nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Que lâmpadas escolher?

Ir para baixo 
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Que lâmpadas escolher? Por10

Que lâmpadas escolher? Empty
MensagemAssunto: Que lâmpadas escolher?   Que lâmpadas escolher? EmptyQui 15 Jul - 8:46

Que lâmpadas escolher?
Deixe de lado as lâmpadas incandescentes e prepare-se para a nova era da iluminação. Siga os nossos conselhos...




A palavra sustentabilidade entrou definitivamente no quotidiano de todos nós, e é cada vez mais utilizada em diferentes contextos. Esta visibilidade transversal resulta do aumento da nossa consciência ambiental enquanto consumidores e aplica-se a diversos níveis.

Na indústria do design de interiores ela dita o mote das principais tendências, e no capítulo da iluminação técnica e decorativa ela é mesmo o motor criativo das principais propostas.

Partindo deste pressuposto da sustentabilidade, a redução do consumo de energia deve ser a principal linha orientadora na altura de escolhermos as lâmpadas para a nossa casa.

1- Deixe de lado as lâmpadas incandescentes

Por decisão da CE (Comissão Europeia), as lâmpadas incandescentes têm os dias contados no mercado dos 27 estados membros. A ordem ditada por uma directiva comunitária prevê que até 2016, e de forma gradual, sejam substituídas todas as lâmpadas incandescentes de 100, 75 e 60 watts, numa primeira fase, e de 25 e 40 numa fase posterior.

O argumento é o da fraca eficiência energética destas lâmpadas, e da consequente emissão nociva de C02 para a atmosfera. De facto, de toda a energia consumida por uma lâmpada incandescente, estima-se que apenas 5 a 10% seja transformada em luz. O restante perde-se em emissão de calor.

2-Prepare-se para a erradicação das lâmpadas de Halogéneo

Este tipo de lâmpadas é muito apreciado pela qualidade da luz e pela temperatura da cor, transmitindo uma sensação de conforto ao ambiente. Mas tenha em atenção que as lâmpadas de halogéneo estão na fila para erradicação.

Mais uma vez a razão prende-se com as questões ambientais e de eficiência energética, porque embora mais eficientes que as incandescentes, as lâmpadas de halogéneo são igualmente esbanjadoras de energia e aquecem demasiado o ambiente, suscitando a necessidade de maiores gastos, por exemplo, com os sistemas de ar condicionado.

3-Aposte nas lâmpadas fluorescentes compactas

De notar que quanto mais elevada a temperatura de cor, mais fria e azulada se torna a luz, e durante muito tempo este tipo de lâmpadas foi o grande inimigo dos designers de interiores porque apenas existiam lâmpadas florescentes em temperaturas de cor muito elevadas, resultando numa luz fria, muito branca e pouco apelativa. Com a evolução tecnológica, a luz fluorescente tentou igualar a temperatura de cor aos mesmos níveis que as incandescentes ou compactas, sendo possível hoje em dia encontrar lâmpadas fluorescentes equivalentes.

Para além do formato de tubo (T5) que equivale à imagem tradicional que temos das lâmpadas fluorescentes, agora existem no mercado fluorescentes em formato de casquilho, com rosca, ou seja, com uma imagem igual à das lâmpadas incandescentes. A reunião destes dois factores resulta nas lâmpadas fluorescentes compactas que neste momento, podemos assegurar são as lâmpadas mais recomendáveis em termos de relação qualidade /preço para uma utilização regular em espaços residenciais.

4-Dê privilégio à iluminação LED

As lâmpadas de LED (Diodo Emissor de luz) estão na vanguarda da iluminação, não só pela enorme versatilidade estética que representam, pelo vasto leque de cores que um LED pode ter, mas sobretudo pelo baixo consumo energético. Um LED gasta 10 a 30 vezes menos que uma lâmpada convencional, e pode durar cerca de 50.000 horas. Aos designers de interiores, o LED é especialmente interessante porque pelo seu tamanho relativamente pequeno, representa a possibilidade de introduzirmos pontos de luz em espaços fisicamente reduzidos, e sem qualquer constrangimento.

Podemos, por exemplo, numa sanca de luz projectar iluminação led com a garantia de que não vamos ficar com manchas de fumo na parede ou com papéis de parede amarelados como acontecia com outro tipo de lâmpadas. Embora ainda a um preço relativamente elevado, hoje em dia já se encontra à venda nas grandes superfícies lâmpadas led, e esta é claramente a iluminação de futuro.









Este artigo foi produzido pela quartosala, uma empresa especializada em projectos de decoração de interiores.


Fonte:
http://mulher.sapo.pt/casa-jardim/decoracao/design-de-interiores/que-lampadas-escolher-1072067.html
Ir para o topo Ir para baixo
 
Que lâmpadas escolher?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ambiente e reciclagem
» lâmpadas economizadoras de energia
» Uma ajuda para escolher...
» Como escolher a mulher ideal
» Como escolher o homem ideal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Casa e decoração-
Ir para: