Um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition indica que o consumo de chá verde está inversamente relacionado com a angústia psicológica.
Investigadores da Tohoku University Graduate School of Medicine, no Japão, avaliaram se o consumo de chá verde estaria associado com menor angústia, analisando os dados de mais de 42 mil japoneses com idade igual ou superior a 40 anos na população em geral.
Segundo os autores, na pesquisa, o risco de desenvolver angústia entre os participantes que consumiam cinco chávenas ou mais de chá por dia foi 20% menor, em comparação com aqueles que consumiam menos de uma chávena por dia.
Através de um questionário, foram reunidas informações a respeito do consumo diário de chá verde, da angústia avaliada pela escala de seis itens de Kessler, e de outros factores de estilo de vida.
Considerando variáveis como idade, sexo, historial clínico, tabagismo, alcoolismo, tempo gasto em caminhada, dieta, suporte social e participação em actividades comunitárias, os investigadores classificaram 66% dos participantes como tendo angústia psicológica.
Houve uma associação inversa entre o consumo de chá verde e a angústia ajustado para idade e sexo.
2009-11-04
http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1028396