nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Erros alimentares.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 9:47

Erros alimentares.

Pizzas, batatas fritas, hambúrgueres...



As alternativas saudáveis
Entre os erros mais comuns na alimentação dos mais pequenos, podemos considerar a sua tendência para comerem doces em excesso ou por terem uma predilecção especial pelo fast-food.

Os erros nutricionais das crianças devem-se, geralmente, a uma educação nutricional errada e para que as crianças, desde pequeninas, tenham uma dieta saudável, os pais devem começar por lhe incutir os bons hábitos com uma alimentação saudável em casa.

A introdução dos novos alimentos

Muitos pais lamentam-se porque os seus filhos recusam as primeiras sopinhas ou os primeiros alimentos sólidos. A verdade é que a maioria das crianças tem de se adaptar aos sabores e às texturas dos novos alimentos e para elas, a transição do leite (açucarado) para qualquer outro alimento pode levar algum tempo e requer muita paciência por parte dos pais.

Embora nesta transição as primeiras papas lácteas e os iogurtes sejam bem aceites pelo seu sabor adocicado e textura suave, as primeiras recusas podem surgir com as primeiras sopinhas.

É durante esta etapa que os pais não podem desistir e se a criança hoje come apenas duas ou três colheres, deverão insistir noutro dia para que possa de novo provar o alimento. A introdução dos novos alimentos representa o início de uma alimentação adequada desde que a mesma se processe segundo a prescrição do pediatra e o aconselhamento do nutricionista.

A dieta familiar

Desde que a criança inicia a dieta familiar, os pais devem torná-la o mais diversificada possível e não apenas ao gosto da criança. As lamentações das mães são geralmente porque o seu filho:

- Não gosta e não quer comer peixe.

- Não quer comer a sopinha.

- Só quer carne e batatas fritas.

- Só come bem quando come um hambúrguer ou uma pizza.

- Só gosta de coisas doces.

- Não quer tomar o pequeno-almoço.

- Não quer beber leite.

- Não quer comer os legumes.

- Nega-se a comer salada.

- Não quer comer fruta.

Muito embora as crianças adorem a chamada comida de plástico e a maioria destes alimentos não levante problemas do ponto de vista nutricional, quando as crianças os consomem esporadicamente, os pais devem incentivar as crianças a alimentarem-se regularmente com a cozinha caseira e a nossa boa dieta mediterrânica.

Muitos dos erros da alimentação das crianças passa também pelo consumo exagerado de alguns produtos que as crianças, durante algumas épocas do ano vêem repetidamente anunciados na televisão, como por exemplo, no Inverno os chocolates ou os gelados e os refrigerantes no Verão.

Os gulosos

Chocolates, bolos, biscoitos, rebuçados, bolachinhas... A ingestão de hidratos de carbono aporta a energia que as crianças necessitam para crescer, todavia, muito embora os doces contenham uma grande percentagem de hidratos de carbono, as crianças devem obtê-los a partir de alimentos mais saudáveis, como o pão, o arroz e as massas.

Se uma criança é gulosa os pais devem evitar que ela consuma bolos ou chocolates em demasia. Especialmente, devem evitar o consumo de bolos fabricados industrialmente. Os bolos caseiros são preferíveis até porque se podem evitar os cremes e o açúcar em excesso.

Os mandriões e o pequeno-almoço

As crianças necessitam de tomar o pequeno-almoço, todavia, muitas não querem comer nada de manhã porque preferem ficar mais uns minutos na cama. Se não tomam o pequeno-almoço, o seu rendimento intelectual diminui pois a criança esteve desde o jantar do dia anterior sem comer e o organismo necessita de alimento para ter novas energias.

Nestes casos, os pais devem obrigar a que as crianças se deitem mais cedo para que possam acordar com tempo para procederem à sua higiene e tomarem o pequeno-almoço convenientemente.

Ao pequeno-almoço não deve faltar o leite ou um produto lácteo, pão ou cereais, doce ou manteiga e fruta. Se esporadicamente, não têm tempo para tomar o pequeno-almoço em casa, os pais não se podem esquecer de lhes preparar um lanche para comer no recreio a meio da manhã.

A TV e as refeições

O jantar é geralmente a única refeição diária em que a família tem possibilidade de se reunir. Os pais têm assim a oportunidade de falar com as crianças e de se inteirarem do seu dia fora de casa. Todavia, um dos maiores erros das famílias é manter o televisor ligado durante a hora das refeições.

