Os portugueses são dos cidadãos europeus que mais dinheiro gastam em restaurantes e cafés. Mesmo em tempo de crise, a verdade é que muitos são aqueles que não dispensam uma boa refeição, seja qual for o preço.
Segundo um estudo do Eurostat divulgado esta quinta-feira, o consumo dos portugueses em restaurantes, cafés e similares já ultrapassa os 9,5% do orçamento familiar, um valor superior à média europeia que apenas chega aos 3,9% do orçamento de gastos entre as famílias.
Já a despesa relativa aos restaurantes e hotéis corresponde a 10,8% do orçamento familiar, valor elevado face aos gastos dos restantes cidadãos da UE, onde a média se situa nos 5,3%.
À frente também nos médicos e farmácias
Mas há mais. Segundo destaca o mesmo estudo, os europeus gastam, em média, cerca de metade do seu orçamento familiar nas despesas da casa (amortização, mobiliário, electricidade) e alimentação.
Em Portugal, os pais gastam 1,7% da despesa total da família, com os filhos. E para o médico e farmácia, as famílias nacionais chegam a dar 6,1%, face aos 3,4% dos restantes países da UE.
No que diz respeito ao carro e aos passes sociais, os portugueses chegam a abater 12,9% do seu orçamento.
In diario.iol.pt