nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Olá!
Bem-vinda
nosmulheres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
nosmulheres

Porque os mais belos momentos são nossos. Um forum onde se fala de culinária, artesanato, os nossos filhos, os nossos animais, noticias, saúde, toda a nossa conversa...ser mulher
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

 

 uma nova espécie de aranha para Portugal

Ir em baixo 
AutorMensagem
phi
moderador
moderador
phi

Feminino
Sagitário Rato
Inscrição : 14/11/2008
Nº de Mensagens : 13325
País : uma nova espécie de aranha para Portugal Por10
Humor : variável
Rainha do mês : uma nova espécie de aranha para Portugal 23686411

uma nova espécie de aranha para Portugal Empty
MensagemAssunto: uma nova espécie de aranha para Portugal   uma nova espécie de aranha para Portugal EmptyQui 2 Jul - 12:57

Xysticus grallator (Simon, 1932) – uma nova espécie de aranha para Portugal

Faz agora oficialmente parte da nossa Fauna uma espécie de aranha que nunca tinha sido detectada em Portugal e só se conhecia em seis localidades em todo o mundo. Foi encontrada ocasionalmente durante um passeio nocturno na Universidade de Évora!

A espécie de aranha Xysticus grallator foi descrita por E. Simon na sua obra Les Arachnides de France para a ilha da Córsega em 1932 e foi depois citada em Itália (Sardenha) por Kraus em 1955 e em Espanha por Urones et al. em 1983.

Muito poucos exemplares foram encontrados até hoje e pouco se sabe também sobre a biologia desta espécie.

Em Outubro de 2000, em Valverde (Évora), foi encontrado o primeiro exemplar em Portugal (um macho), durante uma saída nocturna sendo depois encontrados mais dois machos em Outubro de 2003: um exactamente no mesmo local, o outro, a cerca de 7 Km. Estas novas citações para o território português, vêm ampliar para Sudoeste a área de distribuição mundial conhecida de X. grallator Simon, 1914.

uma nova espécie de aranha para Portugal Xysticus%20grallator2

Facto curioso, é que em toda a área de distribuição conhecida, e ao longo de 72 anos, os adultos desta espécie surgiram todos no mês de Outubro, o que sugere uma vida de adulto muito curta com uma época de reprodução restrita.

Ao contrário das restantes espécies do género Xysticus, esta espécie apresenta patas muito compridas facto que levou Simon a atribuir-lhe um grupo próprio chamado de longipes ou “patas compridas”.

É possível que esta espécie tenha um comportamento mais arborícola que as restantes e por isso seja menos robusta e mais ágil, parecendo ter preferência por zonas mais húmidas.

O artigo com a citação desta espécie foi aceite pela RIA – Revista Ibérica de Aracnologia e encontra-se em fase de publicação.



uma nova espécie de aranha para Portugal Xysticus%20grallator3

Macho de X. grallator

Com mais esta citação, eleva-se o número de espécies de aranhas conhecidas em Portugal para 746 de acordo com a mais recente listagem oficial de P. Cardoso incluída no site Aranhas.info. Este número aumenta todos os anos o que mostra o quanto ainda nos falta conhecer sobre o nosso Património Natural.

A foto que aqui se apresenta, do macho encontrado em 2000, é o único registo fotográfico de um macho desta espécie em todo o mundo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rya
Membro Diamante
Membro Diamante
rya

Feminino
Peixes Rato
Inscrição : 08/01/2008
Nº de Mensagens : 12624
País : uma nova espécie de aranha para Portugal Por10

uma nova espécie de aranha para Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: uma nova espécie de aranha para Portugal   uma nova espécie de aranha para Portugal EmptyQui 2 Jul - 13:38

os infindáveis caminhos da natureza
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://nosmulheres.forumeiros.com
 
uma nova espécie de aranha para Portugal
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
nosmulheres :: Outras conversas :: O Cantinho dos Animais :: Notícias-
Ir para: