Sentido das Letras / Copyright 2008 - 7/10/2009 12:11 PM
MP britânico desiste de caso por não existirem provas em como matou a namorada
Passou dois anos e meio numa prisão em Inglaterra e foi condenado a prisão perpétua pela morte da namorada. Contudo, o Ministério Público britânico anunciou ontem a desistência do caso por não existirem provas para a acusação.
O início do segundo julgamento, mandado repetir pelo Supremo Tribunal de Justiça que considerou o primeiro inválido, estava marcado para o próximo dia 20. Em liberdade condicional desde Março, Amilton Nicolas Bento, o português de 28 anos, disse, citado pelo Diário de Notícias, estar "chocado" e "revoltado".
O fim do caso deverá ser formalizado durante a próxima semana, momento a partir do qual pretende voltar para Portugal. Contudo, pretende pedir uma indemnização às autoridades britânicas e perceber "como e porquê" foi vítima de um erro tão grave.
Segundo o seu advogado, Peter Hughman, a desistência deve-se ao novo relatório de um perito que diz não existir prova, a partir dos filmes obtidos por câmaras de videovigilância, de que Kamila Garsztka [ a sua namorada, de origem polaca], transportava uma mala de mão. De acordo com o perito, não é sequer possível confirmar ela nas imagens.
Recorde-se que a principal prova apresentada em tribunal era precisamente a mala, assim a alegação de que nas imagens se via Kamila a transportá-la. A dita foi entregue por Nicolas às autoridades aquando da queixa sobre o desaparecimento, em Dezembro de 2005.
O corpo de Kamila foi encontrado a 24 de Janeiro de 2006 na Marina Priory, junto a Bedford, cidade a 90 quilómetros a norte de Londres, onde residia. O português foi acusado de ter combinado um encontro com Kamila e de ter cometido o homicídio, levando a mala.
O português sempre disse estar inocente e a defesa chegou a admitir que Kamila pode nem ter sido assassinada, já que "não há uma única marca no corpo que indique luta ou sugira homicídio", disse o advogado, citado pelo Diário de Notícias.
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=148481088