quetan caloiro
Inscrição : 20/05/2011 Nº de Mensagens : 19 País : Emprego/lazer : Teleoperadora, mãe, dona de casa, cozinheira, tricoteira...
| Assunto: Bolo de aniversario com flores Ter 21 Jun - 19:25 | |
| Olá a todas, na passada sexta-feira foi o meu aniversário e decidi fazer o meu próprio bolo. Não me arrependi, pois ficou muito bom, lindo e sobretudo... mais barato do que se o tivesse comprado feito. Espero que gostem... Para a massa usei uma receita simples de massa com partes iguais de farinha (250 gr), manteiga (250 gr), açucar (250 gr) e ovos (4 grandes). Adicionei essência de baunilha, raspa de uma laranja, um pacote de 125 gr de chocolate em pó Pantagruel e cerca de 100 grs de nozes picadas. Mas estes últimos são todos facultativos e dependem do gosto de cada uma. Usei uma forma redonda de 22 cm untada e polvilhada e cozeu em cerca de uma hora a 180ºC. Para o recheio (o bolo é cortado ao meio e recheado) e cobertura, usei um creme de manteiga simples (icing sugar e margarina) com um pouco de sumo de laranja. Para a decoração em forma de cesto usei uma mistura de corante amarelo e vermelho líquidos, já que não encontrei laranja, aplicado numa pequena parte do creme. Depois é só fazer os enfeites com um saco ou seringa de pasteleiro e alguma paciência. Por cima usei margaridas e rosas, e aquela flor laranja grande que está no meio e que não me lembro como se chama. A receita em que me baseei para a decoração, e que era de um bolo de casamento, indicava o uso de uma esfera de florista (aquela esponja verde das flores) cortada, mas não achei a ideia higiénica, pelo que usei o que me sobrou do creme de manteiga para fazer uma meia esfera no centro e espetar lá as flores. Depois de ir um pouco ao frigorífico, as flores ficaram bem presas! Fiquei animada com o resultado! Mal posso esperar pelo próximo aniversário cá de casa! Nota: postei este bolo aqui, porque, tendo sido feito para um aniversário, pode ser feito para outras ocasiões pela sua decoração. | |
|
pintarola Membro Diamante
Inscrição : 09/01/2008 Nº de Mensagens : 7595 País : Emprego/lazer : não faço nada!! Humor : excelente Rainha do mês : Art.do mês :
| Assunto: Re: Bolo de aniversario com flores Ter 21 Jun - 19:31 | |
| Ficou muito bonito sim senhor,parabens. | |
|
doçuras.come Membro d'Ouro
Inscrição : 29/05/2011 Nº de Mensagens : 2262 País : Emprego/lazer : faço doçuras para se comer Humor : sp alegre, há melhor coisa que a vida? Rainha do mês :
| Assunto: Re: Bolo de aniversario com flores Ter 21 Jun - 20:54 | |
| Muito bonito e pela receita também deve ser muito saboroso. Parabéns pelo bolo epelo aniversário. | |
|
Elizabett Membro d'Ouro
Inscrição : 04/06/2010 Nº de Mensagens : 2422 País : Emprego/lazer : Empregada Humor : Bem Humorada Rainha do mês :
| Assunto: Re: Bolo de aniversario com flores Ter 21 Jun - 21:23 | |
| | |
|
quetan caloiro
Inscrição : 20/05/2011 Nº de Mensagens : 19 País : Emprego/lazer : Teleoperadora, mãe, dona de casa, cozinheira, tricoteira...
| Assunto: obrigada! :) Ter 21 Jun - 22:06 | |
| As vossas palavras são sempre um incentivo, obrigada pelos elogios! É surpreendente o que se pode fazer com alguns ingredientes e algum amor e paciência. Aprendi nos últimos meses que a pastelaria é uma arte parecida com o tricô: tem tudo a ver com paciência. | |
|
primata Membro Diamante
Inscrição : 22/04/2008 Nº de Mensagens : 7870 País : Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: Bolo de aniversario com flores Ter 21 Jun - 23:40 | |
| ficou original e muito giro, parabens | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Bolo de aniversario com flores | |
| |
|