nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento 23686410 Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento 23686410 Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento 23686410 Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento 23686410 Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento 23686410

Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento Empty
MensagemAssunto: Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento   Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento EmptyQui 23 Set - 8:38

Comissário para Perspectivas Financeiras, Janusz Lewandowski, vai à Comissão Parlamentar de Orçamento com a execução de 2010 na mira da UE

Dois dias antes de terminar o prazo para o Governo entregar a proposta de Orçamento para 2011 no Parlamento, o comissário europeu para as Perspectivas Financeiras aterrará em Lisboa com as contas públicas portuguesas debaixo da mira numa altura em que a execução orçamental de 2010 gera preocupação.

Janusz Lewandowski, soube o DN, tem a 13 de Outubro uma reunião conjunta com as Comissões Parlamentares de Orçamento e de Assuntos Europeus. Logo após este encontro, o comissário terá ainda um encontro com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

A manhã de trabalho do comissário termina com uma reunião com o ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, onde a execução orçamental de 2010 e as perspectivas de Orçamento do Estado para 2011 serão escalpelizadas. Da agenda do comissário fazem ainda parte reuniões com os ministros da Economia, Vieira da Silva, e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

No final desta ronda de reuniões Janusz Lewandowski parte para a Região Autónoma da Madeira, onde irá decorrer um encontro do Partido Popular Europeu (PPE).

A visita do comissário da equipa de Durão Barroso surge dias depois de a União Europeia ter aprovado o visto prévio aos orçamentos nacionais, e se é certo que o chamado "semestre" europeu vai ter aplicação apenas em 2011 também é certo que o facto de Portugal estar a ter de pagar mais de 6% de taxa de juro para colocar dívida soberana lançou campainhas de alerta no círculos políticos nacionais e internacionais.

Fonte parlamentar referiu ao DN que a equipa que acompanhará o comissário europeu é a mesma que actualmente se encontra na Irlanda, outros dos países que preocupam a União Europeia e que também estão a braços com um desequilíbrio grave nas contas públicas.

Já esta terça-feira, o comissário europeu dos Assuntos Económicos disse que irá analisar com o Governo português os dados mais recentes da execução orçamental para saber se os cortes na despesa são suficientes ou se irão requerer medidas adicionais.

Em declarações à Lusa, Olli Rehn afirmou que "há novos dados que estão a chegar, e juntamente com o Governo português iremos analisar se o crescimento da receita e a redução da despesa foi suficiente para ir ao encontro do objectivo deste ano".

Após essa análise, o comissário europeu disse que, caso Portugal não esteja na trajectória acordada no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), terá de haver lugar a "medidas adicionais".

Olli Rehn reforça que, se tal acontecer, será "essencial tomar medidas adicionais para assegurar que o objectivo de redução do défice seja alcançado, e o mesmo se aplica-se para o próximo ano".

O comissário europeu conta ainda que o Governo português apresente a proposta de orçamento para 2011 "antes da data que estava planeada". Emanuel Santos, secretário de Estado do Orçamento, garantiu esta semana que a meta do défice em 7,3 % do PIB está ao alcance de Portugal.

Já hoje, na Assembleia da República, o PSD quer obrigar o Governo de José Sócrates a dar explicações sobre as contas publicas.

A marcação potestativa (obrigatória) de um debate de urgência sobre "A avaliação da situação financeira e social do pais e controlo da despesa pública" obrigará a algumas respostas. Os sociais-democratas exigiram a presença no debate dos ministros das Finanças.

DN Economia
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Euro 2008 Força Portugal
» Equipa de «Harry Potter» quer levar recordações para casa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: