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá;
- Ban-chá ou chá de jasmim;
- Farelo de trigo, granola, aveia.

É importante também ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, para facilitar a acção das Fibras e garantir o bom funcionamento do organismo.
As Fibras em geral são muito importantes para a saúde e o desenvolvimento do organismo, entretanto o consumo excessivo é desaconselhável. O excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais como o cálcio, que é importante para a formação e fortalecimento dos ossos, e do zinco, indispensável para a formação do sistema imunológico e coagulação do sangue.





Fonte: Dieta-certa.com

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País :

MensagemAssunto: Re: Fibras   Ter 17 Jun - 15:06

Eu incluo sempre na minha alimentação as fibras lol!

_________________
http://isisbolos.blogspot.com/
http://cantinhodaisis.blogspot.com/
http://acozinhadaisis.blogspot.com/
Paizinho, amar-te-ei eternamente!
Nuno, estarás para sempre nos nossos corações, és a nossa estrela!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País :
Art.do mês :

MensagemAssunto: Re: Fibras   Ter 17 Jun - 15:17

Eu tb, faz muita falta.

_________________
Best Friends:
They know how stupid you are and still choose to be seen with you in public =)
Voltar ao Topo Ir em baixo
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País :
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês :

MensagemAssunto: Re: Fibras   Ter 17 Jun - 15:32

eu tb ...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
anita
Membro Diamante
Membro Diamante
avatar

Feminino
Libra Cavalo
Inscrição : 04/04/2008
Nº de Mensagens : 2711
País :
Emprego/lazer : Professora
Humor : Sempre bem disposta

MensagemAssunto: Re: Fibras   Ter 17 Jun - 15:52

e eu tb
Voltar ao Topo Ir em baixo
Elsinha
estrela
estrela
avatar

Feminino
Peixes Porco
Inscrição : 15/02/2009
Nº de Mensagens : 171
País :
Emprego/lazer : Ryanair Cabin Crew (e Estudante de Medicina Veterinária, em pausa temporária)

MensagemAssunto: Re: Fibras   Ter 17 Fev - 14:53

Eu também faço questão de ter as fibras sempre presentes na minha dieta alimentar.

Começo o dia com um prato de cereais com fibras e tenho sempre 2 Kiwis na fruteira como plano de emergência :)

O Kiwi, na minha opinião, é a melhor solução para a prisão de ventre. Aos fins-de-semana desregulo-me sempre na alimentação, porque saio da rotina semanal, e aí recorro sempre ao bom do Kiwi. Resulta sempre! Em caso de prisão de ventre, 2 kiwis em jejum e passado 2 a 5 horas, WC! Remédio santo! tri
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.baudaspatinhas.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fibras   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fibras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: