A Igreja vai ajudar os 430 trabalhadores da Delphi de Ponte de Sor que serão despedidos no final do ano. Roupas, alimentos e dinheiro são algumas das formas de apoio encontradas pela Cáritas Diocesana de Portalegre para minimizar os problemas causados pela falta de trabalho.
"Temos de ser solidários, porque não existem outras perspectivas de inserção para aquelas pessoas", referiu o bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. António Dias. Um dos exemplos é Francisco Godinho, de 47 anos e empregado há 25 na unidade. "Tenho mulher e um filho. Sou novo de mais para me reformar e velho para me darem trabalho." Para conhecer a realidade da Delphi de Ponte de Sor, o presidente da Cáritas de Portalegre, Elícidio Bilé, reúne-se hoje com trabalhadores e sindicatos. "No início as pessoas têm dinheiro, mas depois perdem a esperança. O nosso papel é ajudá-las também a ter confiança, e até a apoiar a criação do próprio emprego através do micro-crédito", adiantou.
Além das dispensas em Ponte de Sor, a multinacional prevê despedir 500 trabalhadores na fábrica da Guarda até Março de 2010 e colocar em lay-off 300 em Braga. E se na Guarda a situação está a criar algum "clima de medo", em Braga o anúncio levou a União de Sindicatos a organizar de imediato uma acção de solidariedade.
CLIMA DE MEDO NA GUARDA
Na Delphi da Guarda está a instalado um clima de "medo" sobrea lista das primeiras 300 pessoas que a empresa despedirá a 31 de Dezembro. Os trabalhadores não sabem quem sairá da empresa, e por isso evitam falar sobre o assunto, com receio de que o seu nome, não estando na lista, possa vir a ser incluído como represália.
SAIBA MAIS
DELPHI NO MUNDO
Com sede em Troy, no estado de Michigan, EUA, a Delphi tem mais de cem mil funcionários em 32 países, entre os quais Portugal.
1981
A multinacional instalou-seem Portugal em 1981. Tem cinco unidades de norte a sul do País.
l3500
Nas fábricas de Guarda e Castelo Branco (cabos), Seixal (sistemas para motores), Ponte de Sor (airbag e apoios para motores)e Braga (aparelhos de som) trabalham mais de 3500 pessoas
Correio da manha