09 Junho 2008 - 15h00
Ambiente: Há 30 espécies de tubarões nas águas portuguesas
Costa portuguesa cheia de tubarões
A costa portuguesa tem mais de trinta espécies diferentes de tubarões, entre elas o famoso tubarão-branco que costuma passear-se nas águas do mediterrâneo junto ao Algarve.
A prova disso mesmo são os números da FAO – Organização para a Agricultura e Alimentação, das Nações Unidas – que coloca Portugal entre os países que mais tubarões e raias captura por ano: mais de 15 toneladas.
"A costa portuguesa está cheia de tubarões. Apesar da abundância de espécies, o número de exemplares tem vindo a diminuir, muito por culpa da pesca excessiva", explica o biólogo marinho João Pedro Correia, especialista em tubarões, autor da investigação ‘Pesca Comercial de Tubarões e Raias em Portugal’.
No topo das espécies mais frequentes na costa portuguesa encontram-se o tubarão-azul, o tubarão-anequim e o gigante tubarão-frade. "Aparecem toneladas de tubarões-azuis nas nossas docas, capturados por engano pelas redes dos pescadores", afirma o biólogo, também conselheiro do Oceanário de Lisboa, sublinhando que "é cada vez mais frequente serem encontradas espécies, tipicamente características das zonas tropicais, em latitudes acima da de Portugal".
Segundo o especialista, esta situação acontece devido ao aquecimento global e ao aumento da temperatura média do mar. "Não é um problema que afecte somente os tubarões. As pessoas ainda não se mentalizaram de que o aquecimento global existe mesmo e que já se faz notar há muitos anos. Há uns tempos foram encontrados espadartes em Inglaterra, uma coisa impensável", esclareceu.
"HIPÓTESE DE ATAQUE É MÍNIMA" (João Pedro Barreiros Biólogo Marinho da Universidade dos Açores)
Correio da Manhã – Qual a probabilidade de se ser atacado por um tubarão?
João Pedro Barreiros – É mínima. É quase mais provável ganhar--se o Euromilhões semana sim semana não, até ao final da vida, do que ser-se atacado por um tubarão numa praia portuguesa.
– Quantos há e onde é que costumam atacar?
– Por ano são feitos cerca de cem ataques em todo o Mundo, dos quais apenas 30 são fatais. Concentram-se em quatro ou cinco zonas do Planeta: Recife, no Brasil; Califórnia e Flórida, nos Estados Unidos; Austrália e África do Sul.
– Quais são as espécies mais perigosas?
– O tubarão-tigre, branco e touro. Estes três representam cerca de 95 por cento dos ataques.
Os mais comuns
Tubarão Azul: Mede até 4 metros e pesa 390 kg.
Tubarão-Anequim: Mede até 3 metros e pesa 200 kg.
Tubarão-frade: Pode medir até 10 metros e pesar cerca de 5 toneladas.
Apontamentos
Banhistas tranquilos
As praias portuguesas não são atractivas para os tubarões por serem arenosas ou rochosas.
Distantes dos areais
A maioria dos tubarões não se aproxima das zonas de baixa profundidade.
Gigantes nas refes
Em 2006, pescadores de Sesimbra capturaram um tubarão-frade com 7 metros.
André Pereira
Fonte correiodamanha