Quatro novos terramotos, um de magnitude de 3 graus na escala Richter, foram sentidos esta madrugada e esta manhã na cidade italiana de Aquila, a sede da cimeira do Grupo dos Oito (G8, sete países mais industrializados e a Rússia) que será realizada entre quarta-feira e sexta-feira, segundo dados do Instituto Nacional de Vulcanologia.
O jornal Corriere della Sera informou hoje que a organização italiana da cimeira do G8 prevê que se durante a reunião acontecer um tremor superior a 4 graus a reunião será transferida para Roma.
Na sexta-feira passada a cidade de Aquila registou um terramoto de 4,1 graus de magnitude na escala Richter.
O epicentro dos últimos tremores está muito perto de onde se situou o do terramoto do passado 6 de Abril que devastou a cidade de Aquila, capital da região dos Abruzos, deixando 300 mortos e obrigando à evacuação de milhares de pessoas.
O plano previsto pelas autoridades italianas contempla em primeiro lugar, e em caso de um abalo forte, a evacuação dos líderes participantes da cimeira por helicóptero, para o que se dispuseram dois heliportos, além do aeroporto de Preturo, a menos de um quilómetro da sede do G8.
fonte: diario digital