nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
doçuras.come
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
doçuras.come


Feminino
Leão Macaco
Inscrição : 29/05/2011
Nº de Mensagens : 2262
País : ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização Por10
Emprego/lazer : faço doçuras para se comer
Humor : sp alegre, há melhor coisa que a vida?
Rainha do mês : ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização 23686410

ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização Empty
MensagemAssunto: ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização   ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização EmptyDom 23 Out - 18:47

Alecrim
Alecrim Rosmarinus officinalis

Muitas vezes usado com borrego, o alecrim também é excelente com carne de porco, coelho, frango e salsichas.
Tem um sabor forte, pelo que convém usá-Io parcimoniosamente e finamente picado. Os pés inteiros fazem uma boa base para grelhar carne ou criação. Experimente-o em infusão em pratos doces, como cremes, molhos doces, xaropes e gelado de baunilha.
Francês = romarin, Inglês = rosemary, Espanhol = romero, Italiano = rosmarino


Alho
Alho Allium sativum

Embora seja um membro da família das cebolas, o alho é um ingrediente tão aromatizante como qualquer erva fresca. O aroma do alho nos cozinhados é mais apetitoso do que qualquer outro. Liga bem com quase todos os ingredientes, excepto os mais delicados, se for utilizado da maneira devida. Quando cru ou ligeiramente cozinhado, o seu gosto é forte e intenso, mas, quando cozinhado durante longo tempo com calor brando, o alho torna-se suave e doce. Por isso alguns pratos ou molhos necessitam apenas de uma pequena porção de alho, enquanto os pratos de cozedura prolongada beneficiam da adição de diversos dentes. Até mesmo as pessoas que afirmam não gostar de alho ficam surpreendidas com a melhoria de sabor.
Francês = ail, Inglês = garlic, Espanhol = ajo, Italiano = aglio


Angélica
Angélica Angelicu

Seca ou fresca, é uma erva útil para dar gosto ao peixe e às saladas. Quando cristalizada, o seu caule pode ser cortado em pedaços e usado em bolos de frutas, ou amolecido com água quente e depois utilizado para decorar pudins, bolos e biscoitos. O sabor da angélica é semelhante ao do zimbro.
Francês = angélique, Inglês = angelica


Azedas
Azedas

Especialmente populares em França, estas ervas amargas, com sabor a limão, fazem as mais deliciosas sopas e molhos, adicionadas apenas no final, para uma cozedura rápida. As folhas das azedas dissolvem-se rapidamente e perdem a sua cor verde-clara quando aquecidas; muitas vezes usam-se os espinafres com azedas, para dar mais cor. Também se podem adicionar algumas folhas cruas às saladas.
Francês = oseille, Inglês = sorrel dock


Borragem
Borragem Borago Officionalis

Esta erva é muito fácil de cultivar, e tem uma bonita flor azul, que é tradicionalmente utilizada nas bebidas de Verão, como o Pimms. A flor é decorativa, mas as folhas sabem a pepino quando muito jovens, podem ser adicionadas a saladas. As flores também podem ser cristalizadas e utilizadas para decorar bolos, ou congeladas em cubos de gelo para bebidas.
Francês = bourrache, Inglês = borage, Espanhol = borraja, Italiano = borragine


Cebolinho
Cebolinho Allium schoenoprasum

Os caules, de cor verde-viva, desta erva têm um gosto a cebola, o que faz deles uma guarnição ideal para saladas e sopas de tomate, recheio de batatas assadas e pratos de ovos.
Francês = ciboulette, Inglês = chives, Espanhol = cebollino, Italiano = erba cipollina


Cerefólio
Cerefólio Anthriscus cerefolium

É uma bonita planta de folhas plumosas, com o aroma delicado das sementes de anis. Utilize-as rapidamente, pois uma vez colhidas as folhas murcham logo. O cerefólio é muito usado na cozinha francesa, para dar gosto às omeletas e pratos de peixe, mas também pode ser usado em saladas.
Francês = cerfeuil, Inglês = chervil, Espanhol = perifollo, Italiano = cerfoglio


Coentros
Coentros Coriandrum sativum

As folhas, as raízes, os caules e as sementes desta erva, fortemente aromática, têm gostos levemente diferentes. As folhas frescas são bonitas e dão imediatamente um gosto exótico a qualquer prato, se forem adicionadas antes de servir; também são excelentes em saladas e como guarnição. Pode cozinhar as raÍzes e os caules nos estufados e sopas, mas retire-as antes de servir.
Francês = coriandre, Inglês = coriander, Espanhol = culantro, Italiano = coriandolo


Endro
Endro Anethulu

Fresco ou seco, o endro é utilizado principalmente para aromatizar sopas, molhos, picles e salmão em salmoura. O endro fresco tem um excelente sabor e realça o gosto das saladas, caldeiradas, batatas e outros legumes, quando adicionado no último momento.
Uma mistura de camarões, natas acidificadas e endro constitui uma entrada deliciosa e rápida.
Francês = aneth, Inglês = dill


Eruca
Eruca Eruca

Chamada arugula em Itália, onde é muito popular, é uma erva para salada, utilizada com as folhas novas inteiras. Tem um sabor forte mas delicioso, semelhante ao do agrião, que é muito realçado por um bom molho de vinagrete.
Também é excelente misturada com a massa cozida, com manteiga e alho esmagado.
Inglês = rocket


Erva Cidreira
Erva Cidreira ou Melissa Melissa officinalis

Estas folhas frescas têm um sabor e um aroma semelhantes ao do limão. Utilizam-se as folhas inteiras em ponches e bebidas de frutas e as folhas cortadas em sopas e saladas.
Francês = mélisse citronné, Inglês = balm, Espanhol = toronjil, Italiano = cedronella


Estragão
Estragão Artemisia dracunculus

Uma erva com bonitas folhas finas, com um sabor forte mas subtil. Se a cultivar, assegure-se de que se trata da variante francesa, pois a russa cresce prolificamente mas não tem o mesmo sabor. O estragão é famoso pela sua aplicação em frangos, manteigas, molhos, ovos e peixe, mas também pode ser usado na carne e peças de caça e em tempero de saladas.
Francês = estragon, Inglês = tarragon, Espanhol = estragón, Italiano = dragoncello ou estragone


"Fines Herbes"
"Fines Herbes"

Expressão francesa utilizada para descrever uma mistura de ervas frescas -geralmente salsa, estragão, cebolinho e cerefólio -, que são finamente picadas e utilizadas nas omeletas.


Folhas de
feno-gregFolhas de feno-grego

É uma erva verde e macia, semelhante ao trevo, e a sua semente é muito utilizada na cozinha indiana, porque o seu sabor amargo e aromático se mistura bem com as outras especiarias. As folhas sabem a noz com gosto de caril.


Funcho
Funcho Foeniculum vulgare

Os caules e folhas desta erva aromática têm um delicado sabor adocicado. As folhas plumosas do funcho são uma boa guarnição para legumes e pratos de peixe. Os caules secos são muito eficazes como base para colocar o peixe enquanto está a ser grelhado.
Francês = fenouil, Inglês = fennel, Espanhol = hinojo, Italiano = finocchio



Hortelã
Hortelã Mentha viridis

Entre as mais importantes ervas culinárias encontra-se a hortelã, que tem uma vasta gama de sabores -conforme a variedade. Como alternativa ao molho de hortelã, é excelente espetada num assado ou estufado de borrego; picada, fica bem em sopas de creme e em almôndegas. Tem um sabor interessante quando adicionada a molhos picantes de frutas e especiarias, a groselha negra, ameixas e outros frutos de Verão em calda, e fica óptima em saladas de fruta. A hortelã picada também pode ser espalhada sobre legumes cozidos.
Francês = menthe, Inglês = mint, Espanhol = hierbabuena, Italiano = menta


Levístico
Levístico

As sementes, folhas e caules desta erva têm um vago sabor a aipo, mas possuem também um sabor muito definido e pungente que Ihes é próprio. As folhas são decorativas e fazem uma bela guarnição em volta de um prato. Também ficam excelentes quando cortadas em pedaços e espalhadas em sopas e estufados, adicionadas na altura de servir. O levístico é particularmente bom em pratos de tomate. É uma bela erva, fácil de cultivar e extremamente util.


