Por Ioli Campos
Não havia um Maio com tanta chuva desde 2000, nem tão frio desde 1993, segundo informou ao SOL o Instituto de Meteorologia (IM)
1 comentário / 5678 visitas
Imprimir
Enviar por mail
Quase todas as estações do IM espalhadas pelo país registaram valores de precipitação acima da média dos últimos trinta anos e em termos gerais este foi mesmo o Maio em que mais choveu desde 2001.
Contudo, não choveu tanto como em Abril. «Caiu precipitação quase todos os dias, o que pode dar a sensação de ter chovido mais, mas em Abril caiu em maior quantidade», explica a climatologista do IM, Vanda Pires.
Por outro lado, a média da temperatura máxima foi a mais baixa de todos os Maios desde 1993. E, quer a temperatura máxima, quer a mínima ficaram sempre abaixo do valor médio dos últimos 30 anos.
E se, por um lado, a chuva fora de época poderá benefeciar alguns negócios, como os dos chapéus de chuva, no sector da agricultura nem todos a têm recebedido de bom grado. De acordo com a agência Lusa, a precipitação nesta altura do ano está a prejudicar a qualidade do feno, provocando fungos.
Para este fim-de-semana, o IM ainda prevê céu nublado com ocorrência de aguaceiros. Mas a partir de segunda-feira e terça-feira, imediatamente a seguir à abertura oficial da época balnear, o Instituto de Meteorologia já prevê uma ligeira melhoria gradual do estado do tempo.
ioli.campos@sol.pt