| nosmulheres Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher |
|
| Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim | |
| | Autor | Mensagem |
---|
vivie Membro Diamante
Inscrição : 27/05/2008 Nº de Mensagens : 6876 País : Emprego/lazer : de momento em casa Humor : neste momento quase nada me faz sorrir... Rainha do mês :
| Assunto: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim Qua 13 maio - 20:39 | |
| êxito no primeiro transplante duplo de coração e rim
Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) anunciaram hoje que realizaram, com êxito, uma operação inédita em Portugal de transplante simultâneo de coração e rim num homem de 60 anos. De acordo com uma nota dos HUC, o transplante foi realizado quarta-feira num homem com 60 anos, que sofria de insuficiência cardíaca e renal grave, por uma equipa mista dos serviços de cirurgia cardiotorácica e de urologia, liderada pelos cirurgiões Manuel Antunes e Carlos Alberto Bastos.
«O doente tinha sido submetido a um transplante de fígado há 10 anos e, na sequência dessa intervenção, os rins entraram em falência e o coração enfraqueceu, levando a este transplante duplo», explicou à Agência Lusa Alfredo Mota, director do Serviço de Urologia e Transplantação Renal.
Segundo o responsável, a operação demorou quatro horas «e correu muito bem», tendo o doente iniciado o processo de recuperação.
«Para a semana deve ter alta e, como é uma pessoa muito agarrada à vida, vai correr tudo bem», referiu Alfredo Mota, salientando que o paciente, residente em Coimbra, já hoje «tomou o pequeno-almoço».
«Não é uma intervenção que acontece todos anos, mas quando acontecer estamos preparados para a fazer», sublinhou o médico.
Alfredo Mota salientou ainda que para o sucesso do transplante contribuiu a «boa coordenação» entre as duas equipas.
Apesar das tentativas, não foi possível à Agência Lusa obter uma reacção do responsável do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos HUC.
Diário Digital / Lusa | |
| | | primata Membro Diamante
Inscrição : 22/04/2008 Nº de Mensagens : 7870 País : Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim Qua 13 maio - 21:31 | |
| a minha terra é uma grande terra e ainda bem | |
| | | moranguita Membro Diamante
Inscrição : 30/06/2008 Nº de Mensagens : 18904 País : Humor : bom por norma Rainha do mês :
| Assunto: Re: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim Qui 14 maio - 11:09 | |
| grandes ciriugioes admiros-os muito pelo trabalho que fazem ao salvar as nossas vidas | |
| | | nikita Membro Diamante
Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 5101 País : Humor : Normalmente em alta! Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim Seg 18 maio - 7:51 | |
| O pai de uma amiga minha estava à espera de fazer transplante cardiaco, e fez um transplante de figado à cerca de 10 anos, em Londres... já não falo com ela à algumas semanas, esta noticia deixou-me curiosa, pode ter sido o pai dela! Mais logo já lhe ligo para saber alguma coisa... espero mesmo que tenha sido o pai dela, e fico muito feliz, pois tudo correu bem! | |
| | | nikita Membro Diamante
Inscrição : 10/01/2008 Nº de Mensagens : 5101 País : Humor : Normalmente em alta! Rainha do mês : Coz. do mês :
| Assunto: Re: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim Qua 20 maio - 6:56 | |
| Ontem finalmente consegui falar com a minha amiga, e fiquei super feliz, este transplante foi mesmo feito ao pai dela, até chorei quando ela me contou, porque no caso dele, a unica hipotese de vida era mesmo um transplante cardiaco, e se não fosse em tempo util, poderia ter acontecido o pior, aliás, ele teve uma paragem cardiaca uma semana antes do transplante... agora, se tudo correr bem, tem vida para mais uns bons aninhos! Ainda está internado, e só com uma visita por dia, porque com todos estes problemas, ele perdeu muito peso e massa muscular, e não tem força sequer para andar, e por isso está em recuperação nos HUC, quando for para casa vai continuar de quarentena, sem poder receber visitas durante algum tempo, foi uma cirurgia bastante delicada, e uma ligeira infecção pode deitar tudo a perder. Espero que tudo corra pelo melhor, e que a recuperação seja rapida! Um beijinho muito grande para ele e para toda a familia, que tem acompanhado a saude dele com muita ansiedade! | |
| | | vivie Membro Diamante
Inscrição : 27/05/2008 Nº de Mensagens : 6876 País : Emprego/lazer : de momento em casa Humor : neste momento quase nada me faz sorrir... Rainha do mês :
| Assunto: Re: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim Qua 20 maio - 7:01 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim | |
| |
| | | | Coimbra: primeiro transplante duplo de coração e rim | |
|