nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Lanches saudáveis para a escola

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
issis
Membro Diamante
Membro Diamante
issis


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 9416
País : Lanches saudáveis para a escola Por10

Lanches saudáveis para a escola Empty
MensagemAssunto: Lanches saudáveis para a escola   Lanches saudáveis para a escola EmptySeg 21 Abr - 11:27

Lanches saudáveis para a escola
A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa.

A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.

Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café-da-manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.

O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais.

O lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, que engloba além destes, bolos simples, torradas e cereais. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.

O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.

Como exemplo, pode ser citada a maçã, que representa uma fruta que não sofre deterioração se mantida fora da geladeira durante o período em que a criança está na escola, e caso seja consumida com casca contribui para o aporte de fibras da alimentação infantil, além de fornecer vitamina B6 (importante no metabolismo geral e essencial para o crescimento normal).

Além da maçã outras frutas podem ser levadas sem problemas como a banana fonte de vitamina B1, B3, B6 e potássio, a goiaba que contém vitamina B1, B2, B3, vitamina C (aumenta a resistência às infecções) e fibras, a mexerica, entre tantas outras.

Chocolates, balas e doces não são proibidos na alimentação da criança, mas deve ser evitado o consumo diário e em excesso desses alimentos, já que normalmente aportam açúcares e gordura em grande quantidade. Sugere-se que quando consumidos, esses alimentos devam ser combinados com outros mais nutritivos, como um suco de fruta natural ou um sanduíche leve.

A crença de que todo sanduíche é ruim não está correta. Alguns podem ser bem balanceados quando os ingredientes são combinados da forma correta. Como exemplo pode-se citar um sanduíche feito com pão (preferencialmente integral, fonte de fibras), uma fatia de queijo (que oferecerá proteína e cálcio) e alface que oferece fibras, vitaminas e minerais variados.

O lanche escolar saudável pode ser esquematizado conforme os exemplos apresentados no quadro a seguir. Cabe destacar que na montagem deste, a criatividade contribui muito para estimular a criança a consumi-lo adequadamente e evitar a monotonia do cardápio. Envolvê-la na decisão e até mesmo no preparo de seu próprio lanche, com auxílio dos pais ou responsáveis, contribui para a educação nutricional do mesmo.

Muitas crianças optam por comprarem seus lanches nas lanchonetes da escola. Para que a criança possa fazer uma opção saudável, é necessária a colaboração por parte tanto da cantina escolar, com o oferecimento dessas opções, como da própria escola, adotando programas de educação nutricional, que ensinem a criança a tomar suas próprias decisões quanto a sua alimentação.

É necessário que a criança tenha autonomia para decidir o que é certo ou errado sobre sua alimentação, e portanto a simples proibição de alimentos na escola não significa que a criança tenha compreendido e incorporado hábitos alimentares saudáveis e desejáveis para um melhor estilo de vida.

Luana Caroline dos Santos e Natacha Toral Nutricionistas

Site Médico
Ir para o topo Ir para baixo
anita
Membro Diamante
Membro Diamante
anita


Feminino
Libra Cavalo
Inscrição : 04/04/2008
Nº de Mensagens : 2711
País : Lanches saudáveis para a escola Por10
Emprego/lazer : Professora
Humor : Sempre bem disposta

Lanches saudáveis para a escola Empty
MensagemAssunto: Re: Lanches saudáveis para a escola   Lanches saudáveis para a escola EmptyTer 22 Abr - 9:55

É verdade sim...

Eu que sou professora, tds os anos na 1ª reuniao de faço com os pais peço-lhes que mandem de lanche um pao pu uma peça de fruta e um iogurte ou leite simples.
Mas nao adianta de nada... eles fazem o que querem e trazem p a escola tudo a q se pode chamar de porcaria - coca-cola, ice tea, chocolates, bolos com cremes, croissants e leite com chocolate.
Nao ha dia nenhum que um se queixe de dores de barriga.

Os pais de agora sao piores que os filhos. Cedem-lhes em tudo...
Ir para o topo Ir para baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Lanches saudáveis para a escola Por10

Lanches saudáveis para a escola Empty
MensagemAssunto: Re: Lanches saudáveis para a escola   Lanches saudáveis para a escola EmptyTer 22 Abr - 9:59

os miudos só comem comida de "plástico"
vem tudo embalado
mais tarde é que vao sofrer as consequencias
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Convidad
Convidado
Anonymous



Lanches saudáveis para a escola Empty
MensagemAssunto: Re: Lanches saudáveis para a escola   Lanches saudáveis para a escola EmptyTer 22 Abr - 11:35

Qdo vi a ementa do meu irmão ia caindo p o lado!
Como querem k os miudos tenham habitos alimentares bons? Se ate na escola a comida é uma porcaria
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lanches saudáveis para a escola Empty
MensagemAssunto: Re: Lanches saudáveis para a escola   Lanches saudáveis para a escola Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lanches saudáveis para a escola
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fritos mais saudáveis
» escola angolana
» Colega de escola apoia o violador
» Menino espancado no recreio da escola
» Escola de Samba faz homenagem a PORTUGAL...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: