A ministra da Educação afirmou esta segunda-feira que o Governo não irá encerrar escolas secundárias, porque “o País precisa de crescer na sua população estudantil” a nível deste grau de ensino. Maria de Lurdes Rodrigues admite, todavia, “fusões” de escolas do primeiro ciclo.
"O nosso objectivo é ter mais alunos e, portanto, nenhuma escola do ensino secundário está a fechar. Estamos ainda longe de ter todos os estudantes na idade própria nas escolas do ensino secundário", declarou Maria de Lurdes Rodrigues à Lusa, no último dia do arranque do ano lectivo.
Diferente é a situação das escolas do primeiro ciclo, onde Maria de Lurdes Rodrigues admite haver, mais do que encerramentos, "sobretudo fusões". "O movimento do fecho de escolas atinge sobretudo o primeiro ciclo nas zonas rurais, mas aí em resultado de termos muito poucos alunos nessas escolas e elas não terem condições".
No que se refere ao Programa de Modernização do Parque Escolar, a ministra disse que esta segunda-feira serão inauguradas "quatro das cinco escolas que integram o projecto-piloto" e assegurou que este "está a ser cumprido de acordo com o planeado".
"Neste momento entraram já em obra mais 26 escolas e estão na fase de desenvolvimento de projecto outras 75. Esperamos daqui por um ano estarmos a inaugurar as instalações destas 26 escolas e lançar a obra das 75 que entretanto estão a desenvolver o seu projecto", declarou.
A responsável explicou que este projecto tem "um investimento superior a mil milhões de euros até 2013-2015" e envolve "a quase totalidade das escolas secundárias".
Fonte:
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=9615638