nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Conheça o peso da fruta

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Conheça o peso da fruta Por10

Conheça o peso da fruta Empty
MensagemAssunto: Conheça o peso da fruta   Conheça o peso da fruta EmptyQua 4 Ago - 16:39

A fruta é uma excelente aliada no Verão para quem quer manter a linha sem descurar a alimentação.

A chegada dos dias mais quentes é sinónimo de restrição alimentar, e com ela surgem as mudanças de humor. Porém, essa não é a melhor estratégia para manter a linha e sentir-se bem.

Comer um pouco de tudo, de forma equilibrada e variada é a medida mais sensata para manter o peso. E a fruta, seja na sua forma natural, em dose ou em sumo, dá essa ajuda!

E a razão é simples: Tem poucas calorias e permite a ingestão de nutrientes – fibras, vitaminas, antioxidantes, sais minerais – essenciais ao bom funcionamento do organismo!

Por exemplo, a goiaba, a melancia e os morangos são frutos com baixas calorias e nutricionalmente ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Boas notícias para quem quer manter a linha, sem descurar a alimentação.

Mas como a fruta não é toda igual, é curioso saber que existem frutos com menor teor de calorias, os quais podem ser os novos aliados este Verão. Por exemplo, por cada 100 gramas de fruta, o ananás tem 44 Kcal; a melancia tem 24kcal; a goiaba tem 54 Kcal e a pêra 41kcal.

Estes frutos têm em comum o facto de terem elevadas quantidades de fibras solúveis que ajudam a regular o trânsito intestinal ao mesmo tempo que causam a sensação de saciedade.
O seu aroma adocicado surge sobre a forma de açúcares como a frutose, a glicose ou a sacarose, mas estão presentes em pequena percentagem, bem como as proteínas e a gordura, dai que tenha valores reduzidos de calorias, mas todos os benefícios da fruta!

Mas não se esqueça: a fruta deverá fazer parte do seu dia-a-dia todo o ano. E no caso da fruta exótica, os sumos podem ser uma alternativa, durante todo o ano! A Organização Mundial de Saúde reforça a mensagem de que a ingestão de cinco porções de frutas e vegetais diárias permite reduzir em 50% os casos de cancro.

Frutos de Verão
Vejamos então alguns frutos que, para além de apetecíveis, também são muito saudáveis e proporcionam uma alimentação equilibrada:

Ananás – 44kcal/100g
Digestão bem feita, menos peso na barriga! Há muito que se conhece as propriedades digestivas do ananás. O grande responsável é a bromelina, uma enzima que ajuda a desdobrar as proteínas, facilitando a digestão.

As fibras solúveis são outro dos segredos deste fruto, já que actuam ao nível da saciedade. Com um sabor exótico, o ananás é um fruto com um baixo valor energético – 44kcal/100g.

Por outro lado, o seu elevado conteúdo de água confere-lhe propriedades diuréticas que ajudam a controlar o apetite ao mesmo tempo que hidrata. As vitaminas B1, B2 e C dão outra ajuda já que garantem a protecção do sistema imunitário.
Amora – 60kcal/100g
Quem resiste a uma ou outra amora? A verdade é que nem imagina o bem que faz! Os antioxidantes das amoras – antocianinas – actuam no reforço das defesas do organismo, tornando-o mais resistente a infecções, ao mesmo tempo que ajudam a retardar os efeitos do envelhecimento.

Este fruto vermelho é bastante leve, já que é composto por uma grande quantidade de água (85%) e rico em fibras que ajudam saciar. Baixa em calorias – 60 Kcal/100g - , a amora é altamente nutritiva graças também às suas vitaminas A, B e C e ácido citrico. Tem ainda propriedades depurativas, digestivas e diuréticas.

Melancia – 24kcal/100g
Altamente refrescante, doce e muito nutritiva, a melancia é um fruto de Verão por excelência. Para além de ser constituída por mais de 90% de água, os sais minerais e as vitaminas do complexo B e C ajudam a reforçar as defesas naturais.

Estudos recentes revelaram que este fruto, da família das abóboras e do melão, é composto por licopeno, o pigmento que confere a cor vermelha à melancia, e glutamina, que protege o organismo contra o cancro e a oxidação celular.

E no que diz respeito ao peso e às calorias: cada 100g de melancia apenas tem 24 calorias! Ao actuar enquanto vasodilatador, este fruto protege ainda as artérias e o coração. O sumo de melancia está recomendado para ajudar na eliminação do ácido úrico.

Goiaba – 54 kcal/100g
Com um aroma inconfundível, a goiaba é um fruto de casca verde-amarela, mas com uma polpa avermelhada rica em nutrientes – betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A, licopeno e fibras solúveis – que, por sua vez, ajudam na redução do colesterol e no controlo da pressão sanguínea.
Este fruto, originário da América Central e do Sul, tem um elevado valor nutritivo. Por ter um baixo valor calórico – 54kcal/100g – é indicado para quem quer manter a linha. Para além de conter pouco açúcar e gordura é rico em vitamina C, tendo por isso antioxidantes que ajudam a proteger contra as infecções.

Morango – 29kcal/100g
Já na antiga Roma este fruto era apreciado pelas suas virtudes terapêuticas. Uma mão cheia deste fruto promove a saúde do sistema digestivo e ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol.

O aroma adocicado dos morangos surge sobre a forma de frutose, glicose ou sacarose (mesmo os morangos mais doces têm pouco mais que cinco por cento de hidratos de carbono).

Rico em água, este fruto vermelho tem um efeito antioxidante e diurético que favorece a eliminação do ácido úrico e dos sais minerais. As pequenas sementes presentes neste fruto, quando combinadas com os seus sais minerais, estimulam os intestinos mais preguiçosos.

O seu baixo valor calórico – 29kcal/100g, aliado à sua riqueza em fibras solúveis ajuda a manter a glicose estável, sem grandes picos, garantindo momentos de saciedade.

Pêra – 41kcal/100g
De acordo com a medicina oriental, a pêra reduz os transtornos femininos, como o inchaço no período menstrual. Mas, enquanto antigamente se associava esta capacidade ao simples facto desta fruta, quando cortada ao meio, formar o desenho de um útero, hoje sabe-se que a pêra é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo.

Rica em vitamina A e C, sais minerais e fibras, não é por acaso que a pêra é associada ao tratamento da hipertensão e da obstipação. Este fruto é uma fonte rápida e natural de energia. Uma vantagem a que se associa uma outra: tem poucas calorias – 41kcal/100g!

Texto: Alexandra Bento, nutricionista
Fotografia: © Bruno Reis – Fotolia.com.jpg
sapo mulher
Ir para o topo Ir para baixo
phi
moderador
moderador
phi


Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País : Conheça o peso da fruta Por10
Humor : variável
Rainha do mês : Conheça o peso da fruta 23686411

Conheça o peso da fruta Empty
MensagemAssunto: Re: Conheça o peso da fruta   Conheça o peso da fruta EmptyQui 5 Ago - 10:24

Conheça o peso da fruta 805805 Conheça o peso da fruta 805805 Conheça o peso da fruta 805805
Ir para o topo Ir para baixo
 
Conheça o peso da fruta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Conheça os Produtos de Limpeza
» Fruta
» Estrela de fruta
» pão Fruta & Fibra
» Aproveitar bem a fruta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Na cozinha :: ABC da alimentação-
Ir para: