| Couve-Flor | |
|
+7Salgadinha Silvi Ana Isabel rya anita Lecty Jann 11 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Jann Membro Diamante

Inscrição : 09/01/2008 Nº de Mensagens : 5414 País :  Art.do mês : 
 | Assunto: Couve-Flor Dom 29 Jun - 17:03 | |
| Couve-flor Alguns historiadores acreditam que a couve-flor é cultivada no Oriente Médio desde a Antiguidade e que a partir do século XII sua cultura começou a se expandir para outras partes do mundo. A couve-flor é rica em nutrientes, especialmente vitamina C e folato. Uma xícara contém mais do que a RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C, um terço da RDA de folato e boas quantidades de potássio e vitamina B6. Contém, ainda, bioflavonóides, indóis e outras substâncias químicas, que protegem contra o câncer.
Nutritiva, rica em fibras e pobre em calorias (25 calorias por xícara), a couve-flor é a refeição ideal para quem se preocupa com o peso. Crua possui mais folato do que cozida (80% da vitamina B é perdida no cozimento).
Para reter o sabor e reduzir a perda de nutrientes, cozinhe a couve-flor no vapor ou ferva rapidamente. Cozida demais, ela fica mole e libera compostos sulfurosos, ganhando odor desagrdável e sabor amargo. Cozinhar couve-flor em panela sem tampa ajuda a dispensar estes compostos. Outra dica é não cozinhar a couve-flor em panelas de alumínio ou ferro para evitar que perca a cor.
Ao comprar couve-flor, escolha a que estiver firme, compacta. Se estiver fresca, suas folhas estarão tenras e verdes com as flores bem brancas.
Fonte: Alimentos saudáveis, alimentos perigosos Fonte: www.soreceitasculinarias.com | |
|
 | |
Lecty estrela

Inscrição : 29/06/2008 Nº de Mensagens : 300 País : 
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qua 9 Jul - 19:27 | |
| Estamos sempre a aprender. | |
|
 | |
anita Membro Diamante

Inscrição : 04/04/2008 Nº de Mensagens : 2711 País :  Emprego/lazer : Professora Humor : Sempre bem disposta
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 10 Jul - 13:38 | |
| Adoro  | |
|
 | |
rya Membro Diamante

Inscrição : 08/01/2008 Nº de Mensagens : 12624 País : 
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 10 Jul - 14:34 | |
| tambem gosto de couve-flor e se for salteada ainda gosto mais | |
|
 | |
Ana Isabel Membro d'Ouro

Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 2258
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 10 Jul - 14:37 | |
| costumo fazer levemente gratinada como um dos acompanhamentos de fondue de carne. E a minha mãe fa um bacalhau no forno com couve-flor q é uma delícia (não leva batata). | |
|
 | |
anita Membro Diamante

Inscrição : 04/04/2008 Nº de Mensagens : 2711 País :  Emprego/lazer : Professora Humor : Sempre bem disposta
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 10 Jul - 14:45 | |
| - Ana Isabel escreveu:
- costumo fazer levemente gratinada como um dos acompanhamentos de fondue de carne. E a minha mãe fa um bacalhau no forno com couve-flor q é uma delícia (não leva batata).
pede-lhe a receita................ pleeeeeeeeeeeeeeeeeaseeeeeeeeee | |
|
 | |
Ana Isabel Membro d'Ouro

Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 2258
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 10 Jul - 14:47 | |
| - anita escreveu:
- Ana Isabel escreveu:
- costumo fazer levemente gratinada como um dos acompanhamentos de fondue de carne. E a minha mãe fa um bacalhau no forno com couve-flor q é uma delícia (não leva batata).
pede-lhe a receita................ pleeeeeeeeeeeeeeeeeaseeeeeeeeee :) Ok... vamos passar o fds com os meus pais, eu peço-lhe (vou tentar não me esquecer) | |
|
 | |
anita Membro Diamante

| |
 | |
Silvi super estrela

Inscrição : 18/12/2010 Nº de Mensagens : 383 País :  Emprego/lazer : mae a tempo inteiro
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 9:00 | |
| é bom a saber , por acaso o me almoço hoje é salade de couve flor | |
|
 | |
Salgadinha Membro Diamante

Inscrição : 02/09/2008 Nº de Mensagens : 7547 País : 
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 10:45 | |
| gosto muito de por na sopa, fazer o pure do costume e depois em x de espinafres, couve ou coisa do genero, couve flor | |
|
 | |
phi moderador

Inscrição : 14/11/2008 Nº de Mensagens : 13325 País :  Humor : variável Rainha do mês : 
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 11:02 | |
| ouve-flor é muito bom. gosto imenso. tal como a salgadinha costumo fazer a base das sopas com couve-flor, fica excelente
tb faço um empadão de atum com couve-flor
depois de cozida coloco uma camada de couve-flor num tabuleiro untado, cubro com atum em lata e torno a por uma camada de couve-flor rego td com molho bechamel e polvilho com pão ralado vai ao forno a gratinar. fica óptimo | |
|
 | |
Silvi super estrela

Inscrição : 18/12/2010 Nº de Mensagens : 383 País :  Emprego/lazer : mae a tempo inteiro
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 11:28 | |
| obrigada pelas vossas receitinhas , aqui vai a minha de hoje : cozer couve flor cozer batatinhas com a casca cozer ovos picar uma cebolinha picar 1 dente de alho 1 lata de conserve de sardinhas (ou atum ou camaroes ou delicias do mar ) costumo por tambem graos mas dexei -os queimar cortar tudo depois de cozidos e por numa saladeira com o seguinte molho : 1 colher de café de caril vinagre azeite sal , pimenta tambem fasso o molho tartaro que sirvo ao lado do prato para quem gosta : uma chavena de mayonnaise 1 c de café bem cheia de mostarda 5 pepinitos (aqueles dos pikles ) cortadinhos muito finamente | |
|
 | |
TutyBely Membro Diamante

Inscrição : 28/07/2009 Nº de Mensagens : 5034 País :  Emprego/lazer : Tricô, Crochet, Ponto Cruz Humor : De bem com a vida. Rainha do mês : 

Coz. do mês : 
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 11:47 | |
| Bem fácil... Eu tbm uso muito brócolis... O marido não é lá chegado, mas adoro fazer no vapor... Essa semana comprei uma bandeijinha com brócolis no El corte inglés, com muito bom aspecto, e cortando os raminhos achei 2 lagartinhas... O marido disse logo: é bom sinal... é sinal que não contem agrotóxico... pois se tivesse, não haveria lagartinhas... Pois, tive que concordar, e lavar tudo com muito cuidado. Tenho uma receitinha de brócolis no forno com molho branco... nunca mais fiz, mas vou procurar a receitinha e posto aqui. Qdo faço, tenho de fazer outra coisinha.. pois o marido pergunta logo: E a carne...? Nunca vi desse jeito... tem de ter carne na refeição.. Uffa... | |
|
 | |
Silvi super estrela

| Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 11:49 | |
| ha mas é verdade sim ,o teu marido tem razao, as vezes tambem encontro em alfaces | |
|
 | |
TutyBely Membro Diamante

Inscrição : 28/07/2009 Nº de Mensagens : 5034 País :  Emprego/lazer : Tricô, Crochet, Ponto Cruz Humor : De bem com a vida. Rainha do mês : 

Coz. do mês : 
 | |
 | |
phi moderador

Inscrição : 14/11/2008 Nº de Mensagens : 13325 País :  Humor : variável Rainha do mês : 
 | Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 12:08 | |
| brocolos gratinados que bom aspecto tuty td o que seja fruta e legumes contem comigo. ultimamente até tenho comido muito pouca carne e nem sinto falta | |
|
 | |
doçuras.come Membro d'Ouro

Inscrição : 29/05/2011 Nº de Mensagens : 2262 País :  Emprego/lazer : faço doçuras para se comer Humor : sp alegre, há melhor coisa que a vida? Rainha do mês : 
 | |
 | |
Elizabett Membro d'Ouro

Inscrição : 04/06/2010 Nº de Mensagens : 2422 País :  Emprego/lazer : Empregada Humor : Bem Humorada Rainha do mês : 

| Assunto: Re: Couve-Flor Qui 16 Jun - 20:55 | |
| Eu tb gosto muito,tanto de bróculos como de couve flor...aliás eu adoro hortaliça de todas as maneiras e feitios... | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Couve-Flor  | |
| |
|
 | |
| Couve-Flor | |
|