Uma praia espectacular, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais.
Ainda se podem ver pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saiotes, a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal, perto dos seus barquinhos coloridos.
Para aqueles que apreciam peixe e marisco, a Nazaré é quase um paraíso gastronómico: peixe fresquíssimo cozinhado de diferentes maneiras, desde a Caldeirada à Nazarena (com diferentes variedades de peixe) às sardinhas, cherne e robalo grelhados e aos deliciosos lavagantes, lagosta e santola.
Na época de Verão lá se encontram as famosas barracas de cores vivas ao longo da praia. Por cima desta beleza podemos encontrar o Sítio e a Pederneira.
O Sítio, desde sempre acompanhado pela lenda do alcaide D.Fuas Roupinho, é uma localidade visitada por muitos peregrinos.Aqui, pode-se encontrar a famosa Igreja da Nossa Senhora da Nazaré e, em seu redor, encontra-se o Terreiro da Romaria e o Hospital.
Esta antiga Igreja tem traços típicos barrocos. No seu interior encontramos uma riqueza antiga e uma beleza inconfundível. O seu tecto de madeira e o altar-mor trabalhado são prova viva dos séculos passados. No altar encontra-se a imagem da Virgem e do Menino oferecidos por D.João V. Nas traseiras deste santuário situa-se o Hospital que desde sempre acudiu aos problemas dos peregrinos. Ao fundo da rua D.Fuas situa-se o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso. O lugar mais famoso do Sítio da Nazaré é,
sem dúvida, o chamado Miradouro do Suberco,o qual mostra a mais bela vista das vilas portuguesas. Na outra ponta do Suberco encontra-se o Forte de S. Miguel Arcanjo
A ligação da praia e do Sítio faz-se através do Ascensor da Nazaré, mais conhecido pelas gentes da Nazaré como Elevador. Este meio de transporte que permite a ligação de duas localidades é visitado anualmente por milhares de pessoas, as quais aproveitam para ver a magnífica vista panorâmica da praia da Nazaré.
Por outro lado, no outro extremo da praia, encontra-se a Pederneira. Inicialmente denominada por Serro Petronero, ou seja, Golfo da Pederneira. A Pederneira foi durante muitos anos, entre os sécs. XII e XIV, um porto de mar, onde existiu um dos estaleiros mais activos do reino de Portugal
Em plena vila encontra-se o Largo Bastião Fernandes que mostra o Pelourinho, o edifício dos Paços de Concelho e a Igreja Matriz da Nossa Senhora das Areias do séc. XVI. Junto ao Miradouro da Pederneira encontra-se a Igreja da Misericórdia construída no séc. XVII.
Na Nazaré pode sempre passear à frente do mar, ao longo paredão. À noite encontra bons bares, discotecas e no Verão vários espectáculos de rua.
Quinta Princesa do Pinhal (Turismo Habitação)
A Quinta Princesa do Pinhal está localizada a 3 km da Nazaré, é o sítio ideal para fazer uma paragem na sua viagem por Portugal.
Pode passar alguns dias relaxantes nesta quinta e vila charmosa 10 minutos apenas das bonitas praias circundantes da Nazaré.
http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/costadeprata/nazare/ptindex.html