Prepare as próximas sementeiras
Semeie as bienais e as bolbosas de Outono, vigie o pulgão e pode as flores mais precoces de Julho
Um jardim bem tratado exige cuidados permanentes. Para que, no meio da azáfama própria desta época, não se esqueça de nenhuma delas, nós damos-lhe uma ajuda:
Bienais e bolbosas
Está na altura. Comece a semear as suas bienais para que tenham tempo de formar bem o sistema radicular antes do Inverno. Também pode semear no terreno bolbosas de Outono, como dálias.
Não salpique as plantas
As actuais condições climatéricas exigem cuidados acrescidos, sobretudo ao nível da rega. No entanto, não regue os maciços florais, roseiras e vasos ao sol e assegure-se que não molha as flores e as folhas. Se o seu jardim é grande, instale um sistema de poupança de água, por exemplo gota-a-gota.
Vigie o pulgão
Se as suas roseiras são propensas ao pulgão e este ainda não surgiu no seu jardim, não aplique produtos antipulgão de forma preventiva. É preferível pulverizar com sabonária porque debilita menos as plantas.
Recolha algumas sementes
Corte as cabeças florais das plantas que produziram sementes com o objectivo de as recolher. Esta é uma boa altura para o fazer. Guarde as sementes em sacos de papel ou semeie no Outono em local definitivo, para que voltem a surgir na Primavera.
Pode as flores mais precoces
Corte as vivazes de floração precoce para limpar e estimular futuramente uma segunda floração. Arranque todas as daninhas que nasçam junto às vivazes.
Vá pensando nas espécies de Outono
Programe as suas próximas sementeiras. Compre sementes de astilibes e amaratus e espalhe-as no local escolhido, previamente cavado e adubado. Semeie à mão ou em fileiras, de acordo com o crescimento previsto e quando apresentarem um par de folhas elimine as que estão pegadas. Em caso de necessidade, proteja as plantinhas do sol do meio-dia, muito forte nesta altura.
É TEMPO DE...
Agapanto
Perfeito para vasos grandes, ao sol e sem vento. Necessita de rega copiosa no Verão e adubo semanal.
Gallardia
Herbácea de 50 cm e fácil de cultivar. Gosta de solo drenado, um pouco arenoso e de sol. Faça divisão de três em três anos.
Lótus
Aquática rizomatosa de grandes flores brancas, rosas ou amarelas. Plante em solo profundo, a 20 ou 30 centímetros.
Texto: Luís Melo
Foto: Luis Batista Gonçalves
A responsabilidade editorial desta informação é da revista
Jardins
Fonte:http://mulher.sapo.pt/jardins/artigos/conselhos_do_mes/751305.html