Sentido das Letras
Posse ilegal de armas punida com prisão preventiva
Criminalidade violenta aumenta 15%
A posse ilegal de armas vai ser sancionada com prisão preventiva, confirmou o Gabinete Coordenador de Segurança. Este órgão anunciou ainda que a criminalidade violenta aumentou 15% nos primeiros seis meses do ano face ao mesmo período de 2007.
Todos os casos de posse ilegal de armas vão ser sancionados com prisão preventiva, confirmou o Gabinete Coordenador de Segurança, após uma reunião entre o ministro da Administração Interna e responsáveis das várias forças de segurança portuguesas.
Esta confirmação surgiu um dia após o anúncio do ministro Rui Pereira, em entrevista à RTP, de que a iria ser feita uma alteração da Lei das Armas, que passaria a punir com prisão preventiva todos os possuidores de armas envolvidos em crimes.
Depois do responsável do GCS, o tenente-general Leonel Carvalho, ter avançado quinta-feira que a criminalidade violenta aumentou "ligeiramente acima dos 10%” nos primeiros seis meses deste ano, o gabinete emitiu ao início desta tarde um comunicado a indicar a subida registada foi mais próxima dos 15%. Apesar deste aumento, o GCS sublinha que esta percentagem é inferior às de 2004 e 2006.
Quanto à criminalidade participada, o gabinete indica que cresceu 7% em relação a 2007, sendo o número global de crimes participados essencialmente idêntico ao de 2003 e 2004. No comunicado, o GCS reconhece, contudo, que a tendência de crescimento em relação ao ano transacto implica um esforço acrescido de prevenção e de repressão do crime.
O Gabinete Coordenador de Segurança considera que "o reforço do dispositivo em meios humanos e materiais, que está em execução, o melhoramento da formação e do treino com armas de fogo, o reforço da presença policial em zonas de risco, a intensificação de acções preventivas de detecção e apreensão de armas ilegais e a estreita articulação com a investigação criminal, constituem as respostas adequadas a garantir a segurança dos cidadãos", refere.
O Gabinete Coordenador de Segurança é o órgão especializado de assessoria e consulta para a coordenação técnica e operacional da actividade das forças e serviços de segurança.
Fonte:http://noticias.pt.msn.com