E, como se não fosse pouco, a televisão limitar a conversação entre a família, as crianças acabam por se distrair e ficar agitadas com o que vêem, nunca é demais relembrar que as crianças apenas devem ver os programas que lhe são destinados.

Geralmente, à hora de jantar, qualquer canal, transmite a informação noticiosa que actualmente pela sua violência é mais um elemento perturbador para as crianças. As crianças que não se habituarem ao “ritual” da televisão nas horas das refeições, preferem falar com os pais e discutir os seus problemazinhos. As refeições devem ser feitas num ambiente tranquilo e sem pressas.

Uma boa dieta

Se a criança fizer um bom pequeno-almoço, nas restantes refeições, os pais não devem esquecer que é fundamental manter uma rotina horária correcta e que a criança não deve estar muitas horas sem se alimentar. O ideal é comer-se de 3 em 3 horas.

Para uma dieta equilibrada é fundamental os alimentos ricos em: Leite – ou os seus derivados, são alimentos muito ricos em cálcio e são ainda uma fonte de proteínas, gorduras e de vitamina B12. Fibra – favorece o trânsito intestinal e arrasta consigo outras substâncias potencialmente prejudiciais.

Frutas, vegetais e legumes – São fundamentais porque neles encontram-se muitos nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais, por exemplo são nas folhas verdes dos vegetais e dos legumes que pode encontrar-se ferro. Estes alimentos aportam ainda fibras e outros elementos essenciais a uma alimentação saudável.

Cereais – pão, massas e arroz são alimentos que porque além dos hidratos de carbono podem considerar-se como o principal “combustível” do corpo humano.

Leguminosas – São uma alternativa à carne e ao peixe, visto conterem proteínas e serem estas indispensáveis ao crescimento. Estas proteínas têm ainda a vantagem de serem de origem vegetal.

Carne e peixe – Contêm as proteínas indispensáveis ao crescimento.

O fast-food

A comida rápida ou pré-cozinhada, tão do agrado das crianças, deve reservar-se para os dias em que não há tempo para confeccionar uma refeição caseira. Para evitar que a criança, sempre que os pais não têm tempo para cozinhar, coma apenas uma refeição deste tipo, devem ter sempre no frigorífico uma boa sopa de legumes.

Além da sopa ser um prato essencial em qualquer refeição, se servida como primeiro prato, vai permitir que a criança fique saciada e não necessite de comer uma grande quantidade do prato principal.

Quando as crianças pedem hambúrgueres ou pizzas, dizendo que estas são as suas preferidas, os pais devem confeccioná-los em casa, porque assim poderão seleccionar os ingredientes e a própria confecção de modo a oferecerem aos seus filhos uma refeição adequada.

Fonte: Sapo Bebé
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 18:21

Sabes uma coisa que me chocou muito? Passou muito recentemente aqui em Portugal, na SIC Mulher, uma série de episódios chamados 'Jamie's School dinners', acho eu, e que retratava um projecto do Jamie Olive, cozinheiro inglês de revolucionar a alimentação em deterimnadas escolas inglesas.

Eu fiquei parva com o que vi - os miúdos comiam TODOS os dias nas cantinas das escolas douradinhos, pizza daquelas industriais congeladas, hamburgueres, batatas fritas e tarte de maçã. Todo o santo dia o menú era este, e quando o J.O. introduziu novos pratos (estilo sopa, canelones com espinafres, frango estufado, etc) os miúdos ou continuavam por optar pelas outras coisas ou quando tinham q ficar com a comida dele (pq a outra esgotava primeiro) cuspiam!!! E diziam q em casa tinham a mesma alimentação!

Eu fiquei chocada... aqueles mi+udos não sabem o que é comer sopa, o que é comer peixe, o que é ter legumes nos pratos... PIOR! As mães não pareciam muito preocupadas com a situação, preferiam dar-lhes as porcarias que eles gostam mais do que ouvi-los refilar.

Jann, tu que aí estás... são todos assim? Há assim um desrespeito tão grande pela alimentação infantil? Eu fiquei mesmo chocada... Num episódio o JO lveou-os a uma quinta com a ideia de os motivar: 'vamos todos apanhar juntos legumes e frutas e depois cozinhamos todos juntos com o que apanharmos'. Houve um puto que dizia nunca ter visto um morango à frente!

A sério, eu estava de boca aberta...
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 18:50

Eu vejo o programa aqui, que é do estilo; agarram num grupo de miudos "reguilas" (não sei que nome hei-de lhes dar) e metem-nos a viver como antigamente, no que diz respeito à alimentação e ao estilo de vida. E realmente...é um bocado de se ficar assim Shocked com a alimentação e educação dos miudos. Mas não me parece que seja disso que fales.
Vejo programas com o JO, mas nc vi esse. Por isso não sei mesmo dizer :|
Mas não falando dos meus (que comem de tudo e mto bem graças a Deus), o colégio do Wilson tem 3 pratos principais diferentes todos os dias, além da sopa e da sobremessa. Tem um de peixe, carne e vegetariano.
É um colegio que apela à alimentação saudável, tanto que nem qdo fazem anos podem levar bolos de aniversario. Existem outras opções, muitas pessoas é que não sabem.
Temos regras a cumprir dos lanches que lhes mandamos, n podemos mandar por exemplo chocolates! Quer dizer, podemos mas está escrito que quem o faça não está a cumprir com as regras.
Agora não conheço outros colégios.
Agora...é sabido que assim como a América, Uk tb é dos países que mais "come" fast-food. Mas o Britânico tb é conhecido pelo regime e educação. Dos conhecidos que tenho, e familia da parte do meu marido, posso dizer que não é nada disso. Até são bem mais exigentes que eu na alimentação e outras coisas.
Por exemplo os miudos aqui tem o jantar entre as 5 e as 6h e de seguida é cama. O William tem 18meses e n se deita antes das 20h30 Rolling Eyes
Aqui é muito o estilo 5 a day por isso não te sei dizer a cerca desse programa Shocked
Mas claro que tb deve haver e há de certeza quem não queira saber da alimentação dos filhos!!
Ir para o topo Ir para baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Erros alimentares. Por10

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 19:30

passou há uns tempos atrás um programa
agora nao me recordo bem do nome, dava á noite na tv
Pegavam em 2 grupos de pessoas, faziam análises clinicas para saberem como estavam
a um grupo davam alimentaçao tipo fast-food a outro davam
uma alimentaçao saudável e variada durante uns dias
e no final todos viam a diferença no organismo
e muitas crianças ficavam agoniadas so de verem as hortaliças
nao estavam habituadas a comerem coisas verdes
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 20:20

Eu fiquei chocada com o que vi... Tb sei qual o programa q estás a falar, Rya, creio que era qq coisa do estilo 'A verdade dos alimentos'.

Jann, a série q te falo é esta: http://www.channel4.com/life/microsites/J/jamies_school_dinners/... Quero acreditar que a maioria dos pais de hoje em dia ainda é consciente e sabe que alimentação dar aos filhos pale
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 20:49

Vou ver Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 20:50

Page Not Found


The page you tried was not found. You may have typed the address (URL) incorrectly, so please try again


Embarassed

Não preocupes, é num canal que vejo por isso eu vou pesquisar.
Ir para o topo Ir para baixo
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 20:56

Sim já sei! Mas aqui o projecto começou em 2006. Agora para ser sincera não sei se dá de novo, com series novas, ainda n dei conta.
Ir para o topo Ir para baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Erros alimentares. Por10

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptyDom 22 Jun - 21:02

é esse mesmo Ana
gostava de ver aprendia-se bastante acerca dos alimentos
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptySeg 23 Jun - 8:00

Jann escreveu:
Sim já sei! Mas aqui o projecto começou em 2006. Agora para ser sincera não sei se dá de novo, com series novas, ainda n dei conta.
Nós andamos atrasados... aqui é esse que estão a transmitir, assim como outros programas dele (tipo o Jamie's Chef)... andamos sempre com uns 2 anos de atraso :)
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptySeg 23 Jun - 9:04

Se calhar se formos ai às escolas...a coisa é a mesma acredita. A alimentação andam cada vez pior!
Mas tb vejo mamãs a passear com os bebés nos carrinhos e enquanto o William vai a papar tirinhas de cenoura crua ou maça, muitas crianças vão a lamber-se com chocolate ou pacotes de fritos etc...Engraçado é que o William nc "pediu" nada que outras crianças estejam a comer mas muitas crianças já pediram o que ele come!
Eu acho que nestas idades n podeos dizer que eles n gostam, eles comem o que lhes dão.
O William nc comeu chocolate porque nc lhe dei, ele n conheçe, dai nc ter pedido. Adora vegetais pq está habituado a comer, se nc lhe tivesse dado n era agora com quase 2 anos que ia "gostar".
É como o sumo, nc lhe dei ele só bebe água e leite. Há dias fiz sumo natural de laranja para o Wilson, sem açucar nem nada, a laranja já era doçe e ao William, ele provou e agarrou-se logo ao copo de leite.
São os tais h´bitos alimentares com que eles vão ficando.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Isabel
Membro d'Ouro
Membro d'Ouro
Ana Isabel


Feminino
Peixes Macaco
Inscrição : 10/01/2008
Nº de Mensagens : 2258

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptySeg 23 Jun - 9:14

Jann escreveu:
Se calhar se formos ai às escolas...a coisa é a mesma acredita. A alimentação andam cada vez pior!
Mas tb vejo mamãs a passear com os bebés nos carrinhos e enquanto o William vai a papar tirinhas de cenoura crua ou maça, muitas crianças vão a lamber-se com chocolate ou pacotes de fritos etc...Engraçado é que o William nc "pediu" nada que outras crianças estejam a comer mas muitas crianças já pediram o que ele come!
Eu acho que nestas idades n podeos dizer que eles n gostam, eles comem o que lhes dão.
O William nc comeu chocolate porque nc lhe dei, ele n conheçe, dai nc ter pedido. Adora vegetais pq está habituado a comer, se nc lhe tivesse dado n era agora com quase 2 anos que ia "gostar".
É como o sumo, nc lhe dei ele só bebe água e leite. Há dias fiz sumo natural de laranja para o Wilson, sem açucar nem nada, a laranja já era doçe e ao William, ele provou e agarrou-se logo ao copo de leite.
São os tais h´bitos alimentares com que eles vão ficando.

Que engraçado, estava a ler o teu post e revi-me completamente. Eu acho que não gosto de chocolate, em grande parte porque nunca fui habituada em criança. A minha mãe nunca me deu leite com chocolate e praticamente não fazia doces com chocolate. É certo q podia ter experimentado, mesmo mais velha, e ter gostado, mas não. Quando são pequeninos só conhecem os sabores que lhes dão a provar, por isso passa muito pelos pais.

Não sei como estão as nossas escolas agora, mas lembro-me como eram qd eu era pequena. A comida não era grande coisa, mas em termos de sabor... porque sopa havia sempre, e a comida era - bem ou mal confeccionada em termos de sabor - até saudável... Mas agora não sei, acho que provavelmente deve ir da mal a pior como outras coisas neste país.

Choca-me que se negligencie uma coisa tão importante como a alimentação das crianças, seja em que país for, sejam as escolas sejam os pais... Acho que começamos a ter falta de educação alimentar!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://miss-gourmet.blogspot.com
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya


Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : Erros alimentares. Por10

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptySeg 23 Jun - 10:35

infelizmente a nossa dieta mediterrânica
está a perder-se para dar lugar ao fast-food
e já se começam a ver resultados nas crianças
começam a ter diabetes e a ficarem obesos logo na infância
Ir para o topo Ir para baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
Jann
Membro Diamante
Membro Diamante
Jann


Feminino
Câncer Cachorro
Inscrição : 09/01/2008
Nº de Mensagens : 5414
País : Erros alimentares. 179010
Art.do mês : Erros alimentares. 18994310

Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. EmptySeg 23 Jun - 10:45

Pois é Ana, eu concordo contigo.
É uma realidade, como dizes Rya, cada vez mais estamos deparamos com obesidade e outras coisas na infância.
Acho que nós como pais deveriamos nos preocupar mais com o que os nossos filhos comem. E aquela coisa de que " os meus filhos comem e n são gordos...se calhar vão o ser qdo forem mais velhos, pq o que comemos hoje n fica no corpo apenas hoje...dai engordarmos de ano para ano!
E com isso vem outras doenças, vem os "gozos" nas escolas, vem a falta de auto-estima...não conseguem fazer deporto pq se cansam!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Erros alimentares. Empty
MensagemAssunto: Re: Erros alimentares.   Erros alimentares. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Erros alimentares.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Erros salariais
» Magalhães cheio de erros
» Os alentejanos - erros salariais
» Alergias alimentares nas crianças
» Erros médicos custam 29 milhões de euros a hospitais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Ser mulher :: Mamãs e bebés :: Alimentação infantil-
Ir para: