Um poderoso sismo de magnitude 7.6 na escala de Richter abalou ao princípio da tarde de hoje a ilha indonésia de Sumatra. Embora a agência indonésia de Geofísica e Meteorologia não tenha emitido alerta de tsunami, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico fê-lo.
O abalo foi registado às 17H16 locais (11H16 em Lisboa) com epicentro no Oceano Índico, 78 quilómetros a sudoeste da cidade de Padang, na província de Sumatra, a uma profundidade de 71 quilómetros, segundo a agência indonésia.
A Indonésia está situada num local de intensa actividade sísmica denominado "Anel de Fogo do Pacífico". Ali se encontram várias placas continentais o que provoca forte actividade vulcânica e telúrica.
Em 2004, um sismo seguido de tsunami ao largo de Sumatra fez mais de 200 mil mortos em vários países da Ásia, 168 mil só na Indonésia.
Magnitudes e alertas de tsunami diferentes
Há dados diferentes referentes à magnitude do sismo. A agência indonésia de Geofísica e Meteorologia situa o abalo nos 7.6 na escala de Richter. Num primeiro momento, o Centro de Estudos Geofísicos dos EUA (U.S. Geological Survey) informava que atingiu 7.9, acabando por alterar para 7.6.
E apesar de não ter sido emitido alerta de tsunami pela agência indonésia de Geofísica e Meteorologia, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico teve uma leitura diferente e emitiu um alerta de tsunami para a Indonésia, Malásia, Índia e Tailândia.
sic