nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Fibras

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Fibras Por10

Fibras Empty
MensagemAssunto: Fibras   Fibras EmptyQua 5 Mar - 10:36

Fibras - A fibra é essencial para manter a saúde do sistema digestivo.

fibras A fibra é essencial para manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

As fibras alimentares são encontradas principalmente nos vegetais dando textura aos cereais, frutas, leguminosas e hortaliças. A maioria das fibras alimentares são substâncias derivadas de carboidratos, com exceção da lignina. São considerados alimentos funcionais, que proporcionam benefícios à saúde, previnem e controlam certas doenças, além de satisfazer os requerimentos nutricionais necessários ao organismo humano.

s fibras não são absorvidas pelo organismo, são eliminadas directamente nas fezes e contribuem para um bom funcionamento do intestino.
Principais tipos de fibras:

Fibras Insolúveis
São encontradas nos alimentos de origem vegetal, tendo como maior fonte vegetais crus, grãos de cereais como milho, soja e grão-de-bico, além de frutas consumidas com casca, como maçã, pêra e ameixa.
As Fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças, como a constipação intestinal ou “prisão de ventre” e o câncer colorretal. Actuam principalmente no trânsito intestinal, acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino.
Dietas ricas em Fibras insolúveis previnem o aparecimento de cancro do intestino, pois ajudam a eliminar gorduras e toxinas no organismo, contribuindo também no emagrecimento.

Fibras Solúveis
São encontradas também nas frutas como a laranja e a maçã, nos vegetais como a cenoura e, principalmente, nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de fibra é classificada como solúvel porque retém a água presente nos alimentos, formando uma estrutura em forma de gel. As Fibras solúveis ajudam na diminuição dos níveis de colesterol, prevenindo também o surgimento de doenças cardiovasculares.
As dietas ricas em Fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, pois as Fibras induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.
Rica em hipoglicemiante, substância que contribui para a diminuição da taxa de glicose, as Fibras solúveis exercem papel importante nas dietas de pessoas portadoras de diabetes.

Funções das Fibras no nosso organismo:
- Estimulam a mastigação, a secreção salivar e o suco gástrico;
- Enchem o estômago, transmitindo sensação de saciedade;
- Dão resistência à digestão, segurando o alimento por mais tempo no estômago;
- Dão maior capacidade de absorção aos nutrientes no organismo e retenção de água;
- Promovem a fermentação no intestino grosso;
- “Normalizam” o tempo de trânsito intestinal;

Onde encontrar as Fibras:
- Cereais integrais (farinhas, trigo,arroz), pão integral, biscoitos integrais;
- Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha)
- Frutas frescas de preferência com bagaço como laranja, mamão, pêra, uva, figo, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata;
- Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache);
- Verduras (de preferência cruas) como alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão;
- Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco);
- Sucos de frutas (sem coar) como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá;
- Ban-chá ou chá de jasmim;
- Farelo de trigo, granola, aveia.

É importante também ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, para facilitar a acção das Fibras e garantir o bom funcionamento do organismo.
As Fibras em geral são muito importantes para a saúde e o desenvolvimento do organismo, entretanto o consumo excessivo é desaconselhável. O excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais como o cálcio, que é importante para a formação e fortalecimento dos ossos, e do zinco, indispensável para a formação do sistema imunológico e coagulação do sangue.



Fibras Fibras

Fonte: Dieta-certa.com
Ir para o topo Ir para baixo
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Fibras Por10

Fibras Empty
MensagemAssunto: Re: Fibras   Fibras EmptyTer 17 Jun - 15:06

Eu incluo sempre na minha alimentação as fibras lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Fibras 179010
Art.do mês : Fibras 18994310

Fibras Empty
MensagemAssunto: Re: Fibras   Fibras EmptyTer 17 Jun - 15:17

Eu tb, faz muita falta.
Ir para o topo Ir para baixo
vivie
Membro Diamante
Membro Diamante
vivie


Feminino
Escorpião Cabra
Inscrição : 27/05/2008
Nº de Mensagens : 6876
País : Fibras Por10
Emprego/lazer : de momento em casa
Humor : neste momento quase nada me faz sorrir...
Rainha do mês : Fibras 23686410 Fibras 23686410

Fibras Empty
MensagemAssunto: Re: Fibras   Fibras EmptyTer 17 Jun - 15:32

eu tb ...
Ir para o topo Ir para baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
anita
Membro Diamante
Membro Diamante
anita


Feminino
Libra Cavalo
Inscrição : 04/04/2008
Nº de Mensagens : 2711
País : Fibras Por10
Emprego/lazer : Professora
Humor : Sempre bem disposta

Fibras Empty
MensagemAssunto: Re: Fibras   Fibras EmptyTer 17 Jun - 15:52

e eu tb
Ir para o topo Ir para baixo
Elsinha
estrela
estrela
Elsinha


Feminino
Peixes Porco
Inscrição : 15/02/2009
Nº de Mensagens : 171
País : Fibras Por10
Emprego/lazer : Ryanair Cabin Crew (e Estudante de Medicina Veterinária, em pausa temporária)

Fibras Empty
MensagemAssunto: Re: Fibras   Fibras EmptyTer 17 Fev - 14:53

Eu também faço questão de ter as fibras sempre presentes na minha dieta alimentar.

Começo o dia com um prato de cereais com fibras e tenho sempre 2 Kiwis na fruteira como plano de emergência :)

O Kiwi, na minha opinião, é a melhor solução para a prisão de ventre. Aos fins-de-semana desregulo-me sempre na alimentação, porque saio da rotina semanal, e aí recorro sempre ao bom do Kiwi. Resulta sempre! Em caso de prisão de ventre, 2 kiwis em jejum e passado 2 a 5 horas, WC! Remédio santo! tri
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.baudaspatinhas.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Fibras Empty
MensagemAssunto: Re: Fibras   Fibras Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fibras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fibras: aliadas nas dietas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: