| | Como montar uma horta em apartamento? | |
|
|
| Autor | Mensagem |
|---|
irakaya super estrela

Inscrição: 03/03/2010 Nº de Mensagens: 574 País:  Emprego/lazer: Administrativa Humor: Negro... Branco... ás Bolinhas!!
 | Assunto: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 12:31 | |
| Tenho de andar sempre a inventar... e como sempre quis uma horta, vou tentar cultivar a minha lá em casa Vou começar por umas alfaces e umas ervas aromáticas! 1. Escolha do localAs hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã. 2. Onde plantar?Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água. 3. Preparo do soloMelhor comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio, aconselha o técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças. “O ideal é que a terra tenha pH 6. Se o solo for ácido demais, as plantas não vingarão”, afirma. 4. Seleção das culturasOpte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos 5. Cuidados no plantioA plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm. 6. Rega e manutençãoNo início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas. AQUI |
|
 | |
TutyBely Membro Diamante

Inscrição: 28/07/2009 Nº de Mensagens: 4767 País:  Emprego/lazer: Tricô, Crochet, Ponto Cruz Humor: De bem com a vida. Rainha do mês: 

Coz. do mês: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 12:39 | |
| Muito bom, gostei..!! Tenho de arranjar um cantinho aqui pra olantar tbm.. Nem que seja só ervas aromáticas (salsa, coentro, cebolinha).. Já mata minha vontade de uma hortinha minha.  |
|
 | |
pintarola Membro Diamante

Inscrição: 09/01/2008 Nº de Mensagens: 7580 País:  Emprego/lazer: não faço nada!! Humor: excelente Rainha do mês:  Art.do mês:   
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 15:04 | |
| olhem este aki muito mais prático para meter umas ervinhas para a nossa papinha.  |
|
 | |
issis Membro Diamante

Inscrição: 10/01/2008 Nº de Mensagens: 9236 País: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 15:11 | |
| No Aki e no Max Mate existe á venda umas placas de se encostar á parede, que são propias para as varandas dos apartamentos, são um bocado carotas, mas não ocupa espaço  |
|
 | |
irakaya super estrela

Inscrição: 03/03/2010 Nº de Mensagens: 574 País:  Emprego/lazer: Administrativa Humor: Negro... Branco... ás Bolinhas!!
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 15:17 | |
| | pintarola escreveu: | olhem este aki muito mais prático para meter umas ervinhas para a nossa papinha.
 |
Gostei, suponho que seja feito com um cabo de vassoura que vai atravessando os buracos dos vasos!! É isso? |
|
 | |
pintarola Membro Diamante

Inscrição: 09/01/2008 Nº de Mensagens: 7580 País:  Emprego/lazer: não faço nada!! Humor: excelente Rainha do mês:  Art.do mês:   
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 15:41 | |
| neste caso é um ferro,pk a madeira com a agua apodrece |
|
 | |
Salgadinha Membro Diamante

Inscrição: 02/09/2008 Nº de Mensagens: 7454 País: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 15:45 | |
| | pintarola escreveu: | | neste caso é um ferro,pk a madeira com a agua apodrece |
Deixa-me adivinhar: saiu das tuas mãozinhas?...  |
|
 | |
irakaya super estrela

| Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Sex 16 Abr - 16:02 | |
| | pintarola escreveu: | | neste caso é um ferro,pk a madeira com a agua apodrece |
gostei mesmo  |
|
 | |
mmodesto caloiro

Inscrição: 15/04/2010 Nº de Mensagens: 17 País: 
 | Assunto: Plantar em Apartamento Sex 16 Abr - 16:09 | |
| Gosto muito deste tópico, pois estou em vias de comprar um apartamento e uma das minhas ideias a realizar é plantar umas coisitas para alimentação. As ervas aromáticas são ideais, a salsa, o coentro, hortelã, para além de serem óptimos condimentos para juntares ao prato, deixam um cheiro maravilhoso em casa.  |
|
 | |
TutyBely Membro Diamante

Inscrição: 28/07/2009 Nº de Mensagens: 4767 País:  Emprego/lazer: Tricô, Crochet, Ponto Cruz Humor: De bem com a vida. Rainha do mês: 

Coz. do mês: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 10:18 | |
| Ontem meu marido foi ao Pingo Doce, viu que estava à venda ervas em vasos... Então comprou dois.. Um coentro e uma salsa.. Mas disse que tbm tinha outras ervas diferentes, mas não sabia se eu usava.. Essa semana vou lá ver o que tem de novidade... Os vasinhos são muito bonitinhos. Gostei muito. Coloquei apenas uns palitinhos pra não ficar torto e coloco água pra estar sempre fresquinho. Tbm tinha visto no El Corte Inglés. Vou ficar adepta dos jasos de ervas...  |
|
 | |
irakaya super estrela

| Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 10:45 | |
| vi esta ideia..  e como tenho uma estante destas que não está a ser usada, vou montar uma horta vertical  |
|
 | |
TutyBely Membro Diamante

Coz. do mês: 
 | |
 | |

| Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 11:01 | |
| Também gosto, mas pus na varanda cebolinho e acabou por morrer tudo; o Lidl tinha uns sakinhos com bolbos, muito fáceis d despontar.
O Pingo Doce tem várias, Tuty, os vasinhos são uma tentação.
A ideia da fotog acho k é a k a Issis tinha sugerido,mas estas estantes de vasinhos sõa para o carote, ,sim, tambem já andei a ver na net há Tempos. |
|
 | |
irakaya super estrela

| Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 11:08 | |
| A minha é do IKEA custam cento e tal euros, mas tb não a comprei de propósito, ja estava lá para deitar fora que só estava a a ocupar espaço.... assim reciclo-a  |
|
 | |

| |
 | |
TutyBely Membro Diamante

Coz. do mês: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 11:19 | |
| Até que nem foram caros os vasinhos.. Segundo meu marido, foi ele quem comprou, custou cerca de 1 euro e mais um pouco... As ervas estão muito bonitas, verdinhas e viçosas.. mas acho os vasinhos tão pequenos. Porem não vou mudar. Caso eu fique viciada, compro vasos maiores.. Agora tenho é que procurar um cantinho pra eles... Mas vejam esses que achei na net... No site, diz que esse sistema é pra quem tem pouco tempo de cuidar da horta, e tem um recipiente onde se coloca e programa-se o tempo de rega, então de tempos em tempos ele rega sozinho. Achei interessante. Deve ter pilhas, qualquer coisa assim. depois pesquiso melhor.   http://www.imeltron.com.br/manuais/2601PM21.pdf |
|
 | |
irakaya super estrela

| Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 12:48 | |
| Encontrei este site... Jardicentro | Citação: | | Na Jardicentro Loja OnLine irá encontrar os melhores produtos, especialmente seleccionados, com a qualidade Jardicentro, ao melhor preço e com a garantia de um serviço rápido e eficiente. |
|
|
 | |
Silvy Membro d'Ouro

Inscrição: 24/09/2009 Nº de Mensagens: 1430 País:  Humor: Tem dias
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Ter 20 Abr - 13:07 | |
| Meninas, tb podem ver neste link todo ou quase todo o tipo de ervas aromáticas. Já tenho salsa, coentros e hortelã, estou a pensar no cebolinho e manjerição. Segurelha já experimentei e não deu certo, comprei seco, oregãos e tomilho tb tenho seco.
http://www.gastronomias.com/ervas/ |
|
 | |
TutyBely Membro Diamante

Coz. do mês: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Seg 6 Set - 16:13 | |
| Essa semana tive de ir à Santarem acompanhar meu marido a uns exames, e enquanto os mesmos ficavam prontos, fomos dar uma voltinha ao continente... lá encontrei várias sementinhas: coentro, salsa, cebolinho,cerefólio.. Mas só começo minha hortinha qdo o tempo estiver mais fresco... pois com esse calorão não vingam. Estou animada... A tempos que procurava e não encontrava. Já comprei a terra, os vasinhos... e vou começar planejar o lugar pra colocar... pois nao tenho muito espaço. |
|
 | |
maria farrusca caloiro

Inscrição: 06/07/2010 Nº de Mensagens: 138 País: 
 | Assunto: Re: Como montar uma horta em apartamento? Seg 6 Set - 19:41 | |
| | TutyBely escreveu: | Ontem meu marido foi ao Pingo Doce, viu que estava à venda ervas em vasos... Então comprou dois.. Um coentro e uma salsa.. Mas disse que tbm tinha outras ervas diferentes, mas não sabia se eu usava.. Essa semana vou lá ver o que tem de novidade... Os vasinhos são muito bonitinhos. Gostei muito. Coloquei apenas uns palitinhos pra não ficar torto e coloco água pra estar sempre fresquinho. Tbm tinha visto no El Corte Inglés. Vou ficar adepta dos jasos de ervas...  |
Foi com esses vasinhos que fiz o "jardim de ervas aromáticas" na varanda cá de casa! Comprei esses vasinhos, mas depois plantei-os em vasos maiores, para terem mais espaço para se desenvolver. Neste momento tenho salsa, oregãos, manjericão, hortelá, tomilho e alecrim!!! Para além de ser bonito de ver e agradável de cheirar, é uma maravilha ter ervas frescas sempre à mão na hora de cozinhar!!!! |
|
 | |
| | Como montar uma horta em apartamento? | |
|