Louro Laurus nobilis

As aromáticas folhas de louro são utilizadas frescas ou secas e têm um lugar essencial num ramo de cheiros. Ficam particularmente bem no peixe e também com caça e com legumes como o feijão. Se se extrair a nervura central das folhas e estas forem finamente picadas, produzem um magnífico efeito nos molhos de natas e ovos. Nos cremes doces, faz-se uma infusão das folhas inteiras em leite quente, antes de levar ao lume. Ao cozer batatas, junte-as à água.
Francês = laurier, Inglês = laurel ou bay leaf, Espanhol = laurel, Italiano = lauro



Manjericão
Manjericão Ocimum basilicum

É uma das ervas mais versáteis que se pode cultivar em casa. As folhas verdes têm um aroma tentador e estonteante e um sabor pungente. Se cozinhar com ela adicione-a no final, para que conserve o sabor. O manjericão é muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade, e é também misturado em saladas e em diversos molhos -sendo o mais popular o pesto italiano. Só para fazer o pesto é que as folhas de manjericão devem ser cortadas, porque perdem a cor; nos outros casos, rasgue-as com os dedos, em pequenos pedaços.
Francês = basilic, Inglês = basil, Espanhol = albahaca de hojas anchas, Italiano = basilico



Manjerona
Manjerona Origanum marjorana

É uma erva adocicada, semelhante aos orégãos, mas muito menos agressiva. O seu sabor delicado é destruído pela cozedura prolongada, pelo que é preferível adicioná-la pouco antes de servir. É boa quando adicionada a frango estufado ou sopa de legumes.
Francês = marjolaine, Inglês = marjoram, Espanhol = mejorana, Italiano = maggiorana



Orégãos
Orégãos Origanum virens

Estreitamente relacionados com a manjerona, mas de sabor mais forte e aromático, os orégãos são muito úteis, pois são a única erva que fica melhor seca do que fresca. Ligam bem com carne, frango, legumes e com queijo e ovos. Esta erva é muito conhecida pela sua utilização nas cozinhas italiana, grega e portuguesa.
Francês = origan, Inglês = origan,wild marjorans, Espanhol = orégano, Italiano = origano



Ramo de Cheiros
Ramo de Cheiros

É um molho de ervas frescas, como tomilho, pés de salsa e folhas de louro, utilizado para dar gosto, às sopas, aos guisados e aos molhos. Faça a sua própria versão de ramo de cheiros com quaisquer ervas -e especiarias -à sua escolha.



Sabugueiro
Sabugueiro

Tanto as flores como as bagas desta erva viçosa podem ser usadas na cozinha; no início do Verão, as suas flores magníficas têm uma breve duração, pois não podem ser congeladas nem secas. O seu odor almiscarado não sugere o sabor requintado (semelhante ao das uvas moscatel} que de facto adicionam a xaropes, sorvetes, geleias, compotas e bebidas cordiais, bem como às groselhas e damascos em calda. No Outono, as bagas podem ser usadas em compotas, geleias e chutneys.



Salsa
Salsa Petroselinum hortense

Embora tradicionalmente utilizada apenas para guarnição, a salsa fresca também dá um excelente sabor a sopas e molhos. Existem duas variedades, com folhas lisas ou frisadas, sendo a de folhas lisas mais decorativa e de sabor mais forte. Muita salsa picada, um pouco de alho esmagado e azeite extravirgem aromatizado constituem um excelente toque de acabamento para pratos de carne e peixe grelhados. A salsa também pode ser frita e servida com o peixe, ou reduzida a puré, com um pouco de manteiga, para obtenção de um molho rápido para servir com frango ou vitela. Em alturas de abundância, a salsa faz uma boa salada e pode ser utilizada para fazer um molho verde.
Francês = persil, Inglês = parsley, Espanhol = perejil, Italiano = prezzemolo



Salsão
Salsão Aipium graveolens

Também é conhecido como aipo, todas as suas partes podem ser utilizadas na cozinha. As folhas são ótimas para dar um sabor especial a sopas e molhos, os talos podem ser servidos crus, em saladas,ou cozidos junto com outros legumes, acompanhando pratos à base de carne. Servido como entrada, o salsão é um excelente alimento porque contém substâncias que estimulam a formação dos sucos gástricos, aumentando o apetite.



Salva
Salva Salvia officinalis

Para combinar com tomate, alho e azeite, a salva é uma erva óptima quando utilizada com carnes gordas, como a de porco ou pato, ou com fígado. Também fica surpreendentemente bem em carne estufada com tomate, assim como em pratos quentes com queijo. A salva tem um sabor potente, pelo que deve ser usada com parcimónia. É excelente para recheios.
Francês = sauge, Inglês = sage, Espanhol = sálvia, Italiano = salvia



Segurelha
Segurelha Satureia hortensis

As variedades de Inverno e de Verão desta erva sabem vagamente a tomilho, mas são mais amargas. A segurelha de Inverno é ligeiramente mais suave. Utiliza-se (com discrição) em sopas de feijão verde, feijão com massa, em guisados e carne estufada.
Francês = sarriette, Inglês = savory, Espanhol = ajedrea, Italiano = santoreggia



Sementes
de Anis
(erva doce)
Sementes de Anis (erva doce) Pimpinella anisum

Cultivado desde os tempos dos faraós, o anis é actualmente muito popular em bebidas mediterrânicas como o ouzo. Também se podem espalhar algumas sementes nas sopas de peixe, guisados e legumes cozidos, ao cozer castanhas, ou nas massas para biscoitos, bolos e mesmo cremes de ovos.
Francês = anis, Inglês = anise ou aniseed, Espanhol = anis, Italiano = anice



Tomilho
Tomilho Tymus vulgaris

É adequado para pratos de longa cozedura e estufados. Ao contrário da maior parte das ervas, com excepção dos orégãos, o tomilho é tão bom seco como fresco. É maravilhoso com borrego, mas também é bom com porco, frango, peixe e ovos. Deve ser utilizado com parcimónia porque o seu sabor se sobrepõe facilmente a todos os outros.
Francês = thym, Inglês = thyme, Espanhol = tomillo, Italiano = timo



Verbena
Verbena

Muito frequentemente utilizada nos pratos tailandeses e vietnamitas, a verbena pode ser utilizada fresca ou seca. Tem um sabor a limão que se conjuga bem com o peixe. Quando seca, deverá ser demolhada em água durante algumas horas, antes de ser servida.



Ir para o topo Ir para baixo
http://docurascome.blogspot.com/
primata
Membro Diamante
Membro Diamante
primata


Feminino
Câncer Búfalo
Inscrição : 22/04/2008
Nº de Mensagens : 7870
País : ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização Por10
Rainha do mês : ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização 23686410
Coz. do mês : ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização 52153412

ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização Empty
MensagemAssunto: Re: ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização   ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização EmptyDom 23 Out - 18:59

muito bem doçuras ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização 904794 ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização 805805
Ir para o topo Ir para baixo
 
ABC das Ervas aromaticas e a sua utilização
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Copos de velas aromáticas
» Costeletas aromáticas (com arroz de maçã e amêndoas)
» Regras e utilização
» Utilização de cheques já recuou 13%
» Ervas Afrodisíacas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Na cozinha :: Arte de bem cozinhar - As nossas receitas :: Métodos e tecnicas :: Como fazer-
Ir para: