nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020

Ir para baixo 
AutorMensagem
moranguita
Membro Diamante
Membro Diamante
moranguita


Feminino
Aquário Búfalo
Inscrição : 30/06/2008
Nº de Mensagens : 18904
País : Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 Por10
Humor : bom por norma
Rainha do mês : Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 23686410 Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 23686410 Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 23686410 Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 23686410 Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 23686410

Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 Empty
MensagemAssunto: Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020   Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020 EmptySáb 9 maio - 9:23

Até 2020, os hospitais devem reduzir em 25% os episódios de urgência. São as projecções do primeiro estudo do Reordenamento Hospitalar da Área Metropolitana que, no final, deverá sugerir encerramentos e aberturas de serviços.

O plano de reordenamento da rede hospitalar divide-se em quatro estudos. Por ora, só o primeiro - que caracteriza as necessidades actuais e futuras de cuidados hospitalares - será conhecido. O último baseia-se nos dados recolhidos nos três primeiros e apresentará sugestões que deverão apontar para o aumento, a redução ou mesmo fecho de alguns serviços ou até hospitais da Área Metropolitana que, no caso, inclui concelhos do Grande Porto, de Entre Douro e Vouga e do Tâmega.

"As sugestões serão ao nível de especialidades e de instituições. Podem até passar pela criação de novas unidades hospitalares", afirma Fernando Araújo, vice-presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte sem querer levantar o véu antes do tempo. Para já, a atenção deve centrar-se na procura dos cuidados hospitalares, agora e no futuro. E as projecções para 2020, feitas com base na realidade dos últimos anos, já permitem perceber o que terá de mudar.

Se, como se projecta, os episódios de urgência diminuírem 25%, então as consultas externas terão de aumentar substancialmente. "O estudo um, baseado na realidade nacional e internacional, indica que as urgências vão diminuir cerca de um quarto e que as consultas externas têm de crescer muito mais para dar resposta", sublinha Fernando Aráujo.

O mesmo estudo da ARS/Norte revela que "a Área Metropolitana do Porto apresenta um baixo rácio de consultas externas por mil habitantes". Em 2007, esse rácio era de 1174 consultas por mil habitantes. A meta são os valores dos países mais desenvolvidos que realizam entre 1300 a 1500 consultas por mil habitantes.

Estima-se que, em 2020, as necessidades de consultas externas na Área Metropolitana do Porto atinjam os 3,5 milhões, mais 39% do que as realizadas em 2007. E como se responde a este aumento? "Percebendo, com estes estudos, se temos os consultórios suficientes, se temos os médicos nos sítios certos. Se não, há que criá-los, mexer nas infraestruturas, nos recursos humanos e na gestão e organização do sistema", responde Fernando Araújo.

A chave para a redução dos episódios de urgência está nos cuidados primários. "Se tivermos médicos de família para nos atenderem e consultas de especialidade em tempo útil, as pessoas deixam de ir à urgência", garante.

Dentro de 11 anos, prevê-se também um aumento do número de cirurgias na ordem dos 5%, com a cirurgia de ambulatório a desempenhar um papel crucial (mais 107% do que em 2007). Com o crescimento das cirurgias rápidas e programadas, verificar-se-á uma redução dos internamentos de cerca de 7%, o que terá como consequência uma diminuição da necessidade de camas.

O estudo aborda ainda a movimentação dos pacientes, deixando perceber que as unidades hospitalares do Grande Porto captam uma fatia significativa de utentes das regiões do Tâmega e de Entre Douro e Vouga. Um cenário a alterar, como explica Fernando Araújo, porque o futuro é retirar dos hospitais centrais os doentes com patologias mais simples e tratá-los nas unidades mais próximas do local de residência.
Ir para o topo Ir para baixo
http://docesdamoranguita.blogspot.com
 
Hospitais devem reduzir 25% de urgências até 2020
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» multiplicar ou reduzir ????????????
» Parlamento discute projecto de lei para reduzir sal no pão
» Consumo de chá verde pode reduzir angústia
» Urgências dos hospitais
» Calor mata nos hospitais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
nosmulheres :: Temas em geral :: Banca dos jornais-
Ir